Vinte jornadas depois, João Neves e João Moutinho são destaques incontornáveis na Liga. O primeiro surpreende pela maturidade que demonstra, dada a juventude. O segundo assombra pela disponibilidade, numa idade em que muitos já penduraram as botas.
Na Luz, João Neves soma 99 ações com bola a cada 90 minutos, o que faz dele o segundo jogador da Liga com 'mais bola' e peça central para Schmidt. Com 78% dos minutos possíveis disputados, a dúvida não é se Neves joga, mas sim quem joga com ele.
Mais a norte, João Moutinho vai dando que pensar aos adeptos do FC Porto que o viram escapar. O experiente médio só pegou de estaca a partir da 11ª jornada, mas chega às 92 ações com bola por jogo, o quarto melhor registo.
A boa época dos 'Joões Pequenos' torna-se ainda mais impressionante tendo em conta que ambos foram chamados a cumprir funções bem mais defensivas do que seria expectável, oferecendo na mesma a qualidade associada ao que são: dois pequenos gigantes.
O verdadeiro reforço do BenficaOs benfiquistas já tinham saudades de ver um lateral de raiz. Bah regressou à titularidade frente ao Gil Vicente terminando o jogo com o máximo de desarmes (5) e passes progressivos (12).
Rafa Mujica, o novo Navarro?Rafa Mujica voltou a marcar, pelo terceiro jogo consecutivo, e já leva 12 golos na Liga, nove marcados nas últimas nove jornadas. O avançado converteu até agora 17,4% dos remates que leva na prova, assumindo-se cada vez mais como o ‘espanhol do ano’ da Liga Betclic.
Hugo Souza a sete chavesPrimeiro Braga, agora Farense. O guardião do Chaves fechou a primeira volta em baixa (mais quatro golos sofridos que o expectável), mas já abateu metade da 'dívida' nas últimas duas jornadas, com 12 defesas a anularem dois 'golos certos' e a segurarem outos tantos pontos.
Mateus Fernandes para Amorim verO médio cedido pelo Sporting ao Estoril aproveitou a jornada para abrir a conta de golos na Liga, com um tento decisivo na vitória sobre o Estrela da Amadora. O médio soma 76 ações com bola a cada 90 minutos, o segundo maior registo nos canarinhos.
Triste recorde em Rio MaiorA jornada fechou com empate sem golos entre Casa Pia e Boavista que só por sorte poderia ter tido golos, pois foi o primeiro jogo da Liga sem remates enquadrados desde que existe a GoalPoint (2014/15).
Por GoalPointOs recordes e a forma como foram alcançados confirmam uma época histórica
Análise da GoalPoint
Análise da GoalPoint
Análise GoalPoint
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Treinador português agradece a "confiança" e apoio dos "adeptos fantásticos" do clube grego
Internacional espanhol trocou de clube na Austrália