Originário de Essex, nos subúrbios de Londres, Ronald Antonio O’Sullivan, de 40 anos, é filho do irlandês Ronald John O’Sullivan e da siciliana Maria Catallana...
"Não existem génios sem uma pitada de loucura", dizia Aristóteles. Pois bem, o mesmo se podia aplicar a Ronnie O’Sullivan, que tem sido tão pródigo em êxitos como em escândalos. Mas uma coisa é certa: estamos a falar do jogador mais mediático e popular que o snooker já conheceu. Originário de Essex, nos subúrbios de Londres, Ronald Antonio O’Sullivan, de 40 anos, é filho do irlandês Ronald John O’Sullivan e da siciliana Maria Catallana, e pai de três crianças: Taylor, Lilly e Ronald.
Enquanto os pais geriam uma cadeia de ‘sex shops’, Ronnie despontava já nos torneios juniores e amadores de snooker como um talento a ter em conta para os anos vindouros. O que estava então para vir? Bem, isso é história. E está aqui ao lado...
1992/93
Durante o primeiro ano como profissional, regista um impressionante total de 74 vitórias em 76 jogos.
1995/96
Frente a Alain Robidoux, utiliza a mão esquerda em diversas jogadas, sendo acusado de desrespeito, através de uma queixa formal por parte do seu adversário. Nessa mesma época, recebe pesada multa por ter agredido o jornalista Mike Ganley.
1996/97
Regista a tacada máxima (147 pontos) em tempo recorde de 5 minutos e 20 segundos. Um máximo no snooker que ainda hoje perdura.
1997/98
É-lhe retirado o título relativo ao Irish Masters, por num controlo ter acusado positivo em cocaína.
1998/99
Surgem os primeiros indícios de depressão, aliados a desistências de torneios e trocas de palavras azedas com adversários.
2000/01
Consegue finalmente alcançar o título de campeão do Mundo.
2002/03
Já cimentado na primeira posição do ranking mundial, torna público que a depressão e ansiedade causadas pela competição estavam a levar a melhor, considerando abandonar a prática da modalidade.
2003/04
Convida o hexacampeão do Mundo, Ray Reardon, para ser seu mentor. Nesta mesma época, volta a ser campeão mundial.
2005/06
Cai de forma prematura no UK Championship, frente ao modesto Mark King, tendo estado a maior parte do jogo com uma toalha a cobrir-lhe a cara. 2006/07 Espanta toda a gente ao conceder o jogo frente a Stephen Hendry, no UK Championship, depois de falhar uma bola considerada fácil.
2007/08
Após a derrota no Open da China, é severamente punido por fazer comentários de cariz sexual, em conferência de imprensa perante jornalistas chinesas. Dá a volta da melhor forma possível, tornando-se tricampeão do Mundo logo no mês seguinte.
2014/15
Joga descalço durante parte do jogo da primeira ronda do Mundial. É Mike Ganley (sim, o mesmo que Ronnie agredira, em 1996) que lhe empresta um par de sapatos para o confronto poder continuar.
2015/16
Cada vez mais seletivo nos torneios em que participa, só entra no ativo em janeiro deste ano, tendo registado uma impressionante sequência de 24 jogos consecutivos a vencer, com dois títulos pelo meio; é distinguido pela Rainha de Inglaterra com a Ordem do Império Britânico.
Carlos Henriques simulava lesões, inventava histórias e conseguiu evitar quase sempre entrar em campo
Português foi responsável por reabilitar 'GMac' a apanhar as ondas gigantes da Nazaré
Adepto do Famalicão, clube da terra natal, confessa que sempre gostou "muito de futebol"
Não é todos os dias que vemos uma moto de todo-o-terreno num campo de râguebi...
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool