Cumprido praticamente um quarto de prova, o Sporting lidera uma corrida ao título que promete ser muito disputada.Apesar de a atenção de adeptos e comunicação social se centrar sobretudo no impacto de Viktor Gyökeres na ideia de jogo e produção ofensiva dos leões, os dados indicam que o verdadeiro ‘segredo’ da liderança leonina reside na recuperação de uma das principais características que fez de Rúben Amorim campeão em 2020/21: a eficácia defensiva.
O Sporting permitiu situações de remate que valiam apenas 4,8 Golos Esperados (xG) nas oito jornadas disputadas, o melhor registo nas principais ligas europeias. Em Portugal, o FC Poto tem o segundo melhor registo (6,7), com o Benfica a surgir apenas no oitavo lugar (9.,1), atrás de Moreirense, Casa Pia, Arouca e Famalicão.
Se acreditarmos no ditado que sugere que os campeonatos se ganham pelo processo defensivo, então devemos concluir que o Sporting está no bom caminho, mas com um senão: os leões sofreram sete golos, mais dois do que seria expectável, sinal de que ainda há algo a melhorar no reino do leão.
Inácio e Aursnes: a bola foi deles
Gonçalo Inácio (794 ações) foi o jogador com mais bola na Liga até agora, seguido por Fredrik Aursnes (679). Uma distância considerável, tendo em conta que ambos foram totalistas por Sporting e Benfica, respectivamente.
Bozenik e Héctor: canhões da Liga
Róbert Bozeník (Boavista) lidera a Liga em remates, com 31 tentados e 16% convertidos em golo. Muito perto surge Héctor Hernández (Chaves) com 26 disparos e uma impressionante taxa de conversão de 27%.
Alanzinho e Edwards no top europeu
Alanzinho (Moreirense) e Edwards (Sporting) são os jogadores que mais finalizações oferecem de bola corrida aos companheiros, 2,7 a cada 90 minutos. O feito coloca ambos no quinto posto do ranking europeu liderado por Dembélé (PSG), com 3,7.
Gyökeres é o rei do espaço vazio
Viktor Gyökeres não é apenas um dos segundos melhores marcadores da Liga. O sueco já recebeu com sucesso 127 passes progressivos, o melhor registo europeu, mesmo tendo jogado apenas sete partidas. Quem o segue? Rafa Silva (Benfica) com 99.
Ricardo Velho… de tanto defender
Ricardo Velho (Farense) é o segundo guardião com mais defesas nas Ligas europeias, 38, batido apenas por Wes Foderingham (Sheffield), com 45. Mas há mais: o guardião luso é também o quarto com mais Golos Esperados Evitados: 3,5.
Por GoalPointOs recordes e a forma como foram alcançados confirmam uma época histórica
Análise da GoalPoint
Análise da GoalPoint
Análise GoalPoint
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo