Nuno Lobo, presidente da AF Lisboa e putativo candidato às eleições da FPF, reagiu em comunicado à notícia desta terça-feira relativamente à distribuição de verbas da UEFA. E visou diretamente Pedro Proença, que se perfila como potencial rival na corrida pela Federação Portuguesa de Futebol.
Numa nota com o título "No Reino da Fantasia da Liga Portugal e do seu Presidente", Nuno Lobo acusa o líder da Liga de "demagodia e populismo". "Fazer-se distraído lá fora e depois pedir a clubes da Primeira e da Segunda Liga comunicados que aplaudam a manifestação de intenções (que pode muito bem não passar disso) da Liga Portugal é demagogia e populismo que merecem ser denunciados!", refere Nuno Lobo, depois de ter dito: "Posso desfazer as dúvidas, Pedro Proença votou a favor! A FAVOR! Uma decisão que beneficia as cinco principais ligas europeias, mas que penaliza a nossa liga!"
A decisão que resultou da reunião do Comité Executivo da UEFA deixa na mão de cada Liga a eventual atribuição de verbas de solidariedade aos clubes dos segundos escalões.
Comunicado de Nuno Lobo na íntegra:
"No Reino da Fantasia da Liga Portugal e do seu Presidente
O Comité Executivo da UEFA aprovou hoje, em Praga, uma nova fórmula de distribuição dos pagamentos de solidariedade que à partida exclui os nossos clubes da Liga 2 de receber essas verbas.
Veio, em jeito de intervenção de urgência e propaganda torpe, a Direção da Liga manifestar a intenção de evitar que estes sejam penalizados, mas para isso acontecer será necessário uma aprovação prévia de uma larga maioria dos clubes da Primeira Liga.
Os clubes da Liga 2 não precisam (não deviam precisar) da solidariedade ou de uma qualquer autorização, de quem quer que seja, para poderem continuar a beneficiar dessas verbas de forma directa!
Esta decisão representa um duro golpe para estes clubes. Mais do que uma nota propagandística da Liga o que importa é saber o que é que o Presidente da European Leagues, que por acaso é presidente da Liga Portugal, fez para evitar este desastre? O que importa saber é como votou o Presidente da Liga Portugal no Comité Executivo da UEFA que hoje tomou esta decisão? Fez alguma declaração de voto denunciando a injustiça da medida?
Posso desfazer as dúvidas, Pedro Proença votou a favor! A FAVOR! Uma decisão que beneficia as cinco principais ligas europeias, mas que penaliza a nossa liga! VOTOU A FAVOR!
Fazer-se distraído lá fora e depois pedir a clubes da Primeira e da Segunda Liga comunicados que aplaudam a manifestação de intenções (que pode muito bem não passar disso) da Liga Portugal é demagogia e populismo que merecem ser denunciados!
A possibilidade dos clubes da Liga 2 continuarem a receber as verbas da solidariedade já não é nem automática, nem depende da Liga, por muito que Pedro Proença se esforce por dar essa ideia!
Os clubes da Liga 2 ficaram a saber com o que contam e o que contam é um grande ponto de interrogação por inação ou cumplicidade de quem lá fora não os soube defender!
Só mais uma coisa, a possibilidade, que é só isso, dos clubes da Liga 2 receberem as verbas por aprovação de 70% dos clubes da Primeira Liga foi aprovado lá fora, no Comité de Clubes. Há zero de interferência da nossa Liga!
Não pode valer tudo e não se podem enganar os clubes portugueses que ele diz representar e DEFENDER!"
Por RecordDepois das cedências a Monaco e Getafe, médio deixou a Luz em definitivo para abraçar a aventura no Burnley
Revolução em perspetiva no onze. Com Fresneda e Simões à espreita, só Hjulmand, Quenda e Pote parecem garantidos relativamente ao jogo da Taça
Técnico grego é o único a somar apenas uma vitória nos primeiros nove jogos pelo clube no passado recente
Minhotos chegam aos nove pontos na Liga Europa caso vençam. Na época passada fizeram 10 e ficaram à porta do playoff
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Inglês assinou um contrato de apenas... um mês