A presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o seu vereador da Educação estão infetados com o vírus da covid-19, revelou à Lusa fonte oficial do gabinete de comunicação da autarquia.
A mesma fonte acrescentou que a autarca socialista está "assintomática e em isolamento" e que o vereador da Educação e da Qualificação Ambiental, António Correia Pinto, está "internado e estável".
A responsável do gabinete de comunicação, Ana Caridade, disse não haver casos de funcionários da câmara infetados com o novo coronavírus, admitindo que "um conjunto de pessoas" que mantiveram contacto com a autarca e o vereador "vão agora ficar em quarentena, seguindo as orientações das autoridades de saúde".
Numa nota de imprensa enviada à Lusa, a mesma fonte relata que no dia 13 o vereador António Correia Pinto "começou a manifestar sintomas de síndrome gripal, tendo ficado em quarentena".
"O agravamento dos sintomas levou-o a fazer o teste de coronavírus, tendo o resultado positivo sido conhecido na quinta-feira".
"Desde esse momento, a Autoridade de Saúde de Matosinhos desencadeou o conjunto de diligências previstas nas orientações da Direção Geral da Saúde, tendo contactado diretamente todas as pessoas que tinham lidado com o vereador no período considerado de risco", acrescenta.
De acordo com a autarquia, "foram cumpridas todas as regras de segurança aplicadas a esta situação e decretados os períodos de quarentena entendidos por necessários".
A presidente Luísa Salgueiro "foi uma das pessoas sinalizadas, ficou em quarentena e testou positivo para Covid-19" na sexta-feira.
A autarca está "assintomática e, apesar de estar a cumprir o isolamento imposto pelas autoridades de saúde, continuará à frente do município e a acompanhar e orientar todas as ações que estão a ser levadas a cabo pela autarquia, no sentido de minimizar o impacto desta crise na vida dos matosinhenses", acrescenta o comunicado.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 271 mil pessoas em todo o mundo, das quais pelo menos 11.401 morreram.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 164 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Em Portugal, há 12 mortes e 1.280 infeções confirmadas.
O número de mortos duplicou hoje em relação a sexta-feira e registaram-se mais 260 casos no mesmo período.
Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.
O Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.
Maximizar o sono" pode parecer inofensivo, mas os especialistas deixam alertas
Atirador que tentou invadir o jantar anual da Associação de Correspondentes da Casa Branca acabou por ser detido
Tem 31 anos e é natural da Califórnia. Foi dominhado pelas forças de segurança e amanhã será levado a tribunal.
Homem tinha duas armas de fogo e facas. Donald Trump foi retirado à pressa da sala do jantar e imagens divulgadas mostram convidados a esconderem-se debaixo de mesas.
Leões já ergueram o troféu em voleibol e basquetebol e ainda vão estar na decisão em futebol, andebol, futsal e hóquei em patins
A entrevista foi moderada por Record mas conduzida pelo médio formado no Sporting
Guarda-redes é expulso na derrota por 3-0
Antigo internacional colombiano estudou medicina dentária antes de ser jogador de futebol
Já Chermiti marcou na derrota caseira do Rangers
Homem terá amealhado, ao longo de cinco anos, mais de 14 milhões de euros em receitas