Luís Godinho, da associação de Évora, foi o árbitro mais bem classificado da época 2024/25, sucedendo a João Pinheiro, segundo da hierarquia, informou hoje o Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O 'juiz', de 39 anos, que arbitrou a final da Taça de Portugal, entre o bicampeão Sporting e o Benfica, terminou a temporada com a nota final de 9,402, atribuída pela secção de classificações do CA da FPF.
Luís Godinho relegou João Pinheiro, da associação de Braga, que tinha sido primeiro classificado em 2020/21, 2021/22 e 2023/24, para o segundo lugar, com 9,339, enquanto João Gonçalves, da associação do Porto, ficou no terceiro posto, com 9,304.
Tiago Martins foi 7.º classificado e deixa o quadro de árbitros, após não ter sido convidado a prosseguir ao ter já atingido o limite de idade de 45 anos, tal como Record avançou em devido tempo, devendo manter atividade como VAR. Hélder Malheiro também atingirá em breve os 45 anos, mas foi convidado a prolongar a carreira de árbitro.
Nos dois últimos lugares ficaram Gonçalo Neves (AF Coimbra) e Bruno Vieira (AF Lisboa), sendo ambos despromovidos de categoria. Na categoria C2, da qual sairão os árbitros promovidos à classe principal, o 1.º classificado foi Luís Filipe, da AF Lisboa - que curiosamente foi 'repescado' para este patamar em outubro de 2024 devido ao efeito dominó provocado pelo fim de carreira de Nuno Almeida - seguido de Márcio Torres e Diogo Rosa, respetivamente da AF Viana do Castelo e AF Beja.
Gonçalo Freire, da associação de Lisboa, com 8,731, foi o primeiro classificado entre os árbitros assistentes, de acordo com a mesma fonte, superando Luciano Maia (AF Braga) - primeiro em 2021/22 e 2022/23 e segundo na época passada - e João Bessa Silva (AF Aveiro), segundo e terceiro classificados, com 8,727 e 8,718 pontos, respetivamente.
No quadro feminino, Catarina Campos, que em 2024/25 se tornou na primeira árbitra a dirigir jogos das competições profissionais, da II Liga, primeiro, e da I Liga, depois, dominou a classificação, com 7,814, à frente de Ana Afonso (7,725) e Inês Andrada (7,723).
(notícia atualizada às 22h10)
Israelita esteve no Portugal-Kosovo, a contar para o apuramento para o Europeu sub-19 feminino
Gustavo Correia, juiz de 33 anos da AF Porto, será 4.º árbitro no Estádio do Dragão
Duelo entre Jagiellonia Białystok e KuPS Kuopio vai ter arbitragem totalmente portuguesa
Árbitro minhoto nomeado pela UEFA para duelo da 5.ª jornada da fase de liga
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Num país onde existe centralização, devido à quebra do contrato os belgas poderão não conseguir ver a 16.ª jornada
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Dorival Júnior e Renato Gaúcho falam do Palmeiras-Flamengo