Carlos Lopes fez vibrar o país ao vencer a maratona nos Jogos de 1984, inspirou muitos a correr e no dia 15 vai estar no Saldanha
A São Silvestre El Corte Inglés 2024 promete ser inesquecível, desde logo pela dimensão do nome escolhido para padrinho. Nem mais, nem menos do que Carlos Lopes. Atleta ímpar do atletismo português, o campeão olímpico da maratona em 1984 associa-se à corrida que tem o apoio de Record.
"Sinto-me honrado pelo convite para ser padrinho de uma prova com a grandeza que a São Silvestre El Corte Inglés tem. É das melhores provas que se realizam em Lisboa e em Portugal", afirma Carlos Lopes, de 77 anos, justificando a sua opinião: "Quando chama a si milhares de participantes isso é sinal de grandeza. São momentos únicos em que as pessoas convivem a propósito de fazer desporto. Libertam a mente para uma melhor qualidade de vida."
Relacionadas
O facto de a corrida se realizar depois de anoitecer confere um atrativo extra, no entender do atleta do centenário para o Comité Olímpico de Portugal (distinção atribuída em 2009). " Lisboa à noite é linda. As pessoas que vão correr, caminhar ou, simplesmente, assistir a este grande fenómeno desportivo para apoiar os atletas dão um colorido extraordinário. Além disso é uma prova aberta a toda a gente, entra no coração das pessoas. É um sentimento de felicidade indescritível", frisa.
"Sintam o prazer com noção do ritmo"Carlos Lopes inspirou muitos portugueses a começar a correr e no dia 15 lá vai estar na zona da partida e da meta, na Praça Duque de Saldanha. Sendo que o seu percurso fabuloso começou, precisamente, numa São Silvestre, o antigo atleta deixa um conselho a quem ainda não se inscreveu na São Silvestre El Corte Inglés. "Os que estão melhor preparados podem imprimir o ritmo que bem entenderem, já os que não estão assim tão bem preparados têm de ter uma noção do seu ritmo e sentirem o prazer de correr. Inscrevam-se", diz o padrinho da 3.ª edição da prova.
Mês de homenagensQuarenta anos depois de conquistar a primeira medalha de ouro olímpica de Portugal, em Los Angeles, Carlos Lopes foi homenageado neste mês com dois livros que contam a sua história. A homenagem decorreu em Lisboa, no Pavilhão com o seu nome, e foi patrocinada pelo COP. A cerimónia contou com a presença de várias personalidades, como o antigo Presidente da República, Ramalho Eanes, bem como de antigos atletas, tais como Rosa Mota, Aurora Cunha e os irmãos Domingos (presidente da federação) e Dionísio Castro.
Carlos Moedas, líder da Câmara Municipal de Lisboa, esteve igualmente presente. Também neste mês foi inaugurado na Pista Municipal Professor Moniz Pereira um mural de homenagem aos atletas olímpicos dos clubes da capital.
Prova já conquistou os amantes da corrida e disputa-se no dia 14 de dezembro
Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla recebeu, esta quarta-feira, um cheque donativo das mãos de Sérgio Krithinas e Manuel Paula
Prova juntou mais de 10 mil pessoas em Lisboa
Vencedor masculino fez novo recorde na prova com 29m11s
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo