Os erros que te impedem de correr mais rápido

(Ao longo das próximas semanas, e até à realização da São Silvestre El Corte Inglés, Record vai trazer-lhe uma série de artigos para o ajudar a preparar-se da melhor forma para a nossa prova, quer seja um atleta que está a começar (ou a pensar fazê-lo), quer seja alguém que pretende bater os seus melhores tempos. Todas as semanas, sempre à terça-feira, com a assinatura da treinadora Diana Fernandes.)
Relacionadas
Hoje vamos falar sobre algumas variáveis que, ao serem modificadas, podem fazer com que não estejas estagnado e percas a motivação para treinar e conquistar a tua medalha no teu ritmo de escolha.
Quando começamos a correr, sentimos que estamos numa evolução constante e quando todo o planeamento de treino está corretamente adaptado a mim continuo a criar adaptações e melhorar os meus tempos na corrida.
Porém, nem sempre é assim, e quando começo a sentir que estou estagnado tenho de ter atenção para ver se não estou a cometer algum dos seguintes erros:
1. Correr sempre na mesma intensidade: Existem 5 estímulos diferentes que não podem faltar na tua corrida (já escrevi sobre isso na série de artigos). O teu corpo precisa de estímulos para evoluir.
2. Baixo volume de treino: Se eu corro 30k por semana, vou ter um estado de condição física, se correr 70k vou ter outro. Porém é importante que este volume seja aumentado de forma progressiva e adaptado ao estilo de vida de cada um.
3. Não respeitar o descanso: ele é tão importante como a nutrição. Sem ele não haverá regeneração e adaptações suficientes para melhorar a corrida.
4. Participar em demasiadas provas sempre com a mesma intensidade: Nem todas as provas deverão ser feitas com a intensidade máxima. Temos de escolher quais serão as que participaremos somente como treino, as que participaremos como teste e as que serão a nossa prova alvo (isso também daria um bom tema de conversa)
5. Não ser consistente nos treinos: Esse é um dos principais motivos para que a progressão na corrida não aconteça. E não estou a falar propriamente de dias ou semanas de consistência. Estou a falar de meses/anos.
Existirão sempre períodos mais complicados, por isso, é importante estar atento aos 5 pontos que mencionei anteriormente e ter sempre uma boa comunicação com o treinador, de forma a que o plano possa ser revisto e novamente adaptado às tuas necessidades.
Espero-vos na próxima publicação.
Bons treinos
Diana Fernandes (La Coach)