Modelo transporta o design da marca checa para uma categoria em franca expansão
Depois do Yeti, automóvel que foi buscar o nome ao ‘Abominável Homem das Neves’, a Skoda aposta nos SUV e resolveu continuar no mundo animal na hora de nomear o novo elemento da família. A inspiração é o urso Kodiak, do Alaska, esperando a marca que esta proposta ataque o mercado com a força de urso... literalmente.
Deixemos, porém, a fauna para falar do que realmente interessa: o modelo com o qual a Skoda pretende tomar a dianteira nos SUV. E a marca checa espera mesmo que este seja o automóvel mais bem sucedido da sua história, perspectiva alavancada pelo recente crescimento do segmento SUV. Com data de entrada no mercado português em abril – ainda sem preços definidos –, o Kodiaq deverá chegar-nos com quatro opções de motores.
A Skoda espera que o 2.0 TDI de 150 cv, com caixa DSG de 7 velocidades, seja o mais bem sucedido por cá, pois só tem tração dianteira e, por isso, será menos ‘penalizado’ pelo fisco, para além de estar incluído nos Classe 1 nas portagens portuguesas. Foi esse o modelo que testámos nas sinuosas estradas de Maiorca, onde vimos como se comporta.
Sempre seguro, mesmo perante curvas e contracurvas, nem mesmo a intensa chuva que nos ‘visitou’ o fez perder a compostura. Se o comportamento agrada, a Skoda também fez por manter a identidade quanto ao design, onde se destaca a inclusão da iluminação exterior por LED. Já habitual na marca é o espaço a bordo. Os 4,69 metros de comprimento fazem com que este seja o modelo com a maior bagageira no segmento, para lá dos sempre importantes sete lugares – há também uma versão de cinco.
Antidistraídos
A quantos de nós, num momento de pressa ou de distração, não nos aconteceu, na hora de abrir a porta, acabar por ‘marcar’ a do ‘vizinho’? Pois bem, o Kodiaq tem uma funcionalidade que permite, pelo menos, aliviar o impacto desse choque. Com a colocação de uma proteção em plástico no rebordo das portas, que salta para fora sempre que esta é aberta, uma eventual distração produzirá menores danos.
Gadgets para todos os gostos
Disponível em três pacotes de equipamento (Active, Ambition e Style), o Kodiaq conta com vários dispositivos tecnológicos de topo, apelidados de ‘Simply Clever’. São 30 ao todo, sendo que sete deles fazem a estreia neste Kodiaq. Para lá destes ‘miminhos’, que marcam a diferença no dia-a-dia, destacam-se o já habitual ecrã táctil (8’’), assim como o Skoda Connect, que permite ao Kodiaq estar permanentemente online. Atualizações de trânsito em tempo real, assim como a possibilidade de utilizar o Google Street View, destacam-se na vertente Infotainment Online (com um ano de utilização gratuita), ao passo que o Care Connect tem como mais importante funcionalidade a chamada de emergência.
TÉCNICA
Motor: 4 cilindros/16 válvulas/diesel
Cilindrada (cc): 1968
Potência (cv/rpm): 150/3500-4000
Binário (Nm/rpm): 340/2000-3500
Velocidade máxima (km/h): 199
Aceleração 0-100 km/h (seg): 10,1
Consumo misto (l/100 km): 4,9
Emissões (CO2 g/km): 129
Capacidade do depósito (l): 58
Capacidade da bagageira (l): 270-2065
Comp/Larg/Alt (m): 4,697/1,882/1,655
Peso (Kg): 2247
Preço (€): por anunciar
A Honda prossegue o plano de eletrificação de todos os modelos da gama – há três novos elétricos puros para lançar até 2023 – e coube agora a vez ao Honda Civic.
O primeiro modelo 100% elétrico da Lexus é um ‘crossover’ de 204 cv até 410 km de autonomia
O pequeno 'roadster' conquistou troféu 'Red Dot'
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões