O clube de James Rodríguez, Quintero e Guarín

O clube de James Rodríguez, Quintero e Guarín
• Foto: epa

No último mês de novembro, o Envigado, clube colombiano por onde passaram James Rodríguez, Juan Quintero e Freddy Guarín, também foi incluído na Lista Clinton pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos. Juan Pablo Upequi, dono do Envigado, é apontado pelo governo norte-americano como líder de um cartel de narcotráfico que usa o clube para branquear os lucros das vendas de cocaína. Upequi também é acusado de prestar serviços para grupos de crime organizado da Colômbia, destacando-se a cobrança violenta de dívidas, extorsão e assassinato.

De salientar que o FC Porto nunca adquiriu diretamente nenhum jogador ao Envigado. James saiu do Banfield (Argentina), Quintero do Atlético Nacional (Colômbia), e Guarín chegou ao Dragão via Saint-Étienne (França). Mas o Envigado já recebeu direitos de formação de James ou Quintero, por exemplo.

PUB

Esta não foi a primeira vez que o futebol colombiano se viu assolado por casos de tráfico de drogas. A expressão “narcofutebol”, aliás, nasce na Colômbia durante a década de 80, quando vários grupos se apoderaram de clubes de futebol. Entre estes estava o famoso cartel de Medellín, de Pablo Escobar, que injetou milhões no Atlético Nacional e se tornou no primeiro e único clube colombiano a vencer a Taça dos Libertadores. Há dois anos, a direção do clube anunciou que queria devolver as taças de campeão nacional de 1987 e 1988 por se tratar de competições ganhas com o dinheiro e influência do narcotráfico.

Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Futebol Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB