As estatísticas ‘anormais’ de Gyökeres são tudo menos uma surpresa. No entanto, o sueco teimou mais uma vez em fazer história, desta feita no Dragão. Torna-se até difícil resumir tudo o que de relevante Viktor vai fazendo.
Começamos pelos Golos Esperados (xG). O avançado leva mais sete golos (26) do que os expectáveis (19). Dos 26 remates certeiros, só quatro foram de penálti e metade (13) mudaram o marcador para empate ou vitória leonina. Viktor é também avançado de ‘jogos grandes’, tendo marcado quatro vezes noutros tantos duelos com Benfica e FC Porto, ficando em branco só uma vez, diante das águias.
Das 28 ocasiões flagrantes de que dispôs, Gyökeres concretizou 61%, isto sem contar com os penáltis. Banza e Mujica, ficam-se pelos 53 e 44%, respetivamente. Com ação direta em 42 por cento dos golos do Sporting, contabiliza ainda 10 assistências, quatro a valerem vitória ou empate. E mais havia a dizer, mas falta espaço para resumir o ‘furacão sueco’ em números.
Coates é o terror dos ‘grandes’
O clássico do Dragão teve também Coates como protagonista. O uruguaio venceu os cinco duelos individuais que disputou (três com Evanilson) e aumentou para 24 os duelos ganhos nas partidas da Taça e da Liga contra os ‘grandes’… num total de 28.
Puto sem medo de enfrentar leões
Martim Fernandes estreou-se a titular pelo FC Porto e em jogos da Liga Betclic e logo frente ao Sporting, com apenas 18 anos. Não só não se amedrontou perante Gyökeres, como terminou o clássico com quatro interceções, máximo da jornada.
Cristo González reclama holofotes
O Arouca deixou-se empatar, mas na retina ficou mais uma exibição de qualidade de Cristo González. O espanhol bisou e foi o mais rematador da jornada, com seis disparos, cinco deles enquadrados, o terceiro maior valor numa partida da Liga.
Tudo de olho em Manu Silva
No Castelo fabrica-se um ‘centralão’. Manu Silva realizou uma exibição de grande nível frente ao Boavista, terminando com três duelos aéreos ganhos e dez acções defensivas, incluíndo um corte decisivo nos últimos minutos. Atenção ao Manu!
Pérolas para o desperdício
Uma das figuras da jornada foi Leo Jabá, atacante do Estrela da Amadora. Os estrelistas perderam por 3-0, mas Jabá arrasou com três ocasiões flagrantes criadas em nove passes para remate, todos desperdiçados pelos seus (desinspirados) colegas.
Por GoalPointOs recordes e a forma como foram alcançados confirmam uma época histórica
Análise da GoalPoint
Análise da GoalPoint
Análise GoalPoint
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Inglês assinou um contrato de apenas... um mês