'AS' questiona: «Por que Portugal resiste ao coronavírus melhor do que Espanha?»

Caso português tem dado que falar um pouco por toda a Europa

Depois dos elogios tanto às declarações de António Costa (a propósito das palavras do holandês Wopke Hoekstra) como ao discurso de Rui Rio, Portugal volta a ser destaque esta terça-feira na imprensa espanhola, agora pela forma como a política de combate ao coronavírus tem aparentemente tido um resultado bem mais positivo em comparação com o país vizinho, um dos mais afetados pelo surto, já com mais de 100 mil casos de infeção e 13 mil mortos.

"Por que Portugal resiste ao coronavírus melhor do que Espanha?", questiona em título o jornal 'AS', numa peça na qual procura elencar as razões que levam aos baixos números registados no nosso país até ao momento, com mais de 12 mil contagiados e 345 mortos.

O primeiro ponto de justificação é a "irrupção tardia do vírus", já que o nosso país foi mesmo o último da Europa Ocidental a registar o seu primeiro caso (a 2 de março), "um mês mais tarde do que a Espanha", escreve o 'AS'.

A carregar o vídeo ...
"Portugal dá outra vez o exemplo": depois de Costa, espanhóis rendidos ao discurso de Rui Rio

Uma chegada tardia que na ótica do jornal espanhol permitiu um "endurecimento das medidas e uma resposta rápida" à pandemia, visto que Portugal estava já "consciente da gravidade da situação". O 'AS' lembra que a "13 de março, com 112 infetados e nenhuma morte, António Costa declarou o estado de alerta", para depois a 18 o ampliar para Estado de Emergência, algo que é visto como determinante para conter a evolução da doença.

A essas medidas preventivas tomadas atempadamente o jornal espanhol acrescenta ainda como fatores essenciais o "compromisso total dos cidadãos e grande quantidade de testes".

No primeiro ponto, o 'AS' realça o comportamento dos portugueses em comparação com os espanhóis, já que até ao momento foram apenas detidas 150 pessoas desde que foi decretado o Estado de Emergência, contra os mais de 3000 que se registaram até ao momento em Espanha. Aliás, com exceção de casos pontuais, a verdade é que raros são os casos como os vistos em Espanha, muitos deles já aqui partilhados em Record.

Relativamente aos testes, o jornal espanhol lembra os dados apontados por António Sales, com mais de 110 mil testes rápidos efetuados desde 1 de março e o facto de Portugal querer "duplicar o número de ventiladores nos hospitais", números que apesar de darem que falar no nosso país no âmbito negativo, estão a ser bastante destacado pela positiva do outro lado da fronteira.

Por Fábio Lima
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de Coronavírus

Notícias
Notícias Mais Vistas