1/2
O Ministério dos Assuntos Parlamentares emitiu, na quarta-feira, um despacho onde apontou à transmissão televisiva em sinal aberto de vários eventos desportivos de interesse generalizado do público, entre eles jogos das competições europeias com equipas portuguesas.
Ora, esta quinta-feira o Ministério liderado por Pedro Duarte enviou uma nota de esclarecimento a Record onde, essencialmente, reforça que esta é uma prática comum "desde 2008", sendo "obrigatória em cada ano" a divulgação da listagem de "acontecimentos que devem ser classificados de interesse generalizado do público".
O Ministério reforça que os operadores detentores de direitos de transmissão em regime fechado "ficam obrigados a facultar, com as condições normais do mercado, o seu acesso a outros operadores interessados" e que, em caso de falta de acordo entre o titular dos direitos e outros operadores interessados, "há lugar a arbitragem vinculativa da Entidade Reguladora para a Comunicação Social".
Esclarecimento do Ministério dos Assuntos Parlamentares na íntegra:
"Tendo em conta as questões colocadas a propósito do despacho sobre a lista de acontecimentos de interesse generalizado do público, vimos esclarecer o seguinte:
A publicação do despacho que torna pública a lista de acontecimentos que devem ser classificados de interesse generalizado do público decorre da Lei da Televisão (nº 4 do artigo 32º da Lei 27/2007) e ocorre desde 2008.
Tal como previsto na referida lei, compete ao ministro com a tutela da comunicação social a publicação da lista, que é obrigatória em cada ano.
A publicação da referida lista visa garantir à generalidade da população o acesso a acontecimentos de reconhecido interesse generalizado do público.
De acordo com a referida lei, os operadores que emitam em regime de acesso condicionado que adquiram direitos exclusivos para a transmissão de acontecimentos de interesse generalizado do público ficam obrigados a facultar, com as condições normais do mercado, o seu acesso a outros operadores interessados.
A mesma lei prevê que na falta de acordo entre o titular dos direitos televisivos e os demais operadores interessados na transmissão do evento, há lugar a arbitragem vinculativa da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. O despacho já está em vigor."
Por RecordPentacampeãs invictas, com 10 vitórias e dois empates
Técnico do Sporting espera uma boa resposta da equipa na visita à Luz, na 1.ª mão dos 'quartos' da Champions
Técnico do Casa Pia fez a antevisão ao duelo de amanhã em casa do Famalicão
Técnico do Benfica persespetiva encontro, desta segunda-feira, frente ao Sporting, da 1.ª mão dos 'quartos' da Liga dos Campeões de futsal
Marco Ruben, jogador com mais jogos disputados e golos marcados pelos 'Canallas', reencontra 'El Fideo'
Tiago Leal trabalhou com o médio no Lille e considera boa a decisão do agora médio do Columbus Crew
Equipa da Flórida arranca em falso na MLS
Derrota do AZ Alkmaar, único representante da Holanda, no playoff da Liga Conferência, facilita vida ao nosso país
Entre 1996 e 1999, nos EUA, os penáltis convencionais foram substituídos e Chiquinho Conde falou a Record sobre a bizarra experiência
Treinador português deixa Teerão com o clube no 3.º lugar a um ponto do líder