Vai sentir frio na barriga

As cordas variam conforme o peso da pessoa que vai saltar.

Segundo o Guinness World Records, é na Macau Tower, na China, que pode ser dado o mais alto salto de bungee jumping do Mundo. São 233 metros de altura, aproximadamente 764 pés.

Enquanto não ganha coragem para o fazer, fique-se pelos sítios que sugerimos em Portugal. Antes disso, saiba mais sobre esta atividade radical.

Conceito

Muita coragem e espírito de aventura – dois fatores obrigatórios para praticar bungee jumping, um desporto radical que consiste em saltar de uma altura específica (acima dos quarenta metros, sendo que pelo menos 11,5 metros têm de ser em queda livre) para um vazio.

Há dois tipos de saltos: num o aventureiro salta com a corda presa à cintura e termina sentado – um salto recomendado para iniciantes; e no outro a corda é presa aos tornozelos e o salto termina com a pessoa de cabeça para baixo – um salto menos confortável e destinado aos mais experientes.

Origem

Na ilha de Pentecostes, em Vanuatu, os habitantes masculinos da tribo Bunlap criaram, há mais de mil anos, um ritual de iniciação à fase adulta.

Para serem reconhecidos como homens e mostrarem que não têm medo de nada, os jovens sobem ao cimo de torres de madeira e saltam mais de trinta metros amarrados a lianas nos tornozelos. O ato é considerado uma prova de masculinidade e de perspicácia – é que quando a liana é demasiado curta, o jovem bate contra os paus de madeira que sustentam a torre e quando é longa demais, bate com a cabeça no chão.

O ritual ficou conhecido em 1954, quando dois jornalistas da revista ‘National Geographic’ (Irving e Electa Johnson) foram a Pentecostes e encontraram os homens a saltar das árvores. Este foi o mote para a reportagem que saiu na edição de janeiro de 1955 da revista e que deu assim a conhecer o bungee jumping ao Mundo.

Vinte e cinco anos mais tarde, no final dos anos 70, um grupo de aventureiros do Dangerous Sport Club, da Universidade de Oxford, Inglaterra, começaram a fazer saltos experimentais. Nessa altura ficaram conhecidos por saltarem da ponte Clifton, em Bristol, de uma altura de 75 metros, presos, imagine-se, por elásticos usados para amarrar a bagagem dos carros.

Apesar de este ter sido um marcona história do bungee jumping, foi A. J. Hackett que fez com que a atividade radical voltasse a ser falada. Em 1987, o neozelandês trocou as lianas por cordas e fez algum impensável para a altura: saltar da Torre Eiffel, em Paris. Nessa altura, abriu com Henry van Asch (foi seu sócio até 1997) a empresa A. J. Hackett Bungy (onde organizavam saltos na Kawarau Bridge em Queenstown, na Nova Zelândia) e ficou conhecido como ‘o criador comercial do bungee jumping’. A partir daí, o bungee jumping começou a ganhar adeptos em todo o Mundo.

Material

Muito do material assemelha-se ao utilizado no alpinismo: presilhas, engates e cintos. À parte disso, usam-se cordas elásticas, que não só são essenciais para a segurança como asseguram o sucesso do salto.

As cordas variam conforme o peso da pessoa que vai saltar.

Por Diogo Lopes e Sara Chaves
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo

Ultimas de GPS

Oriente-se

Andar de mapa e bússola na mão a percorrer uma série de pontos geográficos e a aproveitar a natureza

Faça Coasteering

Na praia, todos já tiveram a experiência de andar a explorar as zonas mais rochosas que ficam à beira-mar. Experimentando esta modalidade vai poder fazer algo do género, mas de forma muito mais intensa. Escolha uma das sugestões e aventure-se

Notícias
Notícias Mais Vistas