29/04/2025

Apagão parou Portugal: corte de energia provocou o caos

Situação levou a horas de desespero

Momentos-chave

15:23 29.04.2025

Pedro Nuno Santos acusa Luís Montenegro: «Tivemos um apagão no Governo central»

O secretário-geral do PS acusou esta terça-feira o Governo de fazer propaganda e de falhar no dever de proteger e informar os cidadãos em tempo útil na sequência do apagão de segunda-feira. "Tivemos um apagão no Governo central. Uma ausência de liderança, de orientação, de apoio, quando o país mais precisava. Recordo que o responsável máximo da Proteção Civil é o primeiro-ministro. Durante horas, milhões de pessoas ficaram sem acesso a informação fiável, sem orientações claras, quando o que se esperava era uma resposta célere e eficaz", afirmou Pedro Nuno Santos, numa conferência de imprensa na sede do PS, em Lisboa.

O secretário-geral do PS considerou que o executivo falhou "na comunicação e falhou sobretudo no seu dever de proteger e informar os cidadãos" no momento "em que a confiança nas instituições é mais necessária do que nunca".

Pedro Nuno Santos criticou também o primeiro-ministro, Luís Montenegro, pela visita à Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, na noite de segunda-feira, caracterizando essa ida como um ato de propaganda durante um momento de crise ao qual, considerou, não soube dar resposta: "O Governo falha sempre na resposta à crise, nunca falha na propaganda".

O líder socialista sustentou que, na primeira comunicação feita ao país, ao início da tarde, Montenegro "falou, mas não disse nada de relevante" e que "pudesse serenar as dúvidas e incertezas das pessoas", acrescentando que a Proteção Civil, sob orientação do Governo, deveria ter feito recorrido à rádio, com comunicações de hora em hora, para dar novas informações sobre o caso.

"As experiências dos últimos meses já mostraram quão incompetente este Governo é na gestão dos momentos de crise. O que ontem se viveu fez-nos lembrar os incêndios de 2024 e a mais recente crise no Inem. Momentos críticos em que o Governo desapareceu", acusou.

14:07 29.04.2025

Governo vai pedir à UE uma "auditoria" para ter "resposta cabal" sobre origem do apagão

O primeiro-ministro começou por afirmar que "o nosso País teve uma resposta altamente positiva e forte", agradecendo a maturidade da população, que souberam manter a serenidade. Na segunda comunicação ao País desde o apagão de segunda-feira, que deixou Portugal sem energia durante 10 horas, Luís Montenegro agradeceu aos operacionais e profissionais - da saúde, segurança e autarquias.

"Neste momento, o País está ligado com normalidade, todos os 6,4 milhões de clientes estão a ser alimentados. O sistema está a funcionar com a produção nacional", indicou o governante, dizendo que a dependência de Espanha não têm a ver com a falta de capacidade nacional, mas como a ligação em rede. Montenegro explicou assim porque Portugal foi afetado com um apagão que teve origem em Espanha.

Em relação à rede de água, o chefe de governo explicou que está praticamente reposta a rede. Já o abastecimento de combustíveis está restabelecido na sua normalidade, bem como a abertura de escolas. Montenegro sublinhou ainda que "não houve nenhum sobressalto de maior em termos de segurança ou proteção civil durante a noite".

"O Conselho de Ministros que está ainda reunido tomou já algumas decisões: solicitar um auditoria independente à rede europeia aos sistemas elétricos afetados para termos uma resposta cabal sobre a origem deste problema; uma comissão independente nacional de analisar à resiliência e resposta nesta área, na saúde e na proteção civil; decidimos ainda não prolongar nem alargar a declaração de crise energética que termina às 23h de hoje, nem as restrições de combustível já não estará em vigor; todos os prazos de obrigações fiscais que terminavam ontem foram prorrogados até amanhã [quarta-feira] e os que tinham prazo a decorrer pelo voto antecipado para as legislativas foi prorrogado até ao final do dia de hoje por razões operacionais", anunciou o primeiro-ministro.

12:45 29.04.2025

Operação nos aeroportos a decorrer com normalidade

A operação nos aeroportos nacionais está hoje a decorrer com normalidade, embora persistam alguns impactos relacionados com os voos cancelados ou atrasados de segunda-feira, devido ao apagão, e afluência elevada para entrega de bagagens, avançou a ANA.

"A operação nos aeroportos portugueses está a decorrer com normalidade, com todos os sistemas operacionais a funcionarem", adiantou a gestora aeroportuária, em comunicado.

No Porto e em Faro, as operações decorrem regularmente, ainda com alguns impactos relacionados com os voos cancelados ou atrasados do dia anterior, enquanto no aeroporto de Lisboa a "recuperação dos voos de ontem [segunda-feira] apresenta maiores desafios, mas a situação está controlada", detalhou a ANA.

A gestora dos aeroportos indicou também uma elevada afluência nos balcões das companhias aéreas, para reagendamento de voos, e de serviços de assistência em terra ('handling'), para entrega de bagagens.

Assim, indicou, está a ser implantado, no aeroporto de Lisboa, um plano para tratamento das bagagens articulado com as várias entidades, sendo que "os passageiros vão começar a ser contactados pelas companhias aéreas com informação sobre a entrega da sua bagagem".

Pub
12:43 29.04.2025

Portal das Finanças 'em baixo': decorrem trabalhos para repor sistema

Os contribuintes continuam sem conseguir aceder ao Portal das Finanças, cujos sistemas informáticos foram afetados pela falha energética ocorrida na segunda-feira, estando ainda a decorrer trabalhos para os repor, segundo o Ministério das Finanças.

"Neste momento, decorrem ainda os trabalhos para repor, assim que possível, o Portal das Finanças e os sistemas informáticos que suportam o atendimento ao público, por forma a garantir a segurança e a normalidade do funcionamento da AT", disse fonte oficial do Ministério das Finanças.

Na mesma resposta à Lusa, o Ministério das Finanças refere que a falha generalizada no abastecimento de energia que afetou o território nacional na segunda-feira "prejudicou o funcionamento dos sistemas informáticos da Autoridade Tributária e Aduaneira", sem que se tenha, no entanto, "verificado qualquer anomalia quanto à integridade da informação detida pela AT".

Como resposta ao facto de os contribuintes estarem se conseguir aceder ao Portal das Finanças desde segunda-feira, foi decidido alargar até ao final de quarta-feira o prazo para o cumprimento das obrigações fiscais que terminaram na segunda-feira ou que terminem hoje, segundo precisa a mesma fonte oficial.

Assim, estas obrigações tributárias e de procedimento tributário "poderão ser cumpridos até ao final do dia de amanhã, sem quaisquer acréscimos ou penalidades".

12:04 29.04.2025

Empresa que gere rede elétrica de Espanha descarta ciberataque

A empresa responsável pela gestão da rede elétrica de Espanha descartou hoje a possibilidade de o apagão de segunda-feira na Península Ibérica ter sido provocado por um ciberataque à companhia. "Com as análises que podemos realizar até agora, podemos descartar um incidente de cibersegurança nas instalações da Red Elétrica", disse o diretor de operações da Red Elétrica de Espanha (REE), Eduardo Prieto, numa conferência de imprensa em Madrid. Prieto insistiu em que não foi detetada "nenhuma intrusão" nos sistemas de controlo da empresa.

Segundo o diretor da REE, a empresa trabalhou desde segunda-feira com o Instituo Nacional de Cibersegurança de Espanha, que está na tutela do Centro Nacional de Inteligência. "E esta manhã podemos concluir que efetivamente não houve nenhum tipo de intrusão nos sistemas de controlo da Red Elétrica que possa ter provocado o incidente", afirmou.

Eduardo Prieto explicou que na segunda-feira foi identificado "um elemento compatível com uma perda de geração" no sudoeste de Espanha "que foi superado satisfatoriamente", mas que 1,5 segundos depois ocorreu um segundo, coincidindo com o momento do apagão. O diretor da gestora da rede nacional espanhola acrescentou que "é muito possível que a geração [de eletricidade] afetada possa ser solar", mas sublinhou que todas estas conclusões são preliminares e pediu para serem evitadas especulações sobre a origem do apagão inédito na Península Ibérica.

O sistema de eletricidade de Espanha está hoje normalizado e já superou o primeiro pico de consumo do dia, após o apagão de segunda-feira, disse hoje a empresa.

10:45 29.04.2025

Maior parte dos controlos de embarque está a funcionar

No aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, a maior parte dos controlos de embarque estava hoje de manhã a funcionar, mas pelo menos 10 voos foram cancelados e há uma longa fila de passageiros a reclamar malas perdidas. Os voos cancelados, às 10:00, são as ligações com destino a Londres (Gatwick e Luton), Edimburgo (Reino Unido), Telavive (Israel), São Francisco, Miami e Washington (Estados Unidos); Toronto (Canadá), Bruxelas (Bélgica) e Ponta Delgada, nos Açores.

Entre a zona de embarque e de chegadas há, desde as primeiras horas da manhã, uma longa fila para a recuperação de bagagens perdidas. Apesar da maior parte dos controlos de embarque ('check in') estar a funcionar, alguns passageiros queixam-se da falta de informações sobre as ligações de destino.

Pub
10:43 29.04.2025

Serviços da Meo reposto na "quase na totalidade" às 9h30

A operadora MEO informou que, pelas 09:30, os seus serviços, afetados pelo apagão de segunda-feira, estavam repostos "quase na totalidade, existindo apenas algumas situações pontuais que estão em fase de resolução durante o dia". "Devido à rápida resposta com a ativação do Plano de Contingência e empenho de todas as equipas MEO, foi possível continuar a garantir os serviços críticos e normalizar as telecomunicações em todo o país, minimizando o impacto da crise energética nos nossos clientes", acrescenta a operadora.

10:17 29.04.2025

Rede NOS "totalmente operacional"

A operadora NOS informou que a sua rede está "totalmente operacional e a situação encontra-se estabilizada", após o apagão de segunda-feira.

"As equipas da NOS trabalharam durante a noite para garantir as reconfigurações de rede necessárias ao funcionamento pleno dos serviços", refere a operadora, acrescentando que "continuará a monitorizar atentamente a estabilidade da rede e eventuais impactos residuais da falha de energia registada".

A NOS acrescenta que o apagão verificado na segunda-feira, que deixou o país várias horas sem eletricidade, "foi um verdadeiro teste à resiliência das infraestruturas, dos sistemas" e das suas equipas, demonstrando a capacidade de resposta da operadora "em cenários extremos".

10:15 29.04.2025

Governo faz ponto de situação às 14 horas

O presidente da Assembleia da República convocou os partidos com representação parlamentar para uma reunião com o Governo, pelas 14:00, para se fazer um ponto da situação do apagão..

Pub
09:47 29.04.2025

Voos cancelados e atrasos de horas mantêm-se nos aeroportos

O apagão de segunda-feira na Península Ibérica continua esta manhã a ter influência nos voos em diversos aeroportos do continente, com Lisboa a ver canceladas várias ligações e a ter atrasos de várias horas nas chegadas e partidas.

No aeroporto Humberto Delgado (Lisboa), segundo a informação disponível no 'site', cerca das 09:00, foram canceladas várias ligações, como o voo que estava previsto para Londres, às 06:40, para Frankfurt (06:45), Varsóvia (07:05), Bruxelas (07:15), Milão (07:15), Berlim (07:55), Montreal (08:25), entre outros.Das partidas previstas, muitas estão com atrasos de várias horas.

Nas chegadas, há atrasos que chegam às quatro horas e vários voos de diversas companhias que deveriam ter aterrado hoje de manhã foram cancelados.

No aeroporto do Porto os atrasos são menores e nas partidas foram cancelados hoje de manhã pelo menos os voos que estavam previstos para Bruxelas (09:20) e Newark (12:35).

09:38 29.04.2025

Serviço da Carris totalmente operacional

O serviço de transporte público de passageiros da Carris, em Lisboa, está totalmente operacional nos autocarros, elétricos, ascensores e elevador, informou a empresa.

Em comunicado, a Carris, gerida pelo município de Lisboa, refere que serviço de autocarros da Carris esteve a funcionar em pleno na segunda-feira, mas os elétricos e ascensores estiveram temporariamente suspensos.

09:26 29.04.2025

Vodafone recuperou serviço em todo o país

A Vodafone informou esta terça-feira que recuperou o seu serviço em todo o país, na sequência do apagão ocorrido na segunda-feira, existindo "pequenos focos de perturbação na rede", que espera recuperar ao longo do dia.

Pub
09:19 29.04.2025

Metro de Lisboa já funciona em pleno

A circulação no Metropolitano de Lisboa (ML) foi retomada na totalidade às 08:38, depois de ter estado suspensa devido ao apagão no abastecimento elétrico na segunda-feira, disse à agência Lusa fonte da empresa.De acordo com a mesma fonte, a circulação foi retomada nas Linhas Azul e Vermelha às 08:00, na Amarela às 08:15 e na Verde às 08:38.

"O Metropolitano de Lisboa teve uma vasta equipa a trabalhar durante a noite de ontem [segunda-feira] e a madrugada de hoje para assegurar a reposição dos sistemas operacionais afetados pela falha generalizada de energia ontem ocorrida", informou o ML em comunicado.

08:45 29.04.2025

Serviço do Metro de Lisboa retomado nas linhas azul e vermelha

08:16 29.04.2025

Escolas devem reabrir hoje e funcionar com normalidade

Os estabelecimentos de ensino de Portugal continental devem reabrir hoje e funcionar com toda a normalidade, após o apagão de segunda-feira, de acordo com informação do Ministério da Educação. "Atendendo à reposição de energia elétrica e de fornecimento de água em todo o país durante a noite, os estabelecimentos de ensino devem hoje, terça-feira, reabrir e funcionar com toda a normalidade", diz o ministério, em comunicado.

Pub
08:05 29.04.2025

Metropolitano de Lisboa vai ser retomado de forma faseada

O serviço de transporte do Metropolitano de Lisboa (ML) vai ser reposto em breve e de forma faseada nas quatro linhas, começando pela Linha Azul, que liga a Reboleira a Santa Apolónia, informou a empresa. "O Metropolitano de Lisboa teve uma vasta equipa a trabalhar durante a noite de ontem [segunda-feira à noite] e a madrugada de hoje para assegurar a reposição dos sistemas operacionais afetados pela falha generalizada de energia ontem ocorrida", informou o ML em comunicado,

De acordo com a empresa, registam-se ainda constrangimentos em alguns sistemas, que estão a ser acompanhados e intervencionados, prevendo-se que, a todo o momento, estejam reunidas as condições necessárias à retoma do serviço de transporte. A circulação será reposta faseadamente nas quatro linhas, começando pela linha Azul.

01:18 29.04.2025

Autarquia do Seixal prevê normalização do abastecimento de água durante a madrugada

A Câmara Municipal do Seixal, no distrito de Setúbal, anunciou que prevê a normalização do abastecimento de água no concelho durante a madrugada.

Em comunicado a autarquia explica que está a trabalhar para repor o normal abastecimento de água no concelho e que voltará a fazer o ponto de situação caso assim se justifique.

O abastecimento de água no concelho foi interrompido após a falha de energia elétrica  verificada em todo o país, a partir das 11:30.

Pub
01:17 29.04.2025

E-Redes: 6,2 milhões de consumidores com eletricidade até às 00:00

O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes informou que até às 00:00 de terça-feira estavam ligadas parcialmente 424 subestações, alimentando cerca de 6,2 milhões de clientes, mas não consegue prever a reposição integral.

"Às 00:00 estão ligadas parcialmente 424 subestações, 3200MW e alimentados cerca de 6,2 milhões de clientes. Não sendo ainda possível fazer previsões da reposição integral, a E-REDES alerta para eventuais demoras na realização da mesma", refere o operador em comunicado.

Atualmente, existem cerca de 6,5 milhões de consumidores de eletricidade.

23:34 28.04.2025

Kiev disponibiliza ajuda de especialistas para trabalhos de recuperação

A Ucrânia disponibilizou esta segunda-feira ajuda a Portugal e Espanha nos trabalhos de recuperação do apagão generalizado que afetou a Península Ibérica, apontando para os conhecimentos adquiridos devido aos ataques russos em curso contra a sua rede elétrica.

"A Ucrânia está pronta para ajudar a restaurar o funcionamento estável das redes energéticas dos nossos parceiros e aliados na Europa", destacou o ministro da Energia ucraniano, German Galushchenko, numa publicação nas redes sociais, sublinhando a disponibilidade de Kiev para ajudar os países da União Europeia (UE) em caso de cortes de energia.

A este propósito, Galushchenko referiu o "conhecimento e experiência" da Ucrânia face aos ataques sistemáticos da Rússia à infraestrutura energética da Ucrânia.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, revelou hoje à noite que manteve uma conversa com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, onde insistiu que Kiev esta pronto para disponibilizar a ajuda dos seus especialistas para os trabalhos de restauração.

"Ao longo dos anos de guerra e dos ataques russos ao nosso sistema energético, a Ucrânia ganhou uma experiência significativa no enfrentamento de quaisquer desafios energéticos, incluindo apagões", sublinhou o líder ucraniano, numa mensagem nas suas redes sociais.

"Aconteça o que acontecer, estamos sempre prontos para ajudar e apoiar os nossos amigos", vincou.

Zelensky destacou ainda que deu "instruções ao ministro da Energia da Ucrânia para agir o mais rapidamente possível".

Saiba tudo aqui.

23:33 28.04.2025

Rui Moreira diz que situação irá normalizar no Porto nas próximas horas

O presidente da Câmara do Porto afirmou esta segunda-feira que algumas zonas da cidade já têm eletricidade, como Massarelos e Lordelo, e que nas próximas horas a situação irá normalizar, depois de o apagão ter provocado 50 ocorrências na cidade.

Em entrevista à TVI/CNN, pelas 21:10, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, avançou que algumas zonas da cidade, como Massarelos e Lordelo do Ouro, Damião de Góis (centro), Aliados e Fernão Magalhães já tinham eletricidade.

A reposição da eletricidade está a ser acompanhada no Centro de Gestão Integrada (CGI) pelo mapeamento do sistema de semaforização.

"Aquilo que dizem é que nas próximas horas a situação se vai normalizar", acrescentou, dando nota de em determinadas zonas de Aldoar e da Foz ainda estavam às escuras.

Segundo o autarca, os semáforos já estão a começar a funcionar e a recolha e limpeza do lixo será feita esta noite.

No hospital de São João e no Instituto Português de Oncologia (IPO), instituições que durante o dia tiveram de ser apoiadas pelos serviços da Proteção Civil, a eletricidade "já estava a funcionar normalmente".

Saiba mais aqui.

Pub
23:33 28.04.2025

Carlos Moedas admite que situação não estará normalizada na terça-feira

O presidente da Câmara de Lisboa admitiu esta segunda-feira que, apesar de a eletricidade estar a ser gradualmente reposta na capital, a situação não deverá estar normalizada na terça-feira, pelo que pede calma e que se evitem deslocações desnecessárias.

"Tenho muitas dúvidas que amanhã [terça-feira] de manhã já estejamos numa situação de normalidade", disse Carlos Moedas em declarações à estação de televisão Sic Notícias pelas 22:30.

A essa hora ainda estavam mais zonas de Lisboa "sem luz do que com", indicou o presidente, sem especificar quais as zonas.

Afirmando que este foi "o dia mais difícil como presidente" por haver falta de informação, o autarca aconselhou os lisboetas a "não fazerem deslocações que possa evitar".

Questionado sobre a abertura das escolas, Carlos Moedas remeteu a decisão para os agrupamentos escolares, mas reiterou que a situação não deve estar normalizada na terça-feira de manhã, pelo que se devem evitar deslocações desnecessárias.

"Vivemos algo que nunca tínhamos vivido. A luz está a ser reposta muito devagar para não haver mais problemas. A cidade está a voltar à normalidade. Peço calma, serenidade e evitar algumas deslocações", afirmou.

Saiba tudo aqui.

23:32 28.04.2025

Pedro Nuno aponta "momento de tremenda anormalidade" e critica proteção civil

O líder socialista considerou que Portugal viveu esta segunda-feira "um momento de tremenda anormalidade" com o apagão no fornecimento de eletricidade e criticou a resposta da Proteção Civil.

"A gestão de comunicação numa qualquer crise nunca é fácil, mas hoje exigia-se mais informação e celeridade por parte da Proteção Civil", escreveu Pedro Nuno Santos numa publicação na rede social X, já depois de o fornecimento de energia elétrica ter começado a regressar à normalidade.

O secretário-geral do PS deixou, contudo, "uma palavra de solidariedade e agradecimento para todos os profissionais de saúde, de segurança e emergência que foram fundamentais no apoio às populações".

Saiba tudo aqui.

23:30 28.04.2025

4 milhões de consumidores com eletricidade até às 22:30

O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes informou que até às 22:30 estavam ligadas parcialmente 276 subestações, alimentando cerca de quatro milhões de clientes, mas não consegue prever a reposição integral.

"Às 22:30 estão ligadas parcialmente 276 subestações, 3.800 MW e alimentados cerca de quatro milhões de clientes. Não sendo ainda possível fazer previsões da reposição integral, a E-Redes alerta para eventuais demoras na realização da mesma", refere o operador em comunicado.

Atualmente, existem cerca de 6,5 milhões de consumidores de eletricidade.

A REN -- Redes Energéticas Nacionais confirmou hoje um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.

O apagão registou-se às 11:30 de Lisboa.

Saiba tudo aqui.

Pub
23:30 28.04.2025

Zonas de todos os distritos do continente com energia reposta

A reposição de energia após o apagão registado esta segunda-feira de manhã abrange já zonas dos 18 distritos do continente português, segundo relatos de moradores à agência Lusa até cerca das 22:30.

De norte a sul do país (nas ilhas não houve quebra do fornecimento de energia) houve indicação, pelos residentes, da retoma progressiva do serviço de energia desde o meio da tarde (primeiro nos distritos de Santarém e Porto) e, de forma gradual, até à noite.

Saiba mais aqui.

23:03 28.04.2025

Apagão: 2,5 milhões de consumidores com eletricidade até às 22:00

A REN -- Redes Energéticas Nacionais informou que 2,5 milhões de consumidores tinham eletricidade até às 22:00, estando apenas quatro subestações elétricas por ligar, incluindo duas zonas de maior densidade populacional, Almada Oeste e Portimão.

Em comunicado, a REN informa que até às 22:00 já tinha conseguido fazer chegar a energia a 85 das suas 89 subestações e estações de corte, no âmbito da operação de reenergização do sistema elétrico nacional, afetado pelo apagão desta manhã.

Saiba tudo aqui.

23:02 28.04.2025

Apagão: Centros de Saúde de Almada-Seixal permanecem fechados na terça-feira

Os centros de Saúde da Unidade Local de Saúde (ULS) Almada-Seixal estarão encerrados na terça-feira e as consultas não urgentes programadas para o Hospital Garcia de Orta serão canceladas devido ao apagão que afetou hoje o País.

Em comunicado, que a Lusa recebeu pelas 20:15, a ULS Almada-Seixal (ULSAS) explica que a situação será reavaliada às primeiras horas da manhã de terça-feira, altura em que será feito novo ponto de situação.

Saiba tudo aqui.

Pub
22:41 28.04.2025

Só o Estoril Open resistiu aos adiamentos nas jornadas desportivas... mas à porta fechada

O apagão provocou um adiamento generalizado dos jogos agendados para hoje, nomeadamente o Casa Pia-Estoril Praia, da 31.ª jornada da Liga de futebol, mas no Estoril Open em ténis a jornada prosseguiu à porta fechada.

"Considerando o contexto, fomos forçados pela Proteção Civil a dar como encerrada a sessão de hoje (jogos continuam à porta fechada). Agradecemos a compreensão e esperamos que amanhã [na terça-feira] o Estoril Open e o país possam acordar dentro da normalidade que todos desejamos", escreveu a organização do 'challenger' português nas redes sociais.

Leia aqui a notícia completa

22:23 28.04.2025

Luís Montenegro: «À hora do apagão estávamos a importar energia de Espanha porque estava a um preço mais competitivo»

Luís Montenegro:

"A questão que nos conduziu a esta situação não foi uma situação de autonomia. Nós temos capacidade para produzir e distribuir energia, mas temos uma ligação com Espanha e a ligação que temos, no caso concreto, à hora que este evento aconteceu, às 11h33 desta manhã, que nós por razões financeiras estávamos a importar energia de Espanha porque estava a um preço mais competitivo, mas, mesmo que assim não fosse, fruto dessa situação o apagão em Espanha tinha provocado o mesmo efeito em Portugal. Temos capacidade, como demonstrámos depois de termos cortado a ligação, de nos posicionarmos no ponto de vista da produção e fornecimento da energia. O que temos de cuidar no futuro é de ter mecanismos de segurança mais desenvolvidos para que um evento destes possa desenvolver volte a ter este impacto. Ao contrário de Espanha, que teve ajuda das outras ligações que tem, nós estamos apenas, em questão de constrangimento, dependentes de Espanha e é verdade que a circunstância de ter limitações de interligação depois também afeta a capacidade de fornecimento a Portugal."

