_
Os caudais dos rios no continente português mantêm-se esta sexta-feira elevados e as cheias continuam a provocar prejuízos, com o mau tempo das últimas semanas a ter já provocado 12 mortes e centenas de feridos e desalojados.
Estas são as piores cheias dos últimos anos, com alertas para Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, mas também para a bacia do Tejo ou para rios no Algarve ou a norte do país, e com previsões de mais chuva.
Mas Portugal já viveu situações dramáticas no passado, também com mortos, feridos e desalojados.
É a seguinte a cronologia dos principais acontecimentos relacionados com cheias em Portugal:
1962 - Inundações no norte e no centro do país, especialmente no Douro e no Mondego. O número de mortes, de feridos ou de desalojados não foi divulgado.
1967 -- Em 25 de novembro, grandes cheias, repentinas e durante a noite, na grande Lisboa e Vale do Tejo, especialmente nos municípios de Loures, Vila Franca de Xira, Odivelas e Alenquer, provocam centenas de mortes, cerca de 500 (também se noticiou 700), embora os números oficiais sejam de 427. Milhares de pessoas ficaram desalojadas. Foi a maior tragédia do século XX provocada por cheias.
1979 -- Em fevereiro, cheias na região de Santarém duram nove dias e causam dois mortos, 115 feridos e 1.187 desalojados.
1983 -- Em novembro, cheias rápidas em áreas urbanas densas provocam 10 mortes em Lisboa, Loures e Cascais. Cerca de 1.800 famílias ficaram sem casa.
1997 -- Também em novembro morreram 11 pessoas no baixo Alentejo e 200 famílias ficaram desalojadas devido a chuvas intensas (ciclogénese explosiva) que numa só noite provocaram cheias devido à subida das ribeiras.
2010 -- Em fevereiro registam-se 47 mortes na Madeira, principalmente no Funchal e no sul da ilha. Aluviões e cheias violentas provocaram também centenas de feridos e desalojados (250 e 600, respetivamente).
Por LusaSituação crítica em várias zonas devido às cheias
Sobe para 13 o número de vítimas mortais devido ao mau tempo
Pedido deve ser feito até ao final de março
Estas são as piores cheias dos últimos anos, com alertas para Alcácer do Sal mas também para a bacia do Tejo ou para rios no Algarve ou a norte do país
Informação lançada pelo ‘The Sun’ está a agitar Ibrox
Segundo avança o 'Jornal de Notícias'
Avançado colombiano ficou de mãos na cabeça
Juristas admitem ao 'Expresso' que há lugar a pedido de responsabilidade civil ao antigo presidente da Federação
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas
Ex-internacional belga em entrevista à 'Gazzetta dello Sport'