Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Clube sadino recusa qualquer ligação com a Importantaltura
Seguir Autor:
O V. Setúbal emitiu esta segunda-feira um comunicado em que pretende esclarecer o processo denunciado pelo jornal Público, de que Record deu conta, da cedência por parte da SAD sadina à Importantaltura de terrenos doados pela autarquia no âmbito do Plano de Insolvência e Recuperação de Empresa (PIRE) em curso.
Dissociando-se da relação que "vinculava somente a SAD", entretanto declarada insolvente e liquidada, com a Importantaltura, a direção do clube declara que o único contrato em vigor é com a sociedade Mirante Sideral, Lda, sustentando que "o projeto imobiliário é essencial para a sobrevivência do Vitória Futebol Clube", na medida em que permite "obter a receita necessária para o bom cumprimento do PIRE, cujas obrigações ascendem a cerca de 9,3 milhões de euros".
Leia o comunicado na íntegra:
"No seguimento das notícias publicadas hoje e na semana passada pelo jornal Público, a Direção do Vitória Futebol Clube, esclarece o seguinte:
1 – O Vitória Futebol Clube não tem qualquer contrato ou negócio pendente com a sociedade Importantaltura Lda. O contrato anteriormente existente com a referida sociedade, de compra e venda de acções da Vitória FC Sociedade Anónima (SAD), foi resolvido há mais de um ano, muito antes da entrada em funções dos atuais órgãos sociais (em Março de 2025).
2 – A relação que existiu vinculava somente a SAD e os valores reclamados pela Importantaltura não foram reconhecidos no âmbito da insolvência e liquidação da SAD pelo que a referida sociedade nada tem a receber da massa falida da SAD e ou do Vitória Futebol Clube.
3 – O Vitória Futebol Clube tem uma declaração, assinada pela gerência da Importantaltura, em que a sociedade expressamente renuncia a todo e qualquer direito sobre o Vitória Futebol Clube.
4 – Os factos noticiados pelo Público são, no essencial, relativos a negócios antigos, embora alguns aspetos sejam novidades, que os atuais órgãos sociais do clube também desconheciam, como sejam as relações pessoais entre alguns intervenientes nos processos em que o Vitória FC tem sido parte.
5 – O único contrato em vigor é o Contrato Promessa de Compra e Venda de Bem Futuro, relativo ao projeto imobiliário para o Bonfim que a anterior Direcção do clube assinou com a sociedade Mirante Sideral, Lda.
6 – O projeto imobiliário é essencial para a sobrevivência do Vitória Futebol Clube por ser nesta alienação dos topos do lote do atual estádio que assenta o Plano de Insolvência e Recuperação de Empresa (PIRE), que foi homologado pelo Tribunal do Comércio de Setúbal.
7 – É através deste projeto imobiliário que o clube pretende obter a receita necessária para o bom cumprimento do PIRE, cujas obrigações ascendem a cerca de 9,3 milhões de euros.
8 – A boa execução deste projeto não apenas assegurará o saneamento financeiro do Vitória FC como deixará o clube em condições de iniciar um ciclo de sustentabilidade, a partir de divida zero, pouco comum no Futebol em Portugal.
9 – O contrato entre o Vitória FC e a sociedade Mirante Sideral abrange apenas e exclusivamente os dois lotes correspondentes aos topos do atual Estádio do Bonfim, sendo, por isso, geradora de confusão, a notícia na parte em que refere que os terrenos de “Vale do Cobro e Bonfim foram ligados a projectos urbanísticos prometidos pela Importantaltura que nunca avançaram”. Em rigor, os terrenos de Vale do Cobro não estão incluídos em qualquer contrato ou negócio em vigor e os terrenos do Bonfim não têm qualquer relação com a Importantaltura. O projeto imobiliário é com a sociedade Mirante Sideral e apenas para o Bonfim.
10 – No âmbito do contrato em vigor, a Mirante Sideral assumiu o pagamento das dividas do Vitória Futebol Clube, estando, desde que o PIRE foi homologado, no último trimestre do ano passado, a cumprir rigorosa e pontualmente o pagamento das prestações do plano. A Direcção do Vitória FC espera que esta sociedade cumpra também com o pagamento à Autoridade Tributária (AT) logo que este seja exigível ou ainda antes.
11 – Hoje mesmo, a Direcção do Vitória FC instou o gerente da Mirante Sideral, Lda, Dr. Carlos Guimarães Pinto, a comprovar a vontade e a capacidade da sociedade para cumprir as suas obrigações no contrato. Objetivamente, a Direcção instou a Mirante Sideral a avançar com o pagamento à Autoridade Tributária e com o adiantamento da última tranche do sinal do negócio, como forma de tranquilizar todos os agentes interessados e dar confiança ao Vitória FC e seus associados, assim como à Câmara Municipal de Setúbal.
12 – O gerente da Mirante Sideral comprometeu-se a analisar este pedido do Vitória FC e reiterou que a sociedade e o seu gerente, Dr. Carlos Guimarães Pinto, nada têm a ver com a sociedade Importantaltura.
13 – A ligação do Municipio de Setúbal a este único contrato em vigor, entre o Vitória FC e a Mirante Sideral, é apenas enquanto entidade pública licenciadora do projeto imobiliário, designadamente, por enquanto, na apreciação e decisão sobre o Pedido de Informação Prévia (PIP), que começou no anterior mandato e se encontra ainda pendente, embora em fase de conclusão.
14 – A Direcção do Vitória FC reitera o seu empenho na concretização do projeto imobiliário para o Bonfim, como condição para a salvação do clube, e reforça o seu compromisso total com o cumprimento do PIRE e de todas as obrigações com todos os parceiros, públicos e privados, continuando a assumir as suas responsabilidades com rigor e transparência, como tem feito desde o início do mandato.
15 – Tudo continuaremos a fazer para preservar o legado desta instituição que conta 115 anos de existência e para assegurar as condições para que as mais de duas mil crianças e jovens que praticam desporto no clube o possam continuar a fazer diariamente com a necessária tranquilidade.
Bonfim, Setúbal, 15 de Dezembro de 2025
A Direcção do Vitória Futebol Clube"
Grupo Lozyo afirma que era impossível continuar depois da recusa dos documentos para regularizar as contas
Francisco Ribeiro viu o 5.º amarelo no final de janeiro, com o Camacha, mas... foi titular diante do Monção, na jornada seguinte
Treinador trabalhou no clube nas últimas três épocas
Derrota do AZ Alkmaar, único representante da Holanda, no playoff da Liga Conferência, facilita vida ao nosso país
Guarda-redes costa-riquenho lembra, em entrevista ao 'AS', quando "o dinheiro não chegava" no início da carreira
Treinador português deixa Teerão com o clube no 3.º lugar a um ponto do líder
Campeão europeu por Portugal chega a custo zero e assina contrato até junho de 2027