22:18 28.04.2025

ANAC autoriza voos noturnos e entidades apoiam passageiros em Lisboa

O primeiro-ministro afirmou que o regulador da aviação, a ANAC, autorizou a realização de voos noturnos para que as companhias possam recuperar rapidamente atrasos e que há várias entidades coordenadas a assegurar apoio aos passageiros em Lisboa.

"A ANAC autorizou, a pedido do Governo, todos os voos norturnos por forma a assegurar uma rápida recuperação dos atrasos", disse Luís Montenegro numa declaração ao país, em Lisboa.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) disse não ter mais nenhum dado a acrescentar.

De acordo com uma portaria de 2004, está estabelecido o máximo de 91 movimentos aéreos semanais e 26 diários entre a 00:00 e as 06:00. A mesma portaria estabelece ainda que a autorização de movimentos aéreos durante o período noturno está condicionada aos níveis de ruído das aeronaves utilizadas.

Luís montenegro referiu ainda que estão a ser feitas diligências para apoiar os passageiros que se encontram no aeroporto de Lisboa.

"O Governo através da Proteção Civil, em articulação com a ANA - Aeroportos de Portugal, está a tomar todas as diligências para assegurar o apoio necessário à alimentação e necessidades mais urgentes dos passageiros que se encontram no aeroporto de Lisboa", acrescentou Luís Montenegro.

Antes, fonte oficial da ANA disse à Lusa que o terminal do aeroporto de Lisboa já reabriu, mas a gestora aeroportuária pediu aos passageiros que, antes de se dirigirem até àquela infraestrutura, contactem as companhias aéreas para obterem informação sobre o estado dos voos.

Entretanto a mesma fonte da ANA acrescentou que "a retoma do fornecimento da energia elétrica da rede está a permitir a recuperação progressiva do volume normal das operações aéreas em Lisboa, Porto e Faro", reforçando que "os passageiros devem contactar as companhias aéreas para informação sobre o estado do seu voo, antes de se dirigirem ao aeroporto"

Pub
22:16 28.04.2025

Meo, NOS e Vodafone com serviços normalizados onde energia foi reposta

As operadoras de comunicações Meo, Vodafone e NOS estão com os serviços normalizados nos locais onde a energia foi reposta, disseram hoje as respetivas fontes oficiais.

"A Meo confirma que os serviços já se encontram normalizados nas zonas onde a energia já foi reposta", disse fonte oficial.

"A nossa prioridade é garantir que as telecomunicações vão sendo restabelecidas, a par da reposição de energia. (...) Continuamos empenhados em garantir os serviços críticos que são fundamentais para o país e para os nossos clientes".

A NOS está a recuperar comunicações à medida que a energia é reposta no país, disse hoje à Lusa fonte oficial da operadora de telecomunicações.

A mesma fonte adiantou que a operadora está a fazer uma gestão otimizada do espetro.

Por sua vez, a Vodafone acrescentou que "tem estado a trabalhar para garantir a funcionalidade dos serviços essenciais e o menor impacto possível da falha energética nas suas redes".

Nesse sentido, "à medida que a rede elétrica for sendo reposta, nas diferentes zonas do país, a Vodafone restabelecerá de igual modo o seu serviço".

A operadora "aconselha os clientes a colocar o telemóvel em 'modo de voo' e retirar de seguida, para desta forma forçar uma atualização e novo registo na rede".

22:15 28.04.2025

E-Redes repôs eletricidade em cerca de 2 milhões de casas até às 21:30

O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes informou que até às 21:30 estavam ligadas parcialmente 147 subestações, alimentando cerca de dois milhões de clientes, mas não consegue prever a reposição integral.

"Às 21:30 estão ligadas parcialmente 147 subestações, 1.500 megawatts (MW) e alimentados cerca de dois milhões de clientes", disse fonte oficial da empresa à Lusa. Atualmente, existem cerca de 6,5 milhões de consumidores de eletricidade.

No entanto, a E-Redes refere que ainda não é possível fazer previsões da reposição integral, alertando para eventuais demoras na realização da mesma.

22:12 28.04.2025

Luís Montenegro: «Não vale a pena estar a acelerar consumos ou a compra de bens»

Luís Montenegro:

"Estamos confiantes de que o restabelecimento do fornecimento poderá dar aos portugueses e portuguesas uma situação de normalidade no dia de amanhã e que, portanto, quer do ponto de vista do fornecimento de bens essenciais como medicamentos e combustíveis não haverá problemas. Mas reitero aqui o apelo que fiz há pouco: que todos sejamos responsáveis e que todos tenhamos moderação, tentando ter consumos que sejam compatíveis com as necessidades imediatas para que as situações mais urgentes sejam as prioridades a salvaguardar. Não vale a pena estar a acelerar consumos ou a compra de bens porque nós estamos a salvaguardar os fornecimentos para os próximos dias e não estamos a prever que haja algum constrangimento."

Pub
22:09 28.04.2025

Luís Montenegro: «Situação nos hospitais foi a mais difícil de gerir»

Luís Montenegro:

"A situação nos hospitais foi a mais difícil de gerir. Porquê? Porque com a falta de fornecimento elétrica, foram acionados os geradores, alimentados a combustível, só que o combustível vai-se consumindo e é possível alimentar novamente os depósitos para continuar a ter os geradores operacionais. Acontece que a cadeia de abastecimento de combustíveis estava ela própria a colapsar e foi preciso fazer uma gestão muito rigorosa e para esse efeito foi necessário contar com a programação que estava centralizada na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a colaboração inexcedível das forças de segurança que fizeram e asseguraram o patrulhamento e a condução dos camiões cisterna para poder abastecer os Hospitais que iam tendo necessidade de reabastecimento do gasóleo que era necessário para os seus geradores. Não tivemos nenhuma situação limite, em que esse abastecimento estivesse esgotado, mas tivemos situações com alguma perturbação com a dificuldade de trânsito, de gestão operacional. Felizmente, conseguimos que nenhuma delas tivesse tido como consequência a falta de energia para que os cuidados de saúde fossem prestados. Não houve, desse ponto de vista, nenhuma situação que tivesse colocado em causa a prestação dos serviços de saúde nos hospitais portugueses. Houve algumas situações dramáticas, mas não a ver com o fornecimento de energia, o que teve foi a gestão do tempo e a angústia de saber se o transporte de combustíveis iria chegar a tempo ou não de garantir o funcionamento dos geradores que estavam a alimentar a energia dos respetivos hospitais."

22:03 28.04.2025

Luís Montenegro e o apagão: «Estará relacionado com um aumento abrupto da tensão na rede elétrica espanhola»

Luís Montenegro:

"Efetivamente não há ainda um apuramento cabal da origem da situação que levou a este apagão no fornecimento de energia, quer em Portugal, quer em Espanha. Mas há alguns elementos que apontam numa direção: essa origem não está relacionada com a rede elétrica portuguesa e tendo nós ligação à rede elétrica espanhola, presume-se, portanto, que foi nessa que teve origem e que estará relacionada com um aumento abrupto da tensão na rede elétrica espanhola, cuja origem não conseguimos agora explicar. Sabemos, no entanto, que foi o aumento dessa tensão que terá feito disparar os mecanismos de segurança que levaram a este apagão. Vamos, serenamente, avaliar com as autoridades espanholas o que aconteceu e tentar projetar no futuro melhores instrumentos de resposta para evitar a repetição desta ocorrência. Estamos a ter, com a REN, todos os cuidados porque sabemos que uma vontade demasiado voluntarista de ser rápido pode levar a que tenhamos demasiada capacidade atribuída de repente e isso possa provocar a quebra no fornecimento. As coisas têm de ser equilibradas entre a disponibilidade e o consumo. Estamos a antecipar os horários que estavam previstos inicialmente pela REN, que apontavam para que esta região de Lisboa só tivesse fornecimento de energia por volta das 23h30 e duas horas antes já estamos praticamente com a situação de Lisboa já resposta. Temos situações mais difíceis na Beira Baixa, no Alentejo e em Setúbal, no resto do território há já energia elétrica mas é preciso calibrar a ligação com o consumidor final. É isso que os operadores estão agora a efetuar. Eu não sou técnico, mas é um pouco como quando em nossas casas um disjuntor dispara e faz cair toda a ligação de fornecimento à nossa casa e nós não queremos que isso aconteça no nosso País que por causa de uma ligação todo o País fique novamente às escuras. Temos consciência que quanto mais rápida essa operação for efetuada, mais qualidade vamos dar aos portugueses e portuguesas que foram afetados."

21:56 28.04.2025

Luís Montenegro: «Demora na retoma pode ser superior em Portugal àquilo que está a acontecer em Espanha»

Luís Montenegro:

"A demora na retoma pode eventualmente, talvez não seja o caso, ser superior em Portugal àquilo que está a acontecer em Espanha porque ao contrário da possibilidade que a Espanha tem, de ter interligações com outros países, nomeadamente a França e Marrocos, nós em Portugal estamos exclusivamente ligados a nível externo com Espanha, que é o país afetado connosco. Quero finalmente enaltecer a compreensão, a seriedade e o sentido cívico que os portugueses estão a demonstrar nesta circunstância extraordinária. Expresso em particular um enorme apreço pelo trabalho das nossas forças de segurança e por todos os funcionários do serviço do Estado, que têm desde a primeira hora estado na linha da frente da reação operacional aos mais variados desafios que se têm colocado e também aos que fora da esfera do Estado nos têm auxiliado. Desde logo na distribuição de combustível, mas também na gestão do trânsito, passando pela crise nos hospitais, em lares e nas escolas. Apelo a todos, em nome do Governo, que mantenham essa serenidade e o pleno respeito pela Ordem e pelas orientações dadas pelas forças de segurança até termos o restabelecimento geral de toda esta situação. Reitero também que todos façamos um esforço de moderação nos consumos que de alguma maneira estejam relacionados com a eletricidade e também para sermos prudentes faça à desinformação que está em curso. Estamos com total foco na garantia do pleno restabelecimento do abastecimento elétrico. Não é tempo de balanço, mas já estamos a trabalhar com a REN para reforçar a capacidade de prevenção e resiliência de forma a evitar ocorrências como esta."

Pub
21:47 28.04.2025

Luís Montenegro: «Estado revelou capacidade de resposta»

Luís Montenegro:

"O Governo, em atuação com a Proteção Civil e com a ANA Aeroportos, está a tomar todas as diligências para assegurar o apoio necessária à alimentação e às necessidades mais urgentes de todos os passageiros que se encontram no Aeroporto de Lisboa. Demos também indicações às escolas do pré-escolar e do 1.º ciclo para que as crianças permanessem nas suas instalações até à chegada dos pais. Apesar de todas as adversidades resultantes de uma crise, repito, inédita, os serviços essenciais mantiveram-se em funcionamento e o Estado revelou capacidade de resposta. Eu próprio desloquei-me à REN e reuni-me com os seus responsáveis para inteirar-me do trabalho em curso para o restabelecimento do fornecimento de energia. O abastecimento está a ser reposta gradualmente, tal como os portugueses e portuguesas estão a verificar. Em muitas regiões do País, a eletricidade já foi restabelecida, sendo expectável que do ponto de vista do território haja um restabelecimento integral nas próximas horas."

21:42 28.04.2025

Luís Montenegro: «Indicámos à REN os destinatários prioritários para o restabelecimento do serviço elétrico»

Luís Montenegro:

"Não foi possível realizar a reunião que queríamos promover na Assembleia da República por não termos conseguido estabelecer contacto com as representações parlamentares. Mantivemos também contacto permanente com a REN, que é responsável para garantir o transporte da eletricidade em Portugal. O Conselho de Ministros decretou a situação de Crise Energética, o que possibilitou que durante todo o dia fossem tomadas medidas de afetação prioritária de fornecimentos a serviços essencias. O Governo acompanhou a manutenção do fornecimento de energia de todos os serviços e entidades críticas, prioritárias e essenciais, tais como na área da saúde, os hospitais, os órgãos de soberania, as forças de segurança, as telecomunicações, os transportes, a justiça, os órgãos de comunicação social nacional, a grande distribuição alimentar, entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e o sistema de pagamentos eletrónicos."

"Instruímos os distribuidores de combustível para garantirem o abastecimento aos referidos serviços críticos essenciais, de forma a assegurar o funcionamento de todos os geradores para que todos estes serviços tivessem a sua atividade. Indicámos à REN os destinatários prioritários para o restabelecimento do serviço elétrico, designadamente os hospitais. Em toda a rede de transportes procedemos, até às 12 horas, à evacuação dos passageiros retidos, nomeadamente nos Metros de Lisboa e do Porto. Na Travessia do Tejo, foram dadas instruções para o transporte gratuito enquanto houver passageiros para transportar. A ANAC (Autoridade Nacional de Aviação Civil) autorizou, a pedido do Governo, todos os voos noturnos para recuperar em relação aos atrasos."

21:32 28.04.2025

Luís Montenegro e a situação: «Foi e ainda é grave, inédita e inesperada»

Luís Montenegro:

"Tomámos conhecimento hoje pelas 11:33 da manhã de um apagão generalizado na rede nacional elétrica que teve origem fora do nosso território, muito provavelmente em Espanha. De imediato, constituímos um gabinete de crise no Governo que se concentrou na situação, que foi e ainda é grave, inédita e inesperada. A prioridade foi responder às situações mais críticas e urgentes, a começar pelos hospitais, como ajudar as pessoas mais afetadas. Acionámos todos os procedimentos para reativar os grupos geradores nacionais, na Tapada do Outeiro e em Castelo de Bode para restabelecer o fornecimento da eletricidade. No plano operacional, concentrámos a coordenação na Célula de Crise do SSI e no Centro Coordenador Operacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Também o Sistema de Informações da República portuguesa, as Forças Armadas, a Direção Executiva do SNS e o INEM constituíram Gabinetes de Crise para o acompanhamento permanente e articulação com o Governo. O Conselho de Ministros está reunido de forma permanente desde as 13 horas em mode de gestão de crise e assim continuará. Estive em contacto com o Sr. Presidente da República, tive a ocasião de falar com o líder do maior partido da oposição, a Presidente da Comissão Europeia, o Presidente do Conselho Europeu e o Presidente do Governo espanhol, agradecendo desde já a colaboração e partilhar de informação."

Pub
21:23 28.04.2025

Terminal do aeroporto em Lisboa reabre mas passageiros devem contactar companhias

O terminal do aeroporto de Lisboa já reabriu aos passageiros, mas a gestora aeroportuária (ANA) pede aos passageiros que, antes de se dirigirem até lá, contactem as companhias aéreas para obterem informação sobre o estado dos voos.

21:21 28.04.2025

Centenas de passageiros ainda sem malas após voos

Há centenas de pessoas no Aeroporto Humberto Delgado ainda sem malas, na sequência do apagão que afetou Portugal, entre outros países europeus. Com a eletricidade apenas a voltar agora, aos poucos, não foi possível ainda devolver as bagagens de porão a alguns passageiros depois dos respetivos voos.

21:15 28.04.2025

Reposição de energia "faseada e segura para evitar novos desequilíbrios"

A reposição de energia elétrica no país está a ser feita "de forma faseada e segura para evitar novos desequilíbrios no sistema", numa operação que exige "particular rigor e prudência", adiantou em comunicado o Sistema de Segurança Interna (SSI).

De acordo com o SSI, a recuperação da produção elétrica nas centrais de Castelo de Bode (Abrantes, Santarém) e Tapada do Outeiro (Gondomar, Porto) "permitiu iniciar a reposição do fornecimento de eletricidade, começando pelas regiões próximas e alargando-se progressivamente a outras zonas".

O comunicado do SSI refere que a Redes Energéticas Nacionais (REN) "tem todos os seus recursos empenhados" na recuperação do abastecimento de energia, em colaboração com as empresas de distribuição e produção e com a congénere espanhola.

O SSI recomenda ainda à população que se mantenha informada via canais oficiais de informação, "evitando acesso a desinformação e à disseminação da mesma".

Várias áreas dos distritos de Coimbra, Porto, Guarda, Santarém e Lisboa, inclusive na capital, têm já o fornecimento de energia reposto hoje à noite, conforme relatado à Lusa por moradores.

Pub
21:14 28.04.2025

E-Redes já ligou eletricidade a cerca de 1 milhão de clientes

 O operador de rede de distribuição de eletriciade, E-Redes, informou que até às 20h30 estavam ligadas parcialmente 110 subestações, alimentando cerca de um milhão de clientes, mas não consegue prever a reposição integral.

"Às 20h30 estão ligadas parcialmente 110 subestações, 800 megawatts (MW )e alimentados cerca de um milhão de clientes. Não sendo ainda possível fazer previsões da reposição integral, a E-Redes alerta para eventuais demoras na realização da mesma", disse fonte oficial da empresa à Lusa.

Segundo os dados da REN, existem atulamente cerca de 6,5 milhões de consumidores de eletricidade.

A E-Redes "tem mobilizado todo o dispositivo operacional dedicado à execução deste plano, para poder restabelecer a distribuição de energia em território nacional. O plano de reposição da E-Redes é acionado em consequência e em estreita dependência da reposição realizada pela REN", acrescenta.

"Face aos problemas que estão a afetar a rede elétrica nacional, a E-Redes colocou em ação o Plano Operacional de Atuação em Crise, no estado máximo de Emergência às 11h30 desta manhã, com o objetivo de proceder à reposição da energia de forma mais célere possível.

20:58 28.04.2025

As imagens do momento em que a luz regressou na zona de Sacavém

A carregar o vídeo ...
As imagens do momento em que a luz regressou na zona de Sacavém Direitos Reservados
20:53 28.04.2025

Zonas de Lisboa já com luz; Alverca, Sacavém e Matosinhos também

Algumas zonas de Lisboa (Sete Rios, Parque das Nações e Marquês de Pombal), Odivelas, Alverca e Sacavém viram a eletricidade voltar por volta das 20h45. Em Matosinhos também.

Pub
20:46 28.04.2025

Abastecimento de energia já foi reposto nas subestações do Carregado e Sacavém

O abastecimento de energia já foi reposto nas subestações do Carregado e Sacavém, anunciou a REN, sendo estes considerados passos essenciais para reabastecer Lisboa.

20:30 28.04.2025

Já há 750 mil consumidores com eletricidade, diz a REN

20:29 28.04.2025

«O País vai acordar amanhã com eletricidade, no que depender da REN»

A carregar o vídeo ...
«O País vai acordar amanhã com eletricidade, no que depender da REN»
Pub
20:12 28.04.2025

Carlos Moedas fala em "ansiedade que não se justifica": «Percebo que são muitas horas...»

Em declarações aos jornalistas, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, falou esta segunda-feira em "ansiedade que não se justifica" quando questionado acerca do apagão geral que afetou Portugal e outros países da Europa.

Acha que os lisboetas estão tranquilos? "Eu percebo a pergunta, são muitas horas. É um problema internacional, que vem de fora. Temos de manter essa calma. Serão várias horas, não tenho informação de quantas. Temos estado a trabalhar para servir as pessoas. Tenho equipas na rua para informar as pessoas, a perguntar se precisam de alguma coisa. Mas o número de horas não lhe posso dizer".

Vai resolver-se brevemente? "Não tenho essa informação, mas Lisboa tem muitos mecanismos. Os nossos bombeiros continuam a retirar pessoas de elevadores. Não há feridos, não há vítimas, não estamos a falar de nenhum acidente que causou mortos. Pode é haver uma ansiedade que não justifica neste momento. O plano da Câmara está acionado, todas as forças estão a trabalhar e estamos a utilizar os nossos meios. Qualquer necessidade, até num hospital, estamos prontos para ajudar, em contacto com todas as instituições. Sempre dentro desta calma".

20:11 28.04.2025

GNR escolta transporte de combustíveis para infraestruturas críticas

A GNR reforçou o policiamento e a vigilância em zonas como hospitais e postos de abastecimento de combustível e está a garantir a escolta ao transporte de combustíveis para as infraestruturas mais críticas devido ao apagão desta segunda-feira.

Numa informação enviada à agência Lusa via WhatsApp, por ter o sistema de 'e-mail' em baixo devido ao apagão, a Guarda Nacional Republicana (GNR) adianta que, em coordenação e estreita articulação com as demais entidades competentes, está "a realizar e a garantir a escolta ao transporte de combustíveis para as infraestruturas mais críticas, nomeadamente hospitais, entre outros".

Está ainda a reforçar o policiamento e a vigilância nas áreas mais críticas, nomeadamente nas áreas comerciais, bem como nos postos de abastecimento de combustíveis.

A GNR apela à calma e à serenidade da população até ser ultrapassada esta situação, dedicando "especial atenção à circulação rodoviária", uma vez que a sinalização luminosa está temporariamente indisponível.

19:24 28.04.2025

Autocarros da Carris podem ser utilizados gratuitamente esta segunda-feira

O Governo informou esta segunda-feira que a Câmara de Lisboa determinou que esta segunda-feira os autocarros da Carris podem ser utilizados gratuitamente, na sequência do apagão que se registou na Península Ibérica e também noutros países europeus. O Governo adiantou ainda que a Câmara do Porto assegurará o abastecimento de água e o funcionamento dos serviços fundamentais.

Pub
19:18 28.04.2025

INEM sem contacto com alguns meios próprios desde meio da tarde

O INEM está sem conseguir contactar alguns meios próprios, seja via telemóvel, seja através do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), contaram à Lusa funcionários do instituto.

Segundo uma das fontes ouvidas pela Lusa, o acionamento de meios atrasou em mais de 100 chamadas e cerca de 400 foram perdidas.

Pelas 18:00, a mesma fonte disse que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estava sem contacto com alguns meios próprios, entre ambulâncias, motos e Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER).

Em declarações à Lusa, um outro funcionário do INEM exemplificou estas dificuldades de contacto, dizendo que a ambulância do Fundão foi deslocada para os bombeiros porque "era a única forma de ter contacto com o CODU [Centro Operacional de Doentes Urgentes]".

Desde o final da manhã, quando uma falha geral de energia afetou a Península Ibérica, a mesma fonte disse que se perderam mais de 100 chamadas feitas para o 112.

A agência Lusa questionou o INEM sobre esta matéria, mas até ao momento não recebeu resposta. 

19:12 28.04.2025

Apagão leva milhares aos supermercados: as imagens das longas filas

A carregar o vídeo ...
Apagão leva milhares aos supermercados: as imagens das longas filas
19:07 28.04.2025

Várias zonas dos distritos de Santarém e Porto com energia

O fornecimento de energia foi restabelecido hoje à tarde pelo menos em algumas zonas dos distritos de Santarém e do Porto, disseram à Lusa moradores das áreas abrangidas e entidades oficiais.

A REN - Redes Energéticas Nacionais avançou que a produção de eletricidade nas centrais hídrica de Castelo de Bode (localizada no concelho de Abrantes, distrito de Santarém) e termoelétrica da Tapada do Outeiro (Gondomar, distrito do Porto) foi recuperada, estando em curso um processo "muito gradual" de retoma dos consumos.

No distrito de Santarém, a energia está a ser retomada de forma parcial e progressiva em alguns concelhos do Médio Tejo, indicou fonte do Sub-comando da Proteção Civil.

Segundo a mesma fonte, Abrantes foi o primeiro município desta área a ver restabelecida a energia elétrica, cerca das 16h00, e o fornecimento estendeu-se depois a algumas zonas dos concelhos do Entroncamento, Mação, Sardoal, Tomar e Torres Novas.

Pub
19:06 28.04.2025

Meo reconfigura rede e limita uso de dados móveis para garantir serviços essenciais

A Meo reconfigurou a sua rede, limitando o uso de dados móveis para garantir a funcionalidade dos serviços essenciais e apela para que os clientes façam um uso responsável das comunicações até à reposição da energia.

"Face à falha de energia que afeta Portugal Continental, a Meo ativou de imediato o seu plano de contingência, com o objetivo de garantir a máxima estabilidade e continuidade dos serviços", disse a operadora da Altice Portugal, no seu último ponto de situação.

