Skoda Kodiaq: Força da natureza

Inspirada no urso do Alasca, a Skoda lança-se cheia de garra no segmento SUV

Depois do Yeti, automóvel que foi buscar o nome ao ‘Abominável Homem das Neves’, a Skoda aposta nos SUV e resolveu continuar no mundo animal na hora de nomear o novo elemento da família. A inspiração é o urso Kodiak, do Alaska, esperando a marca que esta proposta ataque o mercado com a força de urso... literalmente.

Deixemos, porém, a fauna para falar do que realmente interessa: o modelo com o qual a Skoda pretende tomar a dianteira nos SUV. E a marca checa espera mesmo que este seja o automóvel mais bem sucedido da sua história, perspectiva alavancada pelo recente crescimento do segmento SUV. Com data de entrada no mercado português em abril – ainda sem preços definidos –, o Kodiaq deverá chegar-nos com quatro opções de motores.

A Skoda espera que o 2.0 TDI de 150 cv, com caixa DSG de 7 velocidades, seja o mais bem sucedido por cá, pois só tem tração dianteira e, por isso, será menos ‘penalizado’ pelo fisco, para além de estar incluído nos Classe 1 nas portagens portuguesas. Foi esse o modelo que testámos nas sinuosas estradas de Maiorca, onde vimos como se comporta.

Sempre seguro, mesmo perante curvas e contracurvas, nem mesmo a intensa chuva que nos ‘visitou’ o fez perder a compostura. Se o comportamento agrada, a Skoda também fez por manter a identidade quanto ao design, onde se destaca a inclusão da iluminação exterior por LED. Já habitual na marca é o espaço a bordo. Os 4,69 metros de comprimento fazem com que este seja o modelo com a maior bagageira no segmento, para lá dos sempre importantes sete lugares – há também uma versão de cinco.

Antidistraídos

A quantos de nós, num momento de pressa ou de distração, não nos aconteceu, na hora de abrir a porta, acabar por ‘marcar’ a do ‘vizinho’? Pois bem, o Kodiaq tem uma funcionalidade que permite, pelo menos, aliviar o impacto desse choque. Com a colocação de uma proteção em plástico no rebordo das portas, que salta para fora sempre que esta é aberta, uma eventual distração produzirá menores danos.

Gadgets para todos os gostos

Disponível em três pacotes de equipamento (Active, Ambition e Style), o Kodiaq conta com vários dispositivos tecnológicos de topo, apelidados de ‘Simply Clever’. São 30 ao todo, sendo que sete deles fazem a estreia neste Kodiaq. Para lá destes ‘miminhos’, que marcam a diferença no dia-a-dia, destacam-se o já habitual ecrã táctil (8’’), assim como o Skoda Connect, que permite ao Kodiaq estar permanentemente online. Atualizações de trânsito em tempo real, assim como a possibilidade de utilizar o Google Street View, destacam-se na vertente Infotainment Online (com um ano de utilização gratuita), ao passo que o Care Connect tem como mais importante funcionalidade a chamada de emergência.

TÉCNICA

Motor: 4 cilindros/16 válvulas/diesel
Cilindrada (cc): 1968
Potência (cv/rpm): 150/3500-4000
Binário (Nm/rpm): 340/2000-3500
Velocidade máxima (km/h): 199
Aceleração 0-100 km/h (seg): 10,1
Consumo misto (l/100 km): 4,9
Emissões (CO2 g/km): 129
Capacidade do depósito (l): 58
Capacidade da bagageira (l): 270-2065
Comp/Larg/Alt (m): 4,697/1,882/1,655
Peso (Kg): 2247
Preço (€): por anunciar

Por Fábio Lima
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Motores

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.