Portugal continua a merecer honras de primeira página na imprensa espanhola. Primeiro foi António Costa, depois Rui Rio e agora é a vez do enfermeiro Luís Pitarma, que ajudou Boris Johnson a superar o coronavírus, a surgir em grande destaque no El País, no 'As' e na Telecinco.
Em Espanha, o título de "herói" surge em vários textos a propósito do estado de saúde de Boris Johnson, depois de o primeiro-ministro inglês ter agradecido o desempenho do português. "Luís tornou-se um herói no seu País", escreve o site da ‘Telecinco’.
Relacionadas
O 'El País' elabora o perfil de Luís Pitarma e refere os números de profissinais de saúde portugues a trabalhar no Reino Unido. O 'A' também não passa ao lado da história.
Em Inglaterra, Luís Pitarma também virou estrela. O jornal inglês ‘Daily Mail’ entrevistou alguns colegas do enfermeiro português, emigrado há seis anos no Reino Unido, que o descreveram como "uma pessoa humilde e discreta, muito entregue ao seu trabalho".
Ivo Pitarma, primo do enfermeiro, revelou-se surpreendido. "Estou muito orgulhoso. Eu sabia, é claro, que o Luís era enfermeiro em Londres, mas não fazia ideia de que estava a cuidar do Boris Johnson. Foi uma verdadeira surpresa."
António Costa e Rui Rio
A 27 de março, O 'El Pais', por exemplo, destacou a forma veemente como António Costa considerou "repugnantes" as declarações do ministro holandês de Wopke Hoekstra. O jornal de referência espanhol partilhou mesmo o vídeo das declarações do primeiro ministro no Instagram e aí choveram elogios à sua postura. "Bravo señor Costa", "tinha que ser um português" e "bravo por este homem, tanto a aprender com Portugal", são apenas alguns dos muitos comentários a elogiar as palavras de Costa.
A 9 de abril, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, pediu à oposição de direita para seguir o exemplo de Portugal, lembrando que Rui Rio, presidente do PSD, fez um "discurso emotivo" a desejar "boa sorte" e a oferecer a sua colaboração na luta contra a covid-19.
Ministra da Presidência anuncia que situação de alerta devido à pandemia vai manter-se até ao final de julho
Média diária de novos casos no país desceu de 2.380 por milhão de habitantes há duas semanas para 1.560 à data de hoje
No que toca às novas mortes diárias atribuídas à covid-19, o nosso país mantém a maior média da União Europeia (3,68)
Regime entra em vigor a partir do dia 24 de maio e prolonga-se até ao dia 30 de junho
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense