No primeiro dia de negociação após o anúncio das tarifas recíprocas da Administração Trump, a resposta de Wall Street foi extremamente penalizadora, com as ações a afundarem e os investidores a procurarem ativos de refúgio.
O abrangente índice S&P 500 tombou 4,75% para 5.401,77 pontos, registando o pior dia de negociação em quase cinco anos e perdendo cerca de 2 biliões de dólares em capitalização de mercado. O industrial Dow Jones recuou 3,98% para 40.545,93 pontos e o Nasdaq afundou 5,97% para 16.550.61 pontos – as maiores quedas desde setembro de 2022 e março de 2020, respetivamente.
O S&P entrou ainda em terreno de correção, descendo para o nível mais baixo desde que Trump foi eleito, em novembro. O índice caiu cerca de 12% face ao recorde atingido em fevereiro.
Entre os principais movimentos de mercado, a Apple, que fabrica grande parte dos iPhones na China, afundou 9,25%, enquanto o restante setor tecnológico não escapou ao sentimento negativo: a Tesla perdeu 5,52% e Nvidia recuou 7,82%.
O mercado reagiu negativamente ao anúncio de tarifas pela administração Trump, na quarta-feira, sobre dezenas de países, que podem ir de uma taxa básica de 10% até valores mais elevados, como de 20% para a UE e de 34% para a China (a que se somam os 20% já aplicados sobre bens chineses).
O objetivo é eliminar as práticas comerciais que a administração Trump considera injustas e compensar as barreiras à entrada dos produtos dos EUA, arrecadando ao mesmo receitas fiscais e fomentando a reindustrialização do país.
Contudo, os analistas alertam para as consequências, como uma possível aceleração da inflação e uma entrada em recessão. "Este é o pior cenário para as tarifas", refere Mary Ann Bartels, da Sanctuary Wealth, à Bloomberg. "Se estas tarifas continuarem, a economia vai abrandar. Se vai ser uma recessão ou não, é claro que a economia encaminha-se para uma recessão nos EUA e por todo o mundo", refere.
Os mercados estão atentos agora ao relatório do emprego dos EUA e a um discurso do presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, sobre o "outlook" económico, agendados para sexta-feira, que poderão dar mais pistas de negociação aos investidores depois da derrocada das ações desta quinta-feira.
Por Negócios"Acordo amigável" com o Estado fecha diferendo, segundo o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos
Motores terão de ser feitos em aço verde ou utilizar combustíveis renováveis
Paul Doyle feriu mais de 130 adeptos
Informação foi avançada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros no parlamento.
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Avançado do PSG eleito o melhor jogador do Mundo com 50 pontos, mais 11 do que Yamal e 15 do que Mbappé
Em causa a lesão e consequente ausência de Assane Diao na CAN’2025
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos