A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 3.326 ocorrências relacionadas com cheias entre 1 de fevereiro e as 12H de hoje, indicou o comandante nacional do organismo.
Mário Silvestre precisou que em causa estão apenas situações relacionadas com a atual situação de eventuais cheias e não com a tempestade Kristin, no âmbito da qual a ANEPC já não tem "ocorrências relevantes".
Em conferência de imprensa na sede da ANEPC, em Carnaxide, Oeiras, o comandante nacional precisou que, enquanto durante a passagem da depressão Kristin as ocorrências mais frequentes foram quedas de árvores, a situação atual está "a sofrer uma inversão", com o número de inundações "a subir gradualmente".
No total, as 3.326 ocorrências entre 1 de fevereiro e as 12H de hoje "empenharam e estão a empenhar 11.444 operacionais e 4.575 meios terrestres".
"Estamos em nível quatro de empenhamento e vamos mantê-lo até sexta-feira, e será reavaliado nessa altura", salientou.
Mário Silvestre acrescentou que, "em princípio", o nível de empenhamento irá manter-se no fim de semana.
Entre outras medidas, o comandante nacional destacou que há meios de diversos agentes da proteção civil pré-posicionados e que há "três meios aéreos para ações de reconhecimento e avaliação" em utilização.
"O Plano Nacional de Emergência [e Proteção Civil] está ativo e temos também 77 planos de emergência municipais ativos, bem como quatro planos distritais de emergência e proteção civil", sublinhou.
Todos os distritos de Portugal continental estão hoje e quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, passando a aguaceiros, devido à passagem da depressão Leonardo, segundo o Instituto Português e da Atmosfera (IPMA).
Em comunicado emitido na terça-feira, o IPMA informou que as ondulações frontais associadas à depressão Leonardo irão afetar o estado do tempo em Portugal continental até sábado, com períodos em que a precipitação será persistente e por vezes forte, queda de neve nas terras altas do Norte e Centro, vento forte e agitação marítima forte.
"Para os dias seguintes prevê-se a passagem de novas superfícies frontais e a continuação deste padrão muito instável", lê-se na nota.
Desobstruir os sistemas de escoamento de águas pluviais, evitar a permanência em áreas arborizadas e a circulação em zonas ribeirinhas vulneráveis a galgamentos costeiros, e não estacionar os carros em leitos de cheias nem atravessar zonas inundadas são algumas das recomendações da ANEPC aos cidadãos.
Regiões afetadas poderão ter de adiar as votações para dia 15
Rodrigo Costa diz que a rede de muito alta tensão resistiu graças à redundância, mas admite reparações que durarão meses
Todos os distritos de Portugal continental estão hoje e quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte
O caso de Garfield, de três anos, já gerou debate político, dividiu vizinhos e tornou o felino numa pequena estrela mediática
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok
Leandro Machado representou os leões, de 1997 a 1998, e o Santa Clara, em 2003. Atualmente era Secretário do Desporto da prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Conselheiro desportivo do PSG concedeu uma longa entrevista à TF1
Os 18 emblemas do escalão principal gastaram 424,9 ME