Acompanhe as incidências da final da terceira edição da prova
Filipa Patão (treinadora do Benfica)
"Estamos tristes. Jogo excelente entre duas excelentes equipas. Caiu nos penáltis para o Sp. Braga. Dar os parabéns às jogadoras do Benfica, deram tudo para não chegar a essa fase do jogo. Agradecer o forte apoio que tivemos aqui. Os nosso adeptos foram irrepreensíveis. E se estamos assim é por não lhes conseguir dar esta vitória. Sentimento de frustração. Não conseguimos marcar o golo que precisávamos. Agora é pensar, refletir e focar inteiramente no principal objetivo, que é o campeonato.
Próximo jogo
"Prepara-se, sabendo que são jogadoras do Benfica. E têm de ter a noção que têm de entrar em campo sempre para ganhar. Uma final é uma final, há dois vencedores possíveis. Não conseguimos materializar em golos. Tivemos os adeptos a aplaudir de pé e a pedir para o Benfica ser campeão. Eles merecem e o clube merece que lutemos por esse grande objetivo de sermos campeãs"
João Marques era um treinador orgulho, e algo emocionado, após a conquista da Taça da Liga feminina por parte do Sp. Braga.
"Antes de dizer algo, uma palavra a estes adeptos. E para as minhas jogadoras. Trabalham de forma incansável, é um orgulho trabalhar com elas. Com lesões e Covid, a época não tem sido fácil. São umas guerreiras. Orgulhoso, acima de tudo por elas, pelo clube, os adeptos e o presidente, por apostar no feminino", vincou ao Canal 11.
"Esta equipa técnica, são todos importantíssimos, mais do que eu, naquilo que temos feito", disse ainda.
Andreia Norton recebeu o prémio de melhor em campo. "Não esperava. Se fosse a outra colega era bem atribuído. O importante era a Taça. Isto é apenas um extra", frisou.
Jéssica Silva considerou que o Benfica merecia mais, por ter estado melhor no jogo.
"Estamos tristes. Merecíamos mais do que isto. Mas só pode haver um vencedor. Criámos mais oportunidades, infelizmente não conseguimos concretizar. Temos de estar focadas já no próximo jogo, também contra o Sp. Braga. Honestamente, estivemos melhor neste jogo. O Sp. Braga foi superior a nós nos penáltis, parabéns a elas", começou por referir ao Canal 11.
"Não era bem este prémio (fair-play) que queria receber. Preferia a Taça, honestamente. Vale aquilo que fizemos hoje. Fomos superiores em todos os momentos, fomos infelizes na concretização", acrescentou.
António Salvador, presidente do Sp. Braga, realçou a exibição da equipa arsenalista nesta final e confessou estar orgulhoso pela primeira conquista da Taça da Liga da história do clube.
"Não tenho palavras para descrever o orgulho e a satisfação por esta conquista. Era o troféu que nos faltava. Fizemos hoje grande exibição contra grande equipa. Jogadoras foram fantásticas. Sofrimento e querer, entreajuda dentro do campo, levou-nos a conquistar esta taça. Mérito das jogadoras, treinador e staff. Palavra aos nossos adeptos, que hoje deram um grande apoio às jogadoras. Quando a força faltou veio da bancada", começou por dizer ao Canal 11.
"João Marques voltou, precisávamos de nova viragem e aqui está. Felizmente ainda temos a Taça de Portugal, acredito que vamos fazer a dobradinha nas Taças", concluiu.
Vanessa Marques também realçou o facto de a Taça da Liga ser o troféu que faltava ao Sp. Braga e deixou a promessa de um clube "muito competitivo" até final da época.
"Momento muito feliz para todos nós. Lutámos imenso por este título. Era o que faltava. Quero agradecer ao nosso público. Esta equipa é fabulosa e voltámos a demonstrar o que é ser guerreiras. Temos de saber sofrer para depois sorrir. Merecemos, depois do que temos feito. Até ao final da época podem esperar um Sp. Braga muito competitivo, com força enorme. Queremos estas recompensas, pois temos trabalhado arduamente", frisou ao Canal 11.
Andreia Norton destacou a conquista do troféu que faltava ao Sp. Braga no futebol feminino e prometeu festa em Braga.
"Estou feliz. Era um dos objectivos. Conseguimos levar a taça que faltava ao clube. Partida equilibrada, podia dar para as duas partes. Saímos nós com a Taça e a vitórias. Estamos muito felizes. Festa em Braga hoje? Claro. Apoio dos adeptos muito importante. Esta vitoria também é deles", disse ao Canal 11.
Também Dolores Silva comentou a partida, ela que apareceu visivelmente emocionada após a conquista. "Era a Taça que faltava ao Sp. Braga. Muito felizes. Parabéns ao Benfica, foi grande jogo. Momento histórico para o clube. Esta é pelos adeptos e pelo clube. Agora continuar a trabalhar para conquistar mais coisas pelo Sp. Braga", vincou.
O Sp. Braga bateu o Benfica nos penáltis por 3-2 e conquista a primeira Taça da Liga da sua história. O troféu foi decidido na marca dos 11 metros, depois do empate a zero verificado no final dos 120 minutos. Frente ao atual detentor do troféu, Patrícia Morais foi decisiva na marca de castigo máximo ao defender dois penáltis (Lúcia Alves e Cassandra Korhonen), Cloé Lacasse falhou o penálti decisivo e as minhotas festejaram.
Cloé Lacasse falha e Sp. Braga vence (2-3)
Andreia Norton coloca Sp. Braga na frente (2-3)
Patrícia Morais defende o penálti de Lúcia Alves (2-2)
Laura Luís falha o penálti, com a bola ainda a desviar no poste, e empate mantém-se (2-2)
Patrícia Morais defende o penálti de Cassandra Korhonen e Sp. Braga pode ganhar vantagem na decisão (2-2)
Vanessa Marques bate colocado e empata (2-2)
Carole Costa marca e volta a deixar Benfica na frente (2-1)
Anouk Dekker marca e empate a partida (1-1)
Pauleta converte o primeiro penálti e adianta o Benfica neste desempate da marca dos 11 metros (1-0)
O nulo mantém-se no final dos 120 minutos de jogo, pelo que o troféu se vai decidir nos penáltis.
118' - Vanessa Marques fica muito perto do golo após canto. Valeu Ucheibe ao Benfica a tirar a bola em cima da linha de golo.
116' - Cartão amarelo para Lúcia Alves, após falta sobre Jermaine.
113' - Sai Dolores Silva para a entrada da Laura Casanovas.
109' - Katelin Talbert faz um passe errado e deixa a bola nos pés de Laura Luís, que tenta surpreender com um chapéu que não sai da melhor forma já que a guarda-redes do Benfica consegue depois agarrar a bola.
São os últimos 15 minutos de jogo para evitar que a decisão vá para a marca dos penáltis, já que o 0-0 se mantém.
No Sp. Braga sai Evy Pereira para a entrada de Mariana Couto. Já no Benfica sai Ana Vitória para entrar Cassandra Korhonen.
105' - Patrícia Morais vê cartão amarelo por atrasar reposição da bola em jogo.
105' - Ana Vitória cabeceia por cima da baliza do Sp. Braga após livre da direita de Beatriz Cameirão.
101' - Vanessa Marques desvia de cabeça um cruzamento da esquerda do ataque do Sp. Braga, mas a bola sai muito perto do poste da baliza do Benfica.
100' - Andreia Norton tenta surpreender Katelin Talbert com um remate de longa distância mas a guarda-redes do Benfica consegue agarrar a bola.
98' - Na sequência do canto, Valéria atira colocado de fora da área, mas a bola sai ao lado da baliza do Sp. Braga.
97' - Myra Delgadillo tira o que podia ser o golo de Valéria, após boa jogada coletiva do Benfica. Canto para as encarnadas.
Sai Carolina Mendes para a entrada de Laura Luís.
Após uma segunda parte em que se viu poucas oportunidades de golo, o marcador não se alterou e, por isso, vai jogar-se o prolongamento para tentar encontrar o vencedor da 3.ª edição da Taça da Liga. Caso o empate persista, o troféu vai discutir-se nos penáltis.
Poucas ocasiões de perigo neste segundo tempo e o 0-0 mantém-se, pelo que deve jogar-se mais meia hora para tentar encontrar vencedor da Taça da Liga.
Cinco minutos de compensação dados pela árbitra da partida. É o tempo que resta para evitar o prolongamento.
82' - Sai Ana Rute para a entrada de Vanessa Marques.
80 - Sai Andreia Faria para a entrada de Christy Ucheibe.
77' - Ana Vitória cai na área do Sp. Braga após um livre. A árbitra da partida ainda fica à espera de alguma indicação da VAR, mas entende não haver motivo para assinalar penálti.
71' - Ana Vitória ultrapassa uma adversária com um belo pormenor individual mas, na cara de Patrícia Morais, atira por cima da baliza do Sp. Braga
66' - Saem Kika Nazareth e Jéssica Silva e entram Beatriz Cameirão e Valéria Cantuário.
62' - Jermaine Seoposenwe aposta num remate de fora da área que acaba nas maõs de Katelin Talbert.
58' - Ana Rute tenta surpreender Katelin Talbert com um remate a uns 30 metros da baliza, mas a bola sai ao lado do poste da baliza do Benfica. Mantém-se o nulo no marcador.
