Snowden vive em local secreto e pode viajar

Snowden vive em local secreto e pode viajar

Edward Snowden está a viver em "local secreto" na Rússia, sob proteção das autoridades, "mas pode deslocar-se incógnito" e "espera receber visitas da família", disse esta segunda-feira o advogado do ex-analista da Agência Nacional de Segurança norte-americana.

O advogado Anatoly Kucherena disse à estação de televisão russa RT que o local de residência de Snowden é secreto porque "os riscos de perigo são muito elevados".

PUB

A entrevista ao advogado de Snowden vai ser transmitida na íntegra no dia 23 de setembro, mas a agência Interfax foi autorizada a citar excertos e uma apresentadora da estação de televisão, que foi fundada pelo Governo de Moscovo, disse também na rede social Twitter que o programa deverá ser transmitido na próxima segunda-feira.

Snowden nunca mais foi visto desde que a Rússia lhe concedeu o visto temporário, no dia 1 de agosto passado, tendo nessa altura abandonado a zona de trânsito do aeroporto de Sheremetyevo, em Moscovo, onde se encontrava após ter abandonado Hong Kong no dia 23 de junho.

Edward Snowden, ex-analista da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) revelou o Programa PRISM de vigilância de comunicações eletrónicas e telefónicas a nível mundial.

PUB

Kucherena, o advogado do norte-americano, diz que Snowden dispõe de proteção, mas não especificou se se tratam de agentes das forças de segurança.

"Não precisam de ser necessariamente de ser das forças de segurança russas. Temos algumas empresas privadas", afirmou, adiantando que Snowden pode viajar e "passear sem ser reconhecido".

"Ele sai e anda por aí. Pode viajar. Ele viaja porque está muito interessado na nossa história", acrescentou Kucherena.

PUB

O advogado russo disse ainda que ninguém reconheceu Snowden até ao momento e confirmou que o pai do ex-analista da NSA mantém a intenção de o visitar, assim como a mãe e os avós.

Questionado sobre se Snowden ainda tem mais material secreto que não foi divulgado, Kucherena respondeu afirmativamente, mas não forneceu mais detalhes.

"Sim, sem dúvida. Tem de perceber que Edward Snowden trabalhou muito tempo para a CIA. É um bom especialista. É um profissional", disse o advogado.

PUB

Os Estados Unidos pretendem que a Rússia entregue Snowden para que venha a ser interrogado acerca da publicação dos documentos sobre o programa de vigilância norte-americano.

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Fora de Campo Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB