Mil e quinhentos enfermeiros voluntariaram-se para reforçar o apoio à linha telefónica SNS 24, os cuidados intensivos nos hospitais e as unidades de hemodiálise por causa da pandemia covid-19, indicou esta sexta-feira a bastonária da Ordem dos Enfermeiros.
Em declarações aos jornalistas após uma audiência com o Presidente da República, Ana Rita Cavaco disse que a Ordem lançou um apelo aos enfermeiros para reforçar os serviços de saúde.
Na sequência desse apelo, mais 800 enfermeiros estarão disponíveis para a linha de atendimento SNS 24, 400 para as unidades de cuidados intensivos dos hospitais e 300 para as unidades de hemodiálise.
Numa carta aberta dirigida ao primeiro-ministro, António Costa, e divulgada na quinta-feira, os bastonários das ordens dos enfermeiros, médicos e farmacêuticos alertam para a falta de profissionais de saúde nos centros de saúde e hospitais quando Portugal atingir o pico da pandemia, esperado para maio, de acordo com a mais recente estimativa da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Portugal, em estado de emergência até à próxima quinta-feira, regista 76 mortes e 4.268 infeções, segundo o balanço feito hoje pela DGS.
Das pessoas infetadas, 354 estão internadas, 71 das quais em unidades de cuidados intensivos hospitalares, havendo 43 doentes que já recuperaram desde que a covid-19 foi confirmada no país, em 02 de março.
Por Lusa
O voto decisivo foi dado pela juíza Carmen Lúcia
Nova geração de televisores é a grande aposta da marca
Aos 81 anos, o magnata norte-americano ultrapassou o CEO da Tesla no índice de multimilionários da Bloomberg, depois da empresa que fundou em 1977 ter disparado em bolsa.
Arma do atirador já foi recuperada, como adiantado pelas autoridades norte-americanas
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
O treinador português, de 55 anos, foi sondado pelo histórico emblema do Cairo para suceder ao espanhol José Riveiro
Primeiro-ministro visitou seleção de atletismo antes da participação no Mundial