56' - Andreia Norton aproveita um mau passe do Benfica para tentar surpreender com um remate de primeira, mas a bola sai por cima da baliza das encarnadas.
54' - Diana Gomes, defesa do Sp. Braga, vê cartão amarelo após falta sobre Cloé Lacasse a meio-campo.
53' - Ainda não houve ocasiões de perigo neste segundo tempo, pelo que o marcador continua a mostrar o mesmo 0-0.
O Presidente da FPF jantou esta quarta-feira com a Seleção Nacional de Portugal, às ordens de Fernando Santos, e juntou-se agora aos presidentes de Benfica e Sp. Braga nas bancadas do Estádio Marcolino de Castro. Há cerca de 2 mil adeptos nas bancadas.
45' - Sai o Catarina Pereira e entra Evy Pereira.
Não houve golos nos primeiros 45 minutos desta final da Taça da Liga. A melhor ocasião do primeiro tempo pertenceu ao Sp. Braga, com Anouk Dekker a atirar à barra da baliza do Benfica aos 25 minutos. Volte connosco para a 2.ª parte!
45' - Novamente Cloé Lacasse pela direita - tendo trocado com Jéssica Silva - a puxar para dentro e a rematar rasteiro para as mãos de Patrícia Morais.
41' - Kika Nazareth isola Cloé no lado direito do ataque do Benfica, a avançada devolve depois à internacional portuguesa que atira de primeira mas por cima da baliza do Sp. Braga.
38' - Andreia Faria remata de primeira, após corte da defesa do Sp. Braga para fora da área, mas a bola sai algo por cima da baliza de Patrícia Morais.
35' - Cloé Lacasse tenta a sorte com remate ainda fora da área, mas a bola sai ao lado da baliza do Sp. Braga.
35' - Jogo retomado e Jéssica Silva de volta à partida também.
33' - Jogo parado a esta altura para ser prestada assistência médica a Jéssica Silva, que caiu no relvado após disputa de bola com Andreia Norton.
25' - Anouk Dekker cabeceia à trave, após canto e na recarga a bola acaba depois nas mãos da guarda-redes do Benfica. É o lance de maior perigo até ao momento.
24' - Carolina Mendes remata cruzado para defesa para a frente de Katelin Talbert para a frente. Valeu ao Benfica Sílvia Rebelo que foi mais rápida do que Delgadillo e evitou que a avançado do Sp. Braga encostasse para a baliza.
20' - Ana Vitória aposta na meia distância mas a bola sai bem por cima da baliza de Patrícia Morais. Está melhor o Benfica nesta fase do jogo.
18' - Novo remate do Benfica: agora foi Cloé Lacasse a fletir para o meio e a rematar rasteiro de fora da área, com Patrícia Morais a defender.
16' - Ana Vitória aproveita um corte incompleto da defesa do Sp. Braga para rematar de primeira à entrada da área, a bola bate numa defesa adversária e sai junto ao poste da baliza defendida por Patrícia Morais.
9' - Myra Delgadillo cabeceia ao lado da baliza do Benfica após cruzamento da direita.
8' - Grande defesa de Patrícia Morais com os pés a evitar o golo de Cloé Lacasse, que é isolada por Kika Nazareth, após contra-ataque rápido. Canto para o Benfica.
5' - Catarina Pereira, defesa do Sp. Braga, vê cartão amarelo após falta sobre Jéssica Silva.
4' – Andreia Norton bate um livre direto que sai ao lado da baliza do Benfica.
1- Arranca melhor o Sp. Braga com Ana Rute a rematar à meia volta, mas a bola sai por cima da barra da baliza do Benfica.
1' - Já se joga em Santa Maria da Feira. Partida terá VAR, função desempenhada por Catarina Campos. Filipa Campos será a árbitra principal.
Já é conhecido o onze inicial do Benfica para esta partida.
ONZE INICIAL! #SLBenficaFem #TaçadaLigaFeminina #SóHáUmBenfica #Medicare #AMatosCar #adidasFootball pic.twitter.com/kfRlGqIMlC
Já se sabe qual vai ser a formação inicial do Sp. Braga.
| 11 INICIAL - LINE UP
Chegou o dia! Este é o nosso XI para a final da Taça da Liga Feminina #TaçaDaLiga | #SLBSCB | #VenhamElesQuemVier | pic.twitter.com/bypFDvuQs0
João Marques prometeu um Sp. Braga a querer "muito ganhar" a final da Taça da Liga com o Benfica, o único troféu que falta às minhotas.
"Podemos esperar uma equipa que quer muito ganhar. As jogadoras trabalharam muito para chegar aqui e querem conquistar a única taça que o clube ainda não tem [no futebol feminino]. Elas, mais que ninguém, querem levar a taça para