O Banco de Portugal divulgou esta terça-feira o relatório extraordinário sobre os maiores devedores da banca. Mas os números reportados pelas instituições financeiras ficam "escondidos" num anexo, com o regulador a relembrar que está abrangido pelo segredo bancário.
O documento com 33 páginas inclui um anexo com a "informação relevante relativa às instituições de crédito abrangidas", isto além de uma nota metodológica, conforme indica o relatório extraordinário do Banco de Portugal sobre os maiores devedores dos bancos que receberam ajudas estatais. Um anexo que, diz o banco, não poderá ser divulgado.
"A informação constante do Anexo ao Relatório Extraordinário, reportada pelas entidades abrangidas nos termos do artigo 6.o da Lei n.o 15/2019, está abrangida pelo segredo bancário que vincula as instituições de crédito nos termos da lei", refere a entidade.
O banco liderado por Carlos Costa nota ainda que "a informação constante do anexo encontra-se igualmente abrangida pelo dever de segredo do Banco de Portugal".
Neste sentido, o Banco de Portugal relembra que é "importante garantir o respetivo tratamento, procedimentos e salvaguardas adequados que preservem a confidencialidade da informação", já que a sua divulgação "acarreta importantes riscos a vários níveis", nomeadamente para operações que ainda estão a decorrer. Miguel Maya, presidente do BCP, disse na semana passada que não tem "nada contra" a divulgação desta lista, desde que seja garantida reserva quanto aos créditos que estão a ser vendidos no mercado. O relatório refere ainda que há também que ter em conta o risco reputacional.
Miguel Maya, presidente do BCP, disse na semana passada que não tem "nada contra" a divulgação desta lista, desde que seja garantida reserva quanto aos créditos que estão a ser vendidos no mercado.
Foi na quinta-feira passada que o Banco de Portugal entregou a lista dos maiores devedores dos bancos que receberam ajudas estatais, cumprindo o prazo imposto pelo Parlamento. Ficou depois nas mãos de Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, decidir de que forma é que esta informação iria ser divulgada e quem é que teria acesso ao documento.
O Banco de Portugal divulga agora o relatório extraordinário, sem elementos que possam ser alvo de sigilo bancário, depois de Ferro Rodrigues ter realizado esta terça-feira uma reunião com a mesa e com os presidentes das comissão de Orçamento e Finanças, Teresa Leal Coelho, e da comissão parlamentar de inquérito à gestão da CGD, Luís Leite Ramos.
Autor: Negócios
François Bayrou foi o terceiro primeiro-ministro francês no espaço de 12 meses
Serviço abre apenas a partir das 10H30
Alto-Comissário apelou a "ações imediatas para pôr fim à carnificina", afirmando que a comunidade internacional “está a falhar no seu dever"
A higiene dos ouvidos é muitas vezes esquecida, mas fundamental para a saúde de cães e gatos.
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Insólito aconteceu no último dia do mercado de transferências