Recordista nacional dos 400 metros sublinha valores e princípios que a atividade física transmite
Entre chuva e muitos sorrisos: foi assim que Cátia Azevedo, recordista nacional dos 400 metros, nos recebeu no Estádio Nacional do Jamor, a postos para mais um treino tendo em vista a Associação Montepio Corrida FPA, que decorre a 5 de novembro no Estádio Nacional e que conta com Record como parceiro.
"O primeiro passo é aparecer nestas iniciativas e ter o espírito de estar presente", começa por referir Cátia, depois de estar no aquecimento e realizar 40 minutos de corrida com os restantes atletas. "Não estava à espera de pessoas tão valentes, tão profissionais, fortes mentalmente e tão guerreiras. É espetacular", sublinha, frisando a importância de "promover o atletismo português".
"Saiam de casa, não deixem o sofá ganhar. Ele ganha sempre, e ganhar sempre não tem piada para o jogo. Persistam. Uma caminhada, inicialmente, é suficiente para sairmos de casa. Temos de fazer isso por nós. Caso contrário, ninguém o irá fazer", incentiva.
Além da Associação Montepio Corrida FPA, o nosso jornal está presente na organização da São Silvestre El Corte Inglés que, a 31 de dezembro, lhe dará a oportunidade de unir o desporto e o convívio. Junte-se a nós nesse dia e percorra as ruas de Lisboa pelas 10 horas, já com 2023 no horizonte. "A viragem do ano é sempre uma boa altura porque as pessoas estabelecem objetivos. Pode fazer com que comecem a pensar que é mesmo isto que querem para as suas vidas".
"Um escape"
Há largos anos no desporto de alta competição, Cátia Azevedo garante que continua a acordar todos os dias com vontade de fazer mais e melhor, e não esconde a "motivação" que tem presente. "O desporto dá-me todos os valores e princípios que tenho de ter na minha vida pessoal, tais como a superação, a força e a persistência".
E mesmo que não pretenda ser atleta profissional, a ‘nossa’ Cátia dá-lhe um bom motivo para praticar desporto. "É um escape. Acho que vivemos numa era de muito stress, muito isolamento social, onde trabalhamos muito. O facto de tirarmos uma hora do nosso dia para conviver com pessoas totalmente diferentes é algo que só nos deixa a ganhar. Fazer desporto é uma boa maneira de termos tempo para nós", conclui.
Prova já conquistou os amantes da corrida e disputa-se no dia 14 de dezembro
Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla recebeu, esta quarta-feira, um cheque donativo das mãos de Sérgio Krithinas e Manuel Paula
Prova juntou mais de 10 mil pessoas em Lisboa
Vencedor masculino fez novo recorde na prova com 29m11s
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Governo e Comités Olímpico e Paralímpico dão continuidade aos projetos aprovados a 17 de dezembro de 2024