Lexus RC 300h: Príncipe híbrido
A aliança entre motor gasolina 2.5l e motor elétrico permite potência combinada de 223 cv









A Lexus prossegue sem hesitações o caminho das versões híbridas em todos os modelos, afirmando-se como marca ‘premium’ que apela de forma consistente e objetiva ao sentido ecológico dos consumidores. A Europa pode não estar ainda tão sensibilizada para estas escolhas como estão os Estados Unidos ou o mercado chinês, e é também por isso que assume particular importância o lançamento de um modelo como o RC 300h.

Uma vez ao volante, e devidamente apreciado o ambiente ‘premium’ da Lexus, a experiência de condução pode ser sintetizada entre duas sensações-base. O RC 300h, que pode ter afinação específica nas suspensões dianteira e traseira (versão F Sport), responde bem aos pedidos, enfim, mais entusiasmados, mas também é capaz de afirmar-se pela tranquilidade e pelo silêncio – não falta modo de condução elétrico, EV.
No final, e depois dos olhares de aprovação que fomos registando ao longo dos dias que o conduzimos, o maior elogio que pode fazer-se ao RC 300h é a inteligente mistura entre lógicas desportivas e o respeito pelo meio ambiente. Não há muito quem.

Berlina desportiva GS F disponível por encomenda
Antes da experiência de condução mais alargada com o RC 300h, tivemos oportunidade para contacto muito especial. Integradas na ação ‘Amazing in Motion’, a Lexus levou até ao Autódromo do Algarve algumas unidades do GS F, a berlina desportiva que discute posições com um BMW M5 ou um Mercedes AMG.
A pista algarvia foi o palco ideal para conduzir o automóvel que a Lexus sublinha ser o desportivo "mais potente" com motor V8 alguma vez desenvolvido pela marca. São 477 cv e 530 Nm de binário retirados do bloco 5.0 litros e aplicados no eixo traseiro. Os sistemas de segurança, a eletrónica (limita a velocidade máxima a 270 km/h) e os interiores sublinham a exclusividade. Só por encomenda e a partir de €138.750.