_
Os sacos de plástico leves deixarão de ser utilizados em Portugal a partir de 1 de janeiro de 2027, sendo substituídos por alternativas mais sustentáveis, anunciou aos deputados na Comissão de Ambiente e Energia, a ministra Maria da Graça Carvalho.
Segundo a governante, a medida insere-se na revisão do Regime Geral de Gestão de Resíduos e tem como objetivo reduzir o impacto ambiental dos plásticos de uso único, sem criar novos encargos diretos para os consumidores. “A substituição será feita sem taxar os portugueses”, sublinhou.
A decisão visa acelerar a transição para soluções reutilizáveis ou biodegradáveis e alinhar o mercado com os objetivos da economia circular, num contexto de maior exigência ambiental e regulatória a nível europeu.
No mesmo âmbito, o Governo está a alterar o enquadramento da Taxa Geral de Resíduos, cuja receita tem vindo a aumentar progressivamente, tanto para municípios como para entidades gestoras, em particular devido ao crescimento das quantidades enviadas para aterro. A alteração legislativa prevê que essa receita passe a ser canalizada para investimento no setor dos resíduos, assegurando simultaneamente mecanismos de compensação financeira para os municípios.
A medida articula-se ainda com a entrada em funcionamento do Sistema de Depósito e Reembolso, prevista para 10 de abril, que visa aumentar a recolha seletiva de embalagens de bebidas de uso único, bem como com o Plano de Ação para a Economia Circular, já aprovado.
De acordo com a ministra, o objetivo passa por criar condições para uma redução estrutural da produção de resíduos e para uma maior valorização dos materiais, combinando instrumentos regulatórios, incentivos económicos e campanhas de sensibilização.
Por NegóciosMarca asiática com investimento forte para tornar-se principal acionista da marca alemã
Governo altera regime de gestão de resíduos e prepara transição para alternativas mais sustentáveis sem criar nova taxa para os consumidores.
João Rafael Paulino dos Santos Cardoso foi jogador de andebol
Consumo diário atingiu 198,1 GWh no dia 23 e potência máxima superou os 10,2 GW, num mês marcado por temperaturas baixas
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Alex Honnold garante que foi "pago pelo espetáculo" e assume que, se tivesse a oportunidade, escalaria o Taipei 101... de graça
Grupo viajava para França para assitir ao duelo da Liga Europa, frente ao Lyon
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador espanhol defende-se, explicando que utilização da Inteligência Artificial nos russos do FC Sochi nunca teve que ver com "decisões desportivas"
Última jornada da fase de liga da Champions disputa-se quarta-feira