Porsche Mission E: O futuro é elétrico

Já a Mazda refere que o ‘concept’ pretende "valorizar as propostas" SUV e sublinha o posicionamento ‘premium’...

Porsche Mission E: O futuro é elétrico
Porsche Mission E: O futuro é elétrico

Não deixa de ser irónico que a Porsche mostre ao Mundo o primeiro automóvel de quatro lugares totalmente elétrico da sua história (com emissões zero de CO2 ou perto disso) praticamente ao mesmo tempo que a VW, grupo do qual faz parte, esteja a braços com problemas relativos a sistemas fraudulentos para iludir as verdadeiras emissões de alguns modelos com motores diesel. Mas essas são outras contas e o que interessa é o ‘concept’ Mission E, estudo que propõe desportivo elétrico com 600 cv de potência e 500 km de autonomia.

Os pressupostos da Porsche avançaram por caminhos que a marca germânica bem conhece e já com provas dadas. Falamos do sistema de tração integral deste ‘concept’ que, sendo novo, parte da utilização de dois motores magnéticos permanentemente síncronos e que são idênticos aos que foram usados no Porsche 919 Hybrid que venceu as 24 Horas de Le Mans deste ano. Juntos, permitem a já mencionada potência de 600 cv e dão ao Mission E apenas 3,5 segundos para chegar dos 0 aos 100 km/h.

O ‘concept’ foi apresentado no salão de Frankfurt e as informações sobre as características não se resumiram à potência e às performances. De acordo com a Porsche, o Mission E tem 4 portas e 4 lugares (como o Panamera…), quatro rodas direcionais, autonomia de 500 quilómetros e precisa de cerca de 15 minutos para conseguir 80 por cento do carregamento de energia elétrica – através de sistema de 800 volts, que duplica a voltagem por comparação aos automóveis elétricos atuais.

Hologramas

Como carro futurista que se preza, este Porsche prevê comandos operados por controlo gestual e visual, alguns deles através de holograma e orientados para o condutor. O ‘design’ partiu da lógica de criação de uma berlina desportiva com altura reduzida (não mais de 1,30 m), acrescenta entradas e saídas de ar distintas e baseia a secção dianteira em clássicos como o 918 Spyder.

A tecnologia OLED no painel de instrumentos e o reconhecimento das ações do condutor são outros exemplos de soluções futuristas num automóvel que estará mais próximo de ser comercializado do que parece. Apenas para consumidores (muito) mais abonados.

Mazda Koeru surge em Frankfurt

Local de eleição para estreias e sugestões futuristas, o salão de Frankfurt foi o local escolhido pela Mazda para mostrar o ‘concept’ Koeru, um estudo para a construção de novo SUV. A marca mostrou o renovado MX-5 (já referenciado nas páginas da nossa revista), mas o destaque foi este Koeru, com os seus 4,6 metros de comprimento e ‘design’ apelativo.

A Mazda refere que o ‘concept’ pretende "valorizar as propostas" SUV e sublinha o posicionamento ‘premium’. A tecnologia SkyActiv, aplicada a motores, carroçaria e plataforma e o espaço a bordo são alguns dos pontos a reter, faltando agora saber o essencial: quando e com que alterações pode o Koeru seguir para as linhas de montagem e daí para o mercado global.

Smart Cabrio chega em fevereiro

É preciso esperar por fevereiro de 2016 para que comecem a circular nas estradas europeias os primeiros exemplares do novo Smart Cabrio. A versão descapotável do pequeno ‘dois lugares’ foi apresentada no salão de Frankfurt e a aposta da marca passa pelo conceito ‘três veículos num só’.

Como se explica esta lógica? Bom, o Smart Fortwo Cabrio pode ser um carro totalmente fechado, pode ter teto deslizante ou pode ser um cabriolet, com a capota de lona totalmente recolhida. A versatilidade das soluções é conseguida pelas características da capota ‘tritop’ (há várias cores para escolher) e pelas barras de tejadilho, que são amovíveis e armazenadas num compartimento prórprio que foi criado na tampa da bagageira.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de Motores

Honda Civic eHEV: Novos desígnios

A Honda prossegue o plano de eletrificação de todos os modelos da gama – há três novos elétricos puros para lançar até 2023 – e coube agora a vez ao Honda Civic.

Notícias
Notícias Mais Vistas