Dezenas de portugueses estão este domingo retidos em Marrocos e pedem a ajuda do Governo português para sair daquele país que "cancelou todos os voos internacionais", para evitar a propagação do novo coronavírus, contou à Lusa um deles.
"Estou em Marraquexe, com mais cerca de 80 portugueses, alguns estão em Casablanca e Rabat. Ontem [sábado] à tarde fizemos o 'check-in' e estava tudo bem, à noite recebemos um e-mail a dizer que o voo estava cancelado. Estamos aqui desesperados", afirmou António Borges da Costa.
O cidadão português disse que já contactaram a embaixada e enviaram todos os dados pessoais e informações sobre os locais onde se encontram, estando, agora, a aguardar uma resposta.
"Estamos a pedir a ajuda do Governo português. Não temos solução, por terra também não podemos sair, porque dizem-nos que as fronteiras estão fechadas e, além disso, é perigoso", referiu.
Segundo explicou à Lusa, o grupo de portugueses é grande e o que se está a fazer é dividi-los em grupos mais pequenos, também para se precaverem de um eventual contágio pelo novo coronavírus.
"Estamos a ficar em pânico, porque entretanto, dizem-nos, que o Rei de Marrocos fez uma comunicação a dizer que a partir de amanhã [segunda-feira] todos os ocidentais tem de sair do país, não sabemos como, porque não há voos para lado algum. Já tentamos várias companhias e não há nada", sublinhou.
E frisou: "Estamos numa situação desesperada, porque por um lado fecharam o aeroporto e por outro querem-nos fora do país".
"Não queremos sobrecarregar o Governo português, só queremos é que nos tire daqui", acrescentou.
A Lusa contactou e aguarda uma resposta do Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre as medidas que estão a ser preparadas para retirar os cidadãos portugueses de Marrocos.
De acordo com a agência France-Presse (AFP), a França vai enviar aviões para recolher os seus cidadãos, uma vez que Rabat suspendeu gradualmente as ligações aéreas com cerca de trinta destinos afetados pelo vírus.
A AFP refere ainda que milhares de turistas ficaram presos no país, que em 2019 recebeu cerca de 13 milhões de visitantes, a maioria dos quais chegou de avião.
O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.700 mortos em todo o mundo.
O número de infetados ultrapassou as 154 mil pessoas, com casos registados em 139 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 245 casos confirmados.
"Acordo amigável" com o Estado fecha diferendo, segundo o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos
Motores terão de ser feitos em aço verde ou utilizar combustíveis renováveis
Paul Doyle feriu mais de 130 adeptos
Informação foi avançada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros no parlamento.
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Avançado do PSG eleito o melhor jogador do Mundo com 50 pontos, mais 11 do que Yamal e 15 do que Mbappé
Em causa a lesão e consequente ausência de Assane Diao na CAN’2025
Ousmane Dembélé levou a melhor na votação do prémio da FIFA
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Internacional japonês é reforço do emblema de Amesterdão