"Para reforçar a autonomia da sua rede móvel, dada a imprevisibilidade da reposição de energia, a Meo reconfigurou a sua rede, limitando a utilização de dados móveis e apelando aos seus clientes que façam um uso responsável das comunicações móveis até que a situação seja totalmente normalizada", acrescentou a mesma fonte.

18:43 28.04.2025

REN e a previsão de regresso da energia: «Entre cinco a seis horas na Grande Lisboa e dentro de duas horas no Grande Porto»

João Faria Conceição, administrador da REN - Redes Energéticas Nacionais, falou esta segunda-feira aos jornalistas sobre a expectativa da empresa em torno da reposição da energia em Portugal após o apagão na Península Ibérica.

"A nossa prioridade é abastecer os consumos prioritários, hospitais, transportes... A expectativa é chegar à zona do Grande Porto dentro de duas horas. A Grande Lisboa vai demorar mais tempo porque temos menos centrais na proximidade de Lisboa, pelo que temos de fazer este jogo de centrais de forma. Madrugada pode ajudar e a nossa expectativa é que possa estar ligada dentro de 5 a 6 horas", disse João Faria Conceição, administrador da REN.

18:35 28.04.2025

Von der Leyen fala com Montenegro e promete ajudar o país

A presidente da Comissão Europeia garantiu ao primeiro-ministro de Portugal que o executivo comunitário vai ajudar o país a restabelecer a rede elétrica, após um apagão que parou o território continental.

"Conversei com o primeiro-ministro Luís Montenegro na sequência do 'apagão' na Península Ibérica. Vamos trabalhar em conjunto para ajudar a restaurar a rede elétrica e dar garantias aos cidadãos", escreveu Ursula von der Leyen nas redes sociais.

A presidente da Comissão Europeia já tinha conversado com o primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, e ao homólogo português assegurou que a "segurança energética é crucial para a União Europeia".

Pub
18:27 28.04.2025

Adiados todos os jogos da Liga Betclic e Liga Meu Super agendados para esta segunda-feira

O jogo Casa Pia-Estoril Praia, da 31.ª jornada da 1.ª Liga, e os dois encontros da 2.ª Liga previstos para esta segunda-feira foram adiados devido à falha generalizada de energia, anunciou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

"Devido à falha de energia que afetou Portugal continental, assim como vários países da Europa, os jogos previstos para esta segunda-feira, referentes às jornadas 31 da Liga Portugal e da Liga Portugal 2, foram adiados para data a anunciar assim que a situação esteja normalizada".

O encontro Casa Pia-Estoril Praia, como início previsto para as 20h15, deveria encerrar a 31.ª jornada da 1.ª Liga, enquanto na 2.ª Liga, estavam previstos, ambos com início às 18h00, os encontros Benfica B-Mafra, e Desportivo de Chaves-Alverca.

18:17 28.04.2025

REN antecipa conferência de imprensa para as 18h30

A REN - Redes Energéticas Nacionais antecipou a conferência de imprensa para as 18h30 - inicialmente prevista para as 20h00 - sobre o corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês. As explicações vão ser dadas pelo administrador da empresa, João Faria Conceição, confirmou fonte oficial da gestora das redes elétricas nacionais à Lusa.

17:56 28.04.2025

Sistema de Segurança Interna garante que todas "as operações essenciais" estão asseguradas

O Sistema de Segurança Interna (SSI) garantiu que todas "as operações essenciais" estão a ser asseguradas e apelou à população para que "se mantenha tranquila, adote medidas de gestão responsável e evite consumos desnecessários".

"O processo de reposição da rede elétrica está em curso. No entanto devido à extensão e complexidade da situação, poderá demorar até que o fornecimento elétrico seja totalmente restabelecido", refere o Sistema de Segurança Interna, em comunicado sobre a falta geral de eletricidade em Portugal continental.

O SSI avança que "todas as operações essenciais estão a ser asseguradas, garantindo a segurança, a proteção e o bem-estar da população", estando a situação "a ser acompanhada de perto".

O Sistema de Segurança Interna apela a que a população se mantenha tranquila, recomendando que respeite as orientações das autoridades no terreno, reduza a velocidade e redobre a atenção durante a circulação rodoviária e evite deslocações desnecessárias.

Pub
17:49 28.04.2025

Energia restabelecida no Rossio ao Sul do Tejo em Abrantes

A energia elétrica já foi restabelecida na freguesia do Rossio ao Sul do Tejo, no concelho de Abrantes, confirmaram vários habitantes à Agência Lusa. Contactos pela Lusa, vários habitantes da povoação do Rossio ao Sul do Tejo, em Abrantes, admitiram já ter energia elétrica. Na mesma linha, alguns estabelecimentos comerciais já abriram portas e encontram-se em funcionamento, disseram.

17:48 28.04.2025

REN faz conferência de imprensa às 20 horas

A REN - Redes Energéticas Nacionais vai fazer uma conferência de imprensa às 20:00 sobre o corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês. As explicações vão ser dadas pelo administrador da empresa, João Faria Conceição, confirmou à Lusa fonte oficial da gestora das redes elétricas nacionais.

17:47 28.04.2025

Recuperada produção nas centrais de Castelo de Bode e Tapada do Outeiro

A REN - Redes Energéticas Nacionais avançou que a produção de eletricidade nas centrais hídrica de Castelo de Bode e termoelétrica da Tapada do Outeiro foi recuperada, estando em curso um processo "muito gradual" de retoma dos consumos.

"Nesta altura, foi possível recuperar a produção nas centrais hídrica de Castelo de Bode e termoelétrica da Tapada do Outeiro. Com esta produção, está em curso um processo muito gradual de retoma dos consumos, em primeiro lugar na região destas centrais e progressivamente em zonas adjacentes", informou a gestora do sistema elétrico nacional, em comunicado.

Pub
17:19 28.04.2025

Jogos do Masters 1.000 de Madrid adiados

O apagão elétrico que está a afetar Portugal e Espanha obrigou os organizadores, por motivos de segurança, a cancelarem a sessão desta segunda-feira do Masters 1.000 de Madrid em ténis. "Por motivos alheios à organização e para garantir a segurança, o apagão geral que afetou Espanha esta segunda-feira, 28 de abril, obriga a suspender tanto a sessão diurna, como a noturna, no Mutua Madrid Open", lê-se nas redes sociais da organização do torneio de terra batida.

17:16 28.04.2025

Galp fecha todos os postos de abastecimento

Antes das 13h já não era possível abastecer combustível em vários postos da Galp e da BP de Lisboa. Agora, à partida, será praticamente impossível: para garantir que não falta combustível para responder a situações de emergência, a Galp, em articulação com o Conselho de Ministros, decidiu fechar todos os postos a veículos não prioritários, confirmou fonte da empresa à Sábado.

Saiba mais aqui.

16:26 28.04.2025

O cenário "caótico" no aeroporto de Lisboa

A carregar o vídeo ...
O cenário "caótico" no aeroporto de Lisboa
Pub
16:23 28.04.2025

REN desmente que fenómeno atmosférico raro tenha estado na origem do apagão

À SIC, a REN – Redes Energéticas Nacionais desmentiu a notícia que tinha sido avançada pela agêntia noticiosa Reuters, que dava conta que teria sido um fenómeno atmosférico raro que estava na origem do apagão na Península Ibérica.

16:13 28.04.2025

Jogo entre Benfica B e Mafra adiado devido ao apagão

A partida da Liga Portugal 2 entre Benfica B e Mafra, no Seixal, foi adiada devido ao apagão elétrico que está a ocorrer nesta segunda-feira em Portugal e em outros países da Europa. O jogo estava agendado para às 18 horas desta segunda, mas a falha elétrica não permite o cumprimento de todas as normas exigidas na organização do encontro. Leia mais aqui.

16:05 28.04.2025

Origem pode ter sido "fenómeno atmosférico raro"

A Rede Nacional de Energia (REN) admitiu à Reuters que "as interrupções no fornecimento de energia eléctrica em Portugal resultaram de uma falha na rede eléctrica espanhola, relacionada com um fenómeno atmosférico raro".

"Devido a variações extremas de temperatura no interior de Espanha, verificaram-se oscilações anómalas nas linhas de muito alta tensão (400 kv), um fenómeno conhecido por vibração atmosférica induzida por Ging. Estas oscilações provocaram falhas de sincronização entre os sistemas eléctricos, levando a perturbações sucessivas em toda a rede europeia interligada. Devido à complexidade do fenómeno e à necessidade de reequilibrar os fluxos de eletricidade a nível internacional, estima-se que a normalização total da rede possa demorar até uma semana", explica a Reuters, citada pela CNN Portugal. 

Pub
15:58 28.04.2025

Grupo Águas de Portugal apela ao consumo muito moderado de água

O grupo Águas de Portugal (AdP) apelou esta segunda-feira ao consumo de água apenas para usos essenciais, de forma "muito moderada", e disse que para já há apenas "falhas pontuais".

Ouvida pela Lusa a propósito do corte generalizado de eletricidade e de uma possível falha de água, fonte oficial da empresa alertou que poderá haver constrangimentos de consumo, embora sem avançar dados mais concretos.

A AdP, que junta mais de uma dezena de fornecedores de água no continente, "apela ao uso de água apenas para o essencial" . "A AdP está a acompanhar a situação em todas as empresas", disse a fonte.

A empresa, acrescentou, pretende garantir que os serviços essenciais têm água.

A fonte recordou que os reservatórios têm água mas que é preciso energia para a transportar, e que mesmo os próprios prédios precisam de energia para fazer chegar a água às torneiras dos consumidores.

15:53 28.04.2025

Hospital de Gaia suspende atividade programada e garante energia para muitas horas

A Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho, cuja principal unidade é o Hospital Santos Silva em Gaia, suspendeu a atividade programada e tem energia para "muitas horas", estando a reabastecer-se de gasóleo para alimentar geradores, disse o presidente.

"Neste momento tomámos como diligências interromper a atividade programada. Essa já paramos. Mantemos todo o resto do hospital em funcionamento, tudo em segurança. O serviço de urgência funciona em pleno, as Unidades de Cuidados Intensivos, todas elas funcionam em pleno", disse esta segunda-feira à Lusa o presidente da Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho, Luís Matos.

Uma falha de eletricidade afeta desde as 11:30, em Lisboa, toda a Península Ibérica.

Falando no Hospital Santos Silva, principal unidade da ULS, o presidente assegurou que o hospital tem uma capacidade de resposta, em termos energéticos, "para muitas mais horas".

"Nós temos capacidade para chegar a mais dia e meio, quase, portanto estamos confortáveis. Entretanto já estamos a procurar o fornecedor de gasóleo para nos continuar a abastecer", completou.

No exterior do hospital, o barulho do gerador é muito intenso, tendo a Lusa constatado no local que vários funcionários do hospital estavam a carregar barris de 200 litros de gasóleo para o alimentar.

Luís Matos explicou que no Hospital Santos Silva tudo está a "funcionar controladamente", e que nas outras unidades da ULS, no centro de Gaia e em Espinho a atividade programada também foi parada.

"Fizemos uma recolha das vacinas que estão espalhadas pelos Centros de Saúde para os nossos frigoríficos daqui da farmácia, que também tem a proteção", referiu.

O gestor, cujo Conselho de Administração está reunido, assegura que "tudo decorre com normalidade", falando num "comportamento impecável de toda a gente".

"Em relação à população, aqueles que tinham atividade programada para hoje, lamentamos imenso mas não a vamos conseguir fazer, vamos remarcar para toda a gente as consultas, tratamentos e tudo o que estava previsto", garantiu Luís Matos.

Já os tratamentos de hospital de dia "que eram imprescindíveis vão ser feitos", pedindo à população para manter "toda a calma".

A REN -- Redes Energéticas Nacionais disse hoje que é ainda impossível prever quando é que o fornecimento de eletricidade estará normalizado e alertou para a complexidade da operação de restabelecimento do serviço, que será feito gradualmente.

15:41 28.04.2025

Autoestradas da Brisa a operar normalmente exceto limitações pontuais

As autoestradas da Brisa mantêm-se a operar dentro da normalidade, exceto algumas limitações pontuais que não interferem com a segurança dos clientes, informou esta segunda-feira a concessionária.

"A normalidade das operações na rede de autoestradas da Brisa não foi afetada pelo apagão, existindo apenas algumas limitações pontuais que não interferem com a segurança dos clientes", esclareceu a Bria, em resposta escrita à Lusa.

A concessionária rodoviária acrescentou que o atendimento telefónico de Emergência Rodoviária "também está assegurado e a funcionar normalmente".

Pub
15:38 28.04.2025

Encerramento do aeroporto de Lisboa deixa milhares de pessoas na rua

O encerramento do aeroporto de Lisboa, no seguimento de um apagão que afetou Portugal e outros países europeus, deixou esta segunda-feira milhares de pessoas no exterior, não podendo entrar ninguém.

No exterior do Aeroporto Humberto Delgado, eram milhares as pessoas que esperavam junto ao terminal 1, perto de uma estação de metro encerrada e a uma zona rodoviária entupida.

Fonte policial no terreno explicou à Lusa que o acesso ao interior aeroporto está vedado, exceto para os passageiros de voos que vão aterrando e para situações de emergência.

No interior da zona de partidas do Terminal 1, encontravam-se algumas dezenas de pessoas, que entraram ainda antes do apagão energético e que estão à espera dos seus voos.

Um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) detalhou que quem já entrou e fez o check-in deverá partir nos seus voos, mesmo sem a reposição da rede.

15:36 28.04.2025

Rodoviária Carris mantém operação de autocarros em Lisboa

O serviço de autocarros da Carris, em Lisboa, está esta segunda-feira a funcionar, mas os elétricos e ascensores estão temporariamente suspensos, indicou a empresa, no dia em que a Península Ibérica sofreu uma quebra no fornecimento de energia.

"Na sequência dos constrangimentos decorrentes das falhas de energia, a Carris informa que a operação de serviço público de transporte de passageiros com autocarros se encontra a funcionar, registando-se uma interrupção temporária na rede de elétricos e ascensores", referiu a transportadora, em comunicado.

Segundo a empresa, gerida pelo município de Lisboa, "o serviço será restabelecido na íntegra assim que seja possível".

A REN - Redes Energéticas Nacionais disse que um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.

O apagão registou-se às 11:30 de Lisboa e está a motivar o fecho de inúmeros serviços, públicos e privados, como transportes, comércio, restauração e escolas.

O serviço do Metropolitano de Lisboa foi suspenso, com o encerramento das estações, conforme constatou a Lusa.

O trânsito tem-se acentuado na cidade ao longo das últimas horas, como constatou a Lusa em diferentes locais, como a 2.ª Circular, que atravessa a capital de este a oeste.

Ao início da tarde, um motorista da Carris disse à Lusa que as comunicações na empresa estavam com problemas e que a circulação de autocarros da Carris Metropolitana - operadora da Área Metropolitana de Lisboa - é que estava a conseguir facilitar o transporte rodoviário de passageiros.

15:31 28.04.2025

Corrida por água e enlatados faz filas no Continente de Gaia

Enlatados, papel higiénico, pão, leite, fruta e muita água acumulam-se nos carrinhos de compras que fazem enormes filas no Continente do Gaiashopping três hora depois do apagão que afeta a Península Ibérica.

A falha de energia elétrica levou a uma corrida por alimentos não perecíveis e água no supermercado e, pelas 14:20, o tempo de espera para pagar chegava a uma hora, constatou a Lusa.

A falta de espaço levou mesmo os repositores a deixarem água e enlatados no meio dos corredores maiores. Pelas 14:30 já havia prateleiras vazias.

Em frente, a farmácia deixou de funcionar logo às 11:30. Sem luz não há sistema, disseram à Lusa.

Ao lado, no quiosque o multibanco ainda dava para comprar cigarros.

Pub
15:23 28.04.2025

Luís Montenegro: «A origem não teve lugar em Portugal»

Luís Montenegro fez uma interrupção no Conselho de Ministros para falar ao país. "Lamentamos muito este episódio que aflige o dia a dia dos portugueses, a origem não teve lugar em Portugal e o Governo está a acompanhar, com todas as autoridades nacionais e internacionais. Este corte de energia foi inesperado e imprevisto", considerou Montenegro, que vai agora ao centro de operações da REN com a Ministra do Ambiente.

O primeiro-ministro pediu aos portugueses para confiarem no trabalho que as entidades estão a desenvolver para que a energia seja restabelecida ainda hoje. Deixou também um apelo à "calma" e ao "espírito de solidariedade". 

"Temos a expectativa de que a partir da central de Castelo de Bode e da Tapada do Outeiro todo o sistema de produção elétrica em Portugal possa ser ativado e que nas próximas horas as portuguesas e os portugueses possam ver restabelecida a sua ligação", declarou Luís Montenegro.

A carregar o vídeo ...
Luís Montenegro: «A origem não teve lugar em Portugal»
15:12 28.04.2025

BE espera do Governo "resposta pronta" e "rapidez na comunicação"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, afirmou esperar-se uma "resposta pronta" e "rapidez na comunicação" por parte do Governo na sequência do apagão elétrico que está a afetar Portugal continental desde as 11:30 de desta segunda-feira.

"Perante a perturbação causada pelo apagão elétrico, espera-se do Governo resposta pronta aos setores essenciais afetados e rapidez na comunicação com o país, incluindo no combate à desinformação", escreveu a líder do BE, na rede social X.

15:10 28.04.2025

REN diz ser ainda impossível prever quando situação estará normalizada

A REN - Redes Energéticas Nacionais disse esta segunda-feira que é ainda impossível prever quando é que o fornecimento de eletricidade estará normalizado e alertou para a complexidade da operação de restabelecimento do serviço, que será feito gradualmente.

"Neste momento é ainda impossível prever quando estará normalizada a situação", avançou a REN, em comunicado, acrescentando que a operação de restabelecimento do serviço se reveste "de dificuldade acrescida por ser feita a partir de uma situação de vazio, isto é, sem o auxílio de energia proveniente de fontes de produção, ou de Espanha, onde também decorre uma complexa operação de restabelecimento do serviço".

Segundo a gestora do sistema elétrico nacional, "a reernegização do sistema elétrico nacional será feita gradualmente, com o acoplamento faseado dos diversos grupos eletroprodutores".

A REN garantiu que tem todos os seus recursos empenhados na recuperação da rede de abastecimento de energia a todo o país, em colaboração com as empresas produtoras e de distribuição e com a Rede Elétrica de Espanha.

Os dois países ibéricos estão a ser afetados por um corte maciço no fornecimento de energia, que se fez sentir em Portugal a partir das 11:33.

De acordo com a REN, "as autoridades e as empresas responsáveis pelo transporte de eletricidade de ambos os lados da fronteira continuam entretanto a analisar as causas do incidente desta manhã".

Pub
15:05 28.04.2025

Ursula von der Leyen acompanha situação

15:03 28.04.2025

EPAL alerta para possíveis problemas no abastecimento de água

A EPAL alertou esta segunda-feira que o "apagão" na rede elétrica europeia pode originar interrupções no fornecimento de água apelando ao uso de forma consciente.

"Estão a ser desenvolvidas todas as diligências, no sentido de minimizar os impactos que poderão ocorrer desta situação, no que diz respeito ao abastecimento de água", acrescentou, numa nota, a Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL).

15:00 28.04.2025

Tribunais abertos para atos urgentes mas há diligências a ser canceladas

Os tribunais mantêm-se abertos para atos urgentes, mas há diligências que foram canceladas devido à falha de energia que está a afetar Portugal, disse esta segunda-feira fonte do Ministério da Justiça, enquanto fonte sindical garantiu que "estão parados".

"Algumas diligências estão a ser canceladas", disse à Lusa fonte do Ministério da Justiça, acrescentando que a tutela só não mandou fechar os tribunais por poderem ter de praticar atos urgentes e inadiáveis.

A mesma fonte adiantou que a Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) recomendou aos administradores das comarcas, por indicação do Governo, que mantenham a trabalhar "uma equipa mínima" para assegurar aqueles atos.

Contactado pela Lusa, o presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), António Marçal, frisou que "os tribunais não têm sistemas redundantes" e "estão parados", sem que possa ser feita a tramitação eletrónica dos processos.

"Os tribunais estão abertos, mas é como se não estivessem", resumiu, sublinhando que, sem energia, nem sequer é possível digitalizar documentos.

Segundo a fonte do Ministério da Justiça, o Tribunal de Sintra é um dos que, pelas 13:30, se mantinham abertos para atos urgentes, mas sem sistema de som e gravação a funcionar.

Pub
14:58 28.04.2025

Adiado debate entre Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos nas televisões

O debate televisivo entre o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, foi esta segunda-feira adiado para data a definir, disse à Lusa fonte do gabinete do líder do executivo.

Segundo a mesma fonte, o debate foi adiado por consenso entre os dois e com o acordo das televisões RTP, SIC e TVI, que o deveriam transmitir em simultâneo, não tendo ainda sido definida uma nova data.

14:57 28.04.2025

IRN encerra conservatórias e unidade de elite nas prisões é ativada

O Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) mandou encerrar as conservatórias, enquanto nas prisões a unidade de elite está de prevenção, devido à falha de energia que está afetar Portugal, disse à Lusa o Ministério da Justiça.

"O IRN decidiu mandar fechar as conservatórias", adiantou fonte do Ministério da Justiça, sem adiantar mais detalhes.

A mesma fonte acrescentou que, se for necessário, "será reforçada a segurança no sistema prisional", acrescentando que o esquadrão do Grupo de Intervenção e Segurança Prisional (GISP), o grupo de operações especiais do Corpo da Guarda Prisional, "está já de prevenção".

"No Ministério da Justiça, onde existem sistemas redundantes, estes foram acionados", sublinhou, ressalvando que, "como as bombas de gasolinas estão a encerrar", "não há garantia de se conseguir adquirir gasóleo" para prolongar o funcionamento dos geradores.

Os centros de processamento de dados do ministério que "alimentam toda a rede da justiça" têm energia para seis horas, no caso do que está instalado em Évora, e para 24, no caso do que funciona em Lisboa.

"Caso a energia não seja restabelecida entretanto, os servidores e serviços nos 'DataCenter' serão desligados duas horas antes", adiantou

Inicialmente, foi dada indicação aos organismos tutelados pela Justiça para aguardarem duas horas, estando prevista a permanência somente das equipas de gestão de crise caso "o apagão se mantenha".

14:56 28.04.2025

E-Redes alerta que previsão de reposição da eletricidade pode ser prolongada

A E-Redes alertou esta segunda-feira que a previsão de reposição da eletricidade se mantém indefinida e pode ser prolongada, sem adiantar uma estimativa. "Face aos problemas da rede que persistem a previsão de reposição da energia mantém-se indefinida e poderá ser prolongada", informou a operadora da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal continental, em comunicado.

A E-Redes reiterou que o fornecimento de eletricidade em Portugal está a ser afetado por constrangimentos a montante da rede de distribuição, na rede de muito alta tensão em Espanha.

Pub
14:53 28.04.2025

NAV a monitorizar e implementar medidas para segurança das operações

A NAV Portugal - Navegação Aérea disse esta segunda-feira que está a monitorizar a situação causada pela falha de eletricidade que está a afetar a Península Ibérica e garantiu que está a implementar as medidas necessárias à segurança das operações.

"A NAV Portugal ativou as suas redundâncias de energia em função da falha elétrica ocorrida. Continuamos a monitorizar a situação e a implementar as medidas que se revelem necessárias à segurança das operações", adiantou a prestadora de serviços de tráfego aéreo, em resposta escrita à Lusa.

O acesso ao terminal do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, está condicionado, para restringir a entrada a quem tem voo marcado, adiantou à Lusa fonte oficial da ANA.

"Os aeroportos da ANA acionaram os geradores de emergência, o que para já possibilita a manutenção do essencial da operação aeroportuária nos aeroportos do Porto e de Faro. Em Lisboa a operação está a decorrer, mas com limitações. Até ao momento, não se registam impactos nos Aeroportos da Madeira e dos Açores", avançou a ANA.

Desta forma, nos aeroportos de Faro e do Porto estão a fazer-se todas as aterragens e descolagens, com recurso a energia de gerador, enquanto em Lisboa estão também a acontecer aterragens e descolagens, mas com maior limitação, avançou a mesma fonte.

14:52 28.04.2025

Correio da Manhã Rádio acompanha apagão ao minuto

Acompanhe a emissão da Correio da Manhã Rádio sobre o Apagão.

14:50 28.04.2025

Canais da RTP em baixo

Os três canais principais da emissora pública estão em baixo. No site da RTP Play, quando se tenta ver em direto a emissão, surge a mensagem: "Este conteúdo está neste momento indisponível".

Pub
14:48 28.04.2025

EDP diz que normalização da situação pode "demorar várias horas"

Fonte da EDP contou à SIC que está a acompanhar os constrangimentos no abastecimento elétrico e a colaborar com as entidades oficiais para que a reposição de energia seja feita “da forma mais rápida possível”. No entanto avisa que a normalização do fornecimento deverá “demorar várias horas”. “A empresa tentará manter os seus canais de comunicação ativos, dentro das limitações existentes, de forma a atualizar os seus clientes e parceiros sobre o estado de resolução do problema"

14:44 28.04.2025

TAP pede aos passageiros para não se dirigirem ao aeroporto

A TAP está a pedir aos passageiros para não se dirigirem ao aeroporto, uma vez que o funcionamento se encontra temporariamente condicionado devido ao apagão.

"Devido ao corte de energia elétrica em vários países europeus, o funcionamento dos aeroportos encontra-se temporariamente muito condicionado. A TAP solicita que não se dirija para o aeroporto até novas informações", lê-se no 'site' da companhia aérea.

14:35 28.04.2025

Bancos fechados, lojas às escuras, farmácias sem poder vender...

Agências bancárias fechadas, estabelecimentos comerciais às escuras, supermercados encerrados, farmácias sem poder vender medicamentos ou ruas sem semáforos é a realidade esta segunda-feira de uma zona central de Lisboa, depois de falha generalizada de energia.

No Mercado 31 de Janeiro, na zona da Estefânia, o espaço está todo às escuras e Humberto Faria começa a fazer contas ao prejuízo que pode ter se tiver de deitar fora toda a carne que tem guardada nas arcas frigoríficas do talho que gere, segundo o Correio da Manhã.

Pub
14:24 28.04.2025

Universidades em serviços mínimos e sem aulas

Instituições de ensino superior estão a suspender as aulas e atividades na sequência da falha de eletricidade que está a afetar Portugal continental. De acordo com o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), as instituições estão "a passar a serviços mínimos em termos de energia", depois de uma falha de eletricidade ter afetado hoje pelas 11:30 várias cidades, de norte a sul do país. Em reposta à Lusa, Paulo Jorge Ferreira, que é também reitor da Universidade de Aveiro disse que o foco é a "cibersegurança e segurança física", lembrando que existem portas elétricas nas instalações.

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa encerrou as atividades letivas a partir das 14:00, informou também aquela instituição, que vai manter o 'campus' aberto "por uma questão de segurança da comunidade académica".

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação informou a Lusa de que ainda não tem um balanço da situação nas escolas, estando ainda a recolher informação.

14:22 28.04.2025

António Costa em contacto com Montenegro e Sánchez

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, está em contacto com o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, e o chefe de Governo espanhol, Pedro Sánchez, devido ao corte no abastecimento elétrico na Península Ibérica. Um alto funcionário europeu avançou hoje à agência Lusa que o líder da instituição que junta os chefes de Governo e de Estado da União Europeia e também antigo primeiro-ministro português, António Costa, "está em contacto" com Luís Montenegro e Pedro Sánchez sobre o incidente ocorrido nas últimas horas.

A informação surge pouco depois de a Comissão Europeia ter indicado estar em contacto com as autoridades de Portugal e Espanha e com a rede europeia de operadores para compreender a causa e o impacto do corte maciço no abastecimento elétrico na Península Ibérica.

14:18 28.04.2025

NOS ativa plano de contingência e adverte para impacto se reposição demorar

A NOS confirmou que a falha energética está afetar os serviços fixos e móveis em algumas zonas e ativou o plano de contingência e que, dependendo da duração da reposição, esse impacto poderá ser generalizado. A operadora "confirma que a falha de energia a nível nacional, à qual a NOS é alheia, está a afetar os serviços fixos e móveis nalgumas zonas do país" e que, "dependendo da duração da falha de energia, este impacto poderá ser generalizado a todos os serviços, em todo o país", disse fonte oficial.

A operadora "ativou imediatamente o plano de contingência e as [suas] equipas técnicas estão a acompanhar a situação de forma a garantir estabilidade dos serviços durante esta fase e também no processo de recuperação", assegurou a mesma fonte.

Pub
14:09 28.04.2025

Vários postos de combustível condicionados em Portugal

Vários postos de combustível estão a condicionar o abastecimento, na sequência da falha energética que está a afetar Portugal e outros países europeus, confirmaram à Lusa os seus responsáveis. Os carros-tanque também não têm capacidade para abastecer os postos tendo em conta que os "terminais não estão operacionais", disse o secretário-geral das Empresas Portuguesas de Combustíveis e Lubrificantes (EPCOL), António Comprido, à Lusa.

14:07 28.04.2025

Centro Nacional de Cibersegurança: «Não foram identificados indícios que apontem para um ciberataque»

Centro Nacional de Cibersegurança emitiu esta segunda-feira um comunicado: "O CNCS foi informado às 11h30 de uma falha na rede elétrica nacional. Contactadas as entidades incumbentes apurou-se de que se trata de uma falha que afetou alguns países europeus. Estamos em contacto com as nossas congéneres nesses países e com as entidades relevantes nacionais. Não foram identificados até ao momento indícios que apontem para um ciberataque. Chamamos a atenção para a circulação de desinformação que ocorre nestas situações pelo que aconselhamos consulta ou a confirmação de informação junto de fontes fidedignas."

14:05 28.04.2025

Marcelo em contacto com o Governo

A Presidência da República informa que Marcelo Rebelo de Sousa "está a acompanhar a situação em contacto permanente com o Governo".

Pub
14:04 28.04.2025

Serviços da Meo com perturbações e plano de contingência foi ativado

A Meo confirma que devido à falta de energia em Portugal Continental os seus serviços estão temporariamente com perturbações e informa que ativou de imediato o plano de contingência, disse esta segunda-feira à Lusa fonte oficial.

"A Meo confirma que, devido à falta de energia elétrica sentida em Portugal Continental, os seus serviços se encontram temporariamente com perturbações", afirmou a fonte. "Ativamos de imediato o nosso plano de contingência, unindo todos os esforços de forma a garantir a maior estabilidade possível dos serviços", acrescentou.

14:02 28.04.2025

Centrais nucleares espanholas deixaram de produzir eletricidade

As centrais nucleares espanholas deixaram de produzir eletricidade, na sequência do apagão generalizado, que também está a afetar Portugal, noticiou esta segunda-feira o jornal El Pais.

O diário, que citou fontes do Conselho de Segurança Nuclear, escreveu que as cinco centrais nucleares espanholas com sete reatores em funcionamento deixaram de produzir eletricidade para a rede pública por razões de segurança.

Os sistemas internos de cada central têm de continuar operacionais e as instalações estão a utilizar o equipamento a gasóleo que cada central nuclear dispõe, acrescentou.

A REN -- Redes Energéticas Nacionais disse que um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.

13:59 28.04.2025

Prazo para a normalidade em Espanha

Em Espanha dizem que no país a normalidade só será restabelecida dentro de umas 6 ou 10 horas.

Pub
13:57 28.04.2025

ULS da Guarda reúne Comissão de Catástrofe

A Comissão de Catástrofe da Unidade Local de Saúde da Guarda (ULS) está esta segunda-feira reunida na sequência do apagão, disse fonte da instituição. "Os serviços estão a funcionar dentro das contingências que resultam do apagão. Comissão de Catástrofe da ULS em reunião. Manteremos a população informada através das redes sociais", disse a fonte oficial.

13:55 28.04.2025

PSP corta acesso ao aeroporto de Lisboa

A carregar o vídeo ...
PSP corta acesso ao aeroporto de Lisboa
13:54 28.04.2025

O apagão visto nas ruas de Lisboa

A carregar o vídeo ...
O apagão visto nas ruas de Lisboa
Pub
13:53 28.04.2025

Bruxelas em contacto com autoridades de Portugal e Espanha para conhecer causa

A Comissão Europeia disse esta sexta-feira estar em contacto com as autoridades de Portugal e Espanha e com a rede europeia de operadores para compreender a causa e o impacto do corte maciço no abastecimento elétrico na Península Ibérica.

"Estamos em contacto com as autoridades nacionais de Portugal e Espanha, bem como com a ENTSO-E [Rede Europeia dos Operadores das Redes de Transporte de Eletricidade] para compreender a causa subjacente e o impacto da situação", disse fonte oficial do executivo comunitário à agência Lusa.

"A Comissão continuará a acompanhar a situação e a certificar-se de que a troca de informações entre todas as partes relevantes se processa sem problemas", adiantou a mesma fonte oficial.

Bruxelas adiantou existirem "protocolos para restabelecer o funcionamento do sistema", como previsto na legislação comunitária referente às redes de emergência e restabelecimento.

13:51 28.04.2025

Em Espanha apenas os supermercados Mercadona estão abertos

13:49 28.04.2025

Pedro Nuno Santos: «Deve ser convocado o Gabinete Coordenador de Segurança

Pedro Nuno Santos, secretário-geral do Partido Socialista, deixou uma mensagem nas redes sociais: 

"Perante a complexidade do que acaba de acontecer em termos energéticos, deve ser convocado o Gabinete Coordenador de Segurança e de, em sede do Sistema de Segurança Interna, reunir todos os atores das forças e dos serviços de segurança e proteção civil. É urgente determinar as causas, os efeitos imediatos e estabelecer planos de ação para proteger as infraestruturas críticas essenciais à nossa vida coletiva. Deve ser dada prioridade, no restabelecimento energético, aos setores essenciais: saúde, transportes, comunicações e garantia de acesso aos bens alimentares. O PS está disponível para cooperar em tudo o que for necessário", escreveu o líder do PS.

Pub
13:44 28.04.2025

Hospital de São João apenas garante atividade urgente e emergente

O hospital de São João, no Porto, ativou esta segunda-feira o plano de contingência e suspendeu a atividade programada e não prioritária, alertando que "a capacidade de resposta dos geradores está dependente da gestão do combustível disponível". 

"Na sequência do apagão que afeta o país inteiro, foi ativado o plano de contingência do hospital São João, com ativação dos geradores de emergência para alimentar áreas prioritárias, como o bloco operatório para intervenções cirúrgicas urgentes e a Unidade de Cuidados Intensivos", descreveu à Lusa fonte oficial. 

De acordo com a mesma fonte, "a atividade clínica urgente e emergente está a ser assegurada".

Foi suspensa "a atividade programada e toda a atividade não prioritária".

Em causa está "uma lógica de otimização dos recursos disponíveis, pelo superior interesse dos nossos doentes", refere o hospital.

"A capacidade de resposta dos geradores está dependente da gestão do combustível disponível", acrescenta.

13:43 28.04.2025

Hospital de Viseu a funcionar "dentro da normalidade" com recurso a geradores

A Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão-Lafões está a funcionar "dentro da normalidade" com recurso a geradores devido ao apagão, disse esta segunda-feira à agência Lusa fonte daquela instituição. "O hospital está a funcionar dentro da normalidade, com recurso aos nossos geradores que funcionam a gasóleo e temos combustível", disse à agência Lusa fonte da ULS Viseu Dão-Lafões.

13:41 28.04.2025

Passageiros do Metro de Lisboa já foram retirados

Segundo a SIC Notícias, os passageiros que estavam retidos nas carruagens do Metro de Lisboa já foram retirados e as galerias foram evacuadas. Todas estações estarão fechadas.

Pub
13:32 28.04.2025

Unidade Local de Saúde do Alto Minho cancela consultas e cirurgias programadas

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) ativou o plano de contingência para lidar com o apagão que deixou esta segunda-feira o país sem luz e está já a cancelar consultas e cirurgias, disse à Lusa fonte oficial. "Foi cancelada toda a atividade programada, tanto consultas como cirurgias", adiantou fonte oficial da ULSAM que, para além de centros de saúde, abrange dois hospitais, o de Viana do Castelo e o de Ponte de Lima.

Assim, a ULSAM vai apenas "manter a atividade inadiável", como cirurgias urgentes.

A mesma fonte não conseguiu indicar até quando se manterão os cancelamentos de cirurgias e consultas, mas disse que a atividade programada está a ser cancelada a partir das 13:00.

Pelas 12:00, os hospitais de Viana do Castelo e de Ponte de Lima estava a "funcionar normalmente" com recurso a geradores, com a administração a admitir ativar um plano de contingência.

13:30 28.04.2025

Acesso ao terminal do aeroporto de Lisboa condicionado a quem tem voo

O acesso ao terminal do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, está condicionado, para restringir a entrada a quem tem voo marcado, adiantou à Lusa fonte oficial da ANA. "O acesso ao terminal [do aeroporto de Lisboa] está condicionado, para restringir ao máximo a entrada aos passageiros que tenham voo", disse à Lusa fonte oficial da gestora aeroportuária. 

A ANA acionou esta segunda-feira os geradores de emergência, após um corte de energia a nível geral, possibilitando o essencial da operação no Porto e em Faro, mas Lisboa com mais limitações, disse à Lusa fonte oficial da gestora aeroportuária.

"Os aeroportos da ANA acionaram os geradores de emergência, o que para já possibilita a manutenção do essencial da operação aeroportuária nos aeroportos do Porto e de Faro. Em Lisboa a operação está a decorrer mas com limitações. Até ao momento, não se registam impactos nos Aeroportos da Madeira e dos Açores", avançou a ANA.

Desta forma, nos aeroportos de Faro e do Porto estão a fazer-se todas as aterragens e descolagens, com recurso a energia de gerador, enquanto em Lisboa estão também a acontecer aterragens e descolagens mas com maior limitação, avançou a mesma fonte.

A ANA vai fazer atualizações "logo que houver evolução ou mais informação".

13:27 28.04.2025

Proteção Civil reúne Centro de Coordenação Operacional Nacional

O Centro de Coordenação Operacional Nacional, que integra as entidades no âmbito das operações de proteção e socorro, vai reunir-se esta segunda-feira para acompanhar a situação e adotar os procedimentos necessários devido à falta de energia em Portugal Continental. Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) disse à Lusa que a reunião do Centro de Coordenação Operacional Nacional vai ser presidida pelo secretário de Estado da Proteção Civil e vai realizar-se às 13:30. Em comunicado, a ANEPC refere que no seguimento do apagão verificado os sistemas de redundância da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil "estão a funcionar normalmente, permitindo que o sistema de comando, controlo e socorro funcione sem constrangimentos".

Pub
13:26 28.04.2025

Aeroporto de Lisboa ativa plano de emergência

No aeroporto de Lisboa foi ativado um plano de emergência em que só aterram os aviões que estão no ar. Os que estão em terra por agora aguardam.

13:24 28.04.2025

Ministro Nuno Melo deixa "apelo à tranquilidade"

O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, apelou esta segunda-feira, em Coimbra, para que as pessoas mantenham a tranquilidade e adiantou que ainda não são conhecidas as causas da falha de eletricidade que afetou Portugal continental. "O apelo que devemos fazer é um apelo a tranquilidade. Sabemos que esta falha de energia atinge vários países. Não conhecemos as causas", declarou o Ministro da Defesa Nacional, no Conservatório de Música de Coimbra.

Segundo Nuno Melo, "todos os poderes públicos estão empenhados naquilo que é o auxílio às pessoas, às populações, que naturalmente terão um motivo de apreensão". "Mas a nossa mensagem é de tranquilidade até que tenhamos dados", referiu.

13:21 28.04.2025

Presidente da Câmara de Madrid deixa apelo à população

Pub
13:10 28.04.2025

Tráfego ferroviário interrompido em toda a Espanha

O tráfego ferroviário foi interrompido em toda a Espanha devido corte do abastecimento elétrico que, desde as 11:30, afeta Portugal de Norte e Sul, Espanha e vários países europeus.

13:08 28.04.2025

Vodafone alerta que caso reposição de energia demore é expectável deterioração das redes

A Vodafone confirma a existência de perturbações de rede devido à falta de energia elétrica e alerta que, caso a reposição se prolongue excessivamente, "é expectável" deterioração da capacidade das suas redes, disse à Lusa fonte oficial. "A Vodafone confirma a existência de perturbações na sua rede decorrentes da falta generalizada de energia elétrica verificada na manhã desta segunda-feira", disse fonte oficial. "Nessa sequência, os mecanismos para garantir a continuidade da operação foram desencadeados, tal como previsto", asseverou a mesma fonte. Caso o período de reposição da energia "se prolongue excessivamente, é expectável que ocorra deterioração da capacidade das nossas redes", advertiu.

13:04 28.04.2025

PSP coloca mais polícias nas ruas

A PSP está a colocar um maior número de polícias nas ruas para auxiliar as pessoas, nomeadamente no trânsito, devido à falha de energia. O porta-voz da Polícia de Segurança Pública disse à Lusa que os polícias estão auxiliar as pessoas no trânsito, uma vez que devido ao cenário de falta de eletricidade geral os semáforos podem deixar de funcionar. Segundo a PSP, os polícias estão também a prestar apoio no Metropolitano de Lisboa, designadamente nas saídas das estações. A PSP foi também chamada para ajudar, juntamente com os bombeiros, algumas pessoas que estavam presas em elevadores. O porta-voz da PSP indicou ainda que a polícia está a funcionar com geradores. Nas redes sociais, a PSP alerta para semáforos apagados devido ao apagão e pede aos automobilistas para conduzirem com mais atenção e segurança. 

Pub
13:01 28.04.2025

Consumo de energia antes e depois do apagão, segundo a REN

12:58 28.04.2025

Conselho de Ministros em reunião de emergência

O Conselho de Ministros vai reunir dentro de poucos minutos em São Bento, na na residência oficial do primeiro-ministro, para analisar a situação.

12:56 28.04.2025

ANA aciona geradores de emergência, aeroporto de Lisboa com mais limitações

A ANA acionou os geradores de emergência, possibilitando o essencial da operação no Porto e em Faro, mas Lisboa com mais limitações, disse à Lusa fonte oficial da gestora aeroportuária. "Os aeroportos da ANA acionaram os geradores de emergência o que para já possibilita a manutenção do essencial da operação aeroportuária nos aeroportos do Porto e de Faro. Em Lisboa a operação está a decorrer mas com limitações. Até ao momento, não se registam impactos nos Aeroportos da Madeira e dos Açores", avançou a ANA.

Pub
12:55 28.04.2025

REN confirma corte de eletricidade na Península Ibérica e parte de França

A REN - Redes Energéticas Nacionais confirmou hoje um corte maciço no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.

12:52 28.04.2025

Câmara de Madrid ativa plano de emergência

A imprensa espanhola revela que a câmara de Madrid ativou o plano de emergência municipal. A Polícia Municipal está totalmente mobilizada e a cobrir as principais rotundas e os bombeiros estão a dar prioridade às pessoas presas nos elevadores.

12:48 28.04.2025

Ministro admite que apagão possa ser devido a ciberataque

O ministro Adjunto e da Coesão Territorial admitiu esta segunda-feira que o apagão energético que afeta Portugal possa ser devido a um ciberataque, adiantando que está também a afetar Espanha, França e Alemanha. Em declarações à RTP 3, Manuel Castro Almeida, questionado sobre a possibilidade de se tratar de um ciberataque, respondeu que "há essa possibilidade, mas não está confirmada". Leia mais aqui.

Pub
12:47 28.04.2025

Governo cria grupo de trabalho para acompanhar o apagão

O Governo criou um grupo de trabalho para acompanhar o apagão que afeta Portugal de Norte a Sul e outros países europeus e aponta que o problema "terá tido origem" fora de Portugal.

"Terá sido, aparentemente, um problema na rede de transporte, cuja razão ainda está a ser identificada, aparentemente, em Espanha", disse à Lusa o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.

O ministro disse ainda que o Governo está a trabalhar, em conjunto com agentes públicos e privados, para "o mais rapidamente possível" retomar a situação de normalidade no fornecimento de energia, embora sem apontar prazo.

12:42 28.04.2025

CML coloca todo o dispositivo na rua

A câmara de Lisboa decidiu colocar todas as estruturas de proteção civil e polícia municipal nas ruas, em apoio direto à população. A informação está a ser divulgada pela CNN.

12:37 28.04.2025

Metro de Lisboa não sabe quantas pessoas estão retidas nas carruagens

Segundo o 'Negócios' Metropolitano de Lisboa não sabe ainda quantas pessoas poderão eventualmente estar retidas dentro de carruagens na sequência do apagão, registado esta segunda-feira, adiantando que foram acionados os geradores. Segundo a CNN Portugal, há quatro comboios parados nas galerias.

Pub
12:35 28.04.2025

Comboios da Fertagus parados

Os comboios da Fertagus estão parados, mas nenhum está imobilizado na Ponte 25 de Abril, estando todos em estações. A informação foi avançada ao 'Negócios' por fonte oficial da empresa concessionária do serviço ferroviário entre as estações de Roma-Areeiro (Lisboa) e Setúbal (54 quilómetros).

12:34 28.04.2025

Hospital Curry Cabral teme que vacinas se estraguem

Segundo a SIC Notícias, o Hospital Curry Cabral, em Lisboa continua sem eletricidade, os médicos e enfermeiros não estão a conseguir aceder aos computadores. O hospital tem vacinas guardadas nos frigoríficos que podem estragar-se uma vez que não há geradores suficientes.

12:33 28.04.2025

Negociação na bolsa de Lisboa garantida por geradores

A negociação na bolsa de Lisboa está a decorrer com normalidade e a Euronext está a operar com recurso a geradores, garantiu fonte oficial da gestora da praça nacional ao Negócios.

A esta hora o PSI segue a negociar em contraciclo com a Europa e desvaloriza 0,82%, com todas as empresas no vermelho. Várias das cotadas viraram para terreno negativo depois do apagão.

Pub
12:31 28.04.2025

INEM ativa plano de contingência

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ativou o plano de contingência face ao apagão, com os sistemas informáticos e telefónicos a funcionar com recurso a geradores. "O INEM ativou o seu plano de contigência e tem os seus sistemas telefónicos e informatico", indica numa mensagem publicada na rede social X.

O Instituto garante que está "funcionar com recurso a geradores que foram automaticamente acionados." O INEM deixa um apelo à população para que "usem a linha de emergência (112) apenas em caso de emergência."

12:27 28.04.2025

Plano de emergência ativado no Hospital de Santa Maria

O jornal 'Observador' refere que no hospital de Santa Maria, o maior do país, foi acionado o plano de emergência e os geradores asseguraram as áreas críticas e de lifesaving, como os blocos operatórios e a unidade de cuidados intensivos.

12:26 28.04.2025

E-Redes explica: «Reposição será feita de forma progressiva»

Segundo a E-REDES, citada pelo semanário 'Expresso', a interrupção deveu-se a um "problema na rede elétrica europeia, que afetou a rede nacional. Por indicação da REN, foi necessário proceder a cortes de energia em algumas zonas especificas para garantir a estabilidade da rede. A reposição do serviço está a ser feita de forma progressiva".

Pub
12:23 28.04.2025

PSP deixa alerta sobre falha nos semáforos

Perante o cenário de falta de eletricidade geral verificada em todo o país, a PSP já deixou um alerta:

12:22 28.04.2025

Outros países afetados

Há relatos de outros países europeus afetados, casos da Alemanha, França e Bélgica.

12:15 28.04.2025

Espanha avalia possibilidade de ciberataque

Em Espanha o Metro de Barcelona foi evacuado e o Aeroporto de Barajas, em Madrid, continua sem eletricidade. O Ministério do Interior do país está em contacto com o departamento de cibersegurança, para saber se se trata de um ciberataque.

Pub
12:12 28.04.2025

Semáforos desligados, transportes e telecomunicações afetados

Segundo o El País, por volta das 12h30 em Espanha (11h30 em Portugal) deu-se um apagão que afetou transportes e telecomunicações. Os semáforos desligaram-se nas estradas e também ainda não há um motivo para o apagão.

12:08 28.04.2025

REN está a avaliar a quebra de energia

O Negócios sabe que a REN está a avaliar a quebra de energia, bem como a sua causa e dimensão. Não existem ainda elementos fechados sobre a origem da falha.


12:08 28.04.2025

Corte de energia em Portugal e Espanha

Um corte de energia elétrica afetou Portugal Continental e Espanha, esta segunda-feira. O apagão está a afetar igualmente algumas comunicações telefónicas. A falha afetou várias cidades, de norte a sul do País, desconhecendo-se ainda as causas das mesma.

O site da E-Redes está indisponível.

Pub
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de Fora de Campo

Notícias
Notícias Mais Vistas