Português, que foi o sexto a subir ao Evereste, vai correr entre Lisboa e Auschwitz
Sexto português a atingir o cume do Evereste, Pedro Queirós vai completar este ano o seu maior desafio solidário até à data. Fazer 100 maratonas em 100 dias, entre Lisboa e Auschwitz, num total aproximado de 4200 quilómetros, tendo como propósito apoiar duas causas e consciencializar a humanidade contra a guerra, desigualdade, o racismo, a xenofobia e a violência.
Denominado de RUN FOR PEACE, este desafio tem como objetivo final, para lá de ligar Lisboa a Auschwitz, angariar 100 mil euros em donativos, que reverterão para construir uma escola no Nepal de raiz, juntamente com o projeto Dreams of Kathmandu; mas também para apoiar um leque diversificado de comunidades, escolas e associações que defendem a paz, a igualdade e a liberdade entre Israel e a Palestina, como a Hand in Hand e a Combatants for Peace.
O arranque da aventura está marcado para 25 de abril, pelas 11:56 da manhã, na Praça do Comércio em Lisboa, sob o mote “Construiremos pontes e não muros.”
"O diálogo, o perdão e a educação são o único caminho para a paz. RUN FOR PEACE tem como objetivo gerar um movimento global com milhares de pessoas a correr lado a lado. É um legado para as gerações futuras. Unir e criar pontes, em vez de dividir e segregar. O meu destino final é o antigo campo de concentração de Auschwitz, um dos maiores símbolos do Holocausto, pelos piores motivos. Há dois anos alcancei o topo do mundo quando pisei o cume do Monte Evereste. Agora vou correr até ao sítio onde a humanidade bateu no fundo. Quero prestar a minha homenagem a todos aqueles que ali sofreram e perderam a vida. A história não se repetirá. Acredito que devemos lutar pelos direitos de toda a humanidade, independentemente do credo religioso, tom de pele, nacionalidade ou afiliação política", explicou Pedro Queirós, que escolheu a data e a hora do desafio por marcar o 10.º aniversário do terramoto no Nepal e também o Dia da Liberdade em Portugal.
Todas as informações sobre esta nova aventura, projetos anteriores e como ajudar, podem ser consultadas no site construído de raiz para apoiar esta nova aventura.
Em causa está a prática de crimes de corrupção e participação economica em negócio, refere o DCIAP.
A decisão do Tribunal Constitucional favorável aos tripulantes que se encontravam com contratos a prazo não foi alvo de recurso pela companhia aérea
Há várias causas para o desconforto digestivo, e nem sempre é motivo para correr até ao veterinário
Encarnados lideram ranking de 100 clubes onde também constam Sporting, FC Porto e Sp. Braga
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra