No último mês de novembro, o Envigado, clube colombiano por onde passaram James Rodríguez, Juan Quintero e Freddy Guarín, também foi incluído na Lista Clinton pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos. Juan Pablo Upequi, dono do Envigado, é apontado pelo governo norte-americano como líder de um cartel de narcotráfico que usa o clube para branquear os lucros das vendas de cocaína. Upequi também é acusado de prestar serviços para grupos de crime organizado da Colômbia, destacando-se a cobrança violenta de dívidas, extorsão e assassinato.
De salientar que o FC Porto nunca adquiriu diretamente nenhum jogador ao Envigado. James saiu do Banfield (Argentina), Quintero do Atlético Nacional (Colômbia), e Guarín chegou ao Dragão via Saint-Étienne (França). Mas o Envigado já recebeu direitos de formação de James ou Quintero, por exemplo.
Esta não foi a primeira vez que o futebol colombiano se viu assolado por casos de tráfico de drogas. A expressão “narcofutebol”, aliás, nasce na Colômbia durante a década de 80, quando vários grupos se apoderaram de clubes de futebol. Entre estes estava o famoso cartel de Medellín, de Pablo Escobar, que injetou milhões no Atlético Nacional e se tornou no primeiro e único clube colombiano a vencer a Taça dos Libertadores. Há dois anos, a direção do clube anunciou que queria devolver as taças de campeão nacional de 1987 e 1988 por se tratar de competições ganhas com o dinheiro e influência do narcotráfico.
Siga todas as incidências da partida a contar para a 14.ª jornada da Liga Betclic
Desaparecido sábado, aos 88 anos, lenda dos verdes e brancos fica eternizado com quase 240 jogos de leão ao peito e mais de 150 golos
Siga todas as incidências da partida a contar para a 14.ª jornada da Liga Betclic
Clube sadino recusa qualquer ligação com a Importantaltura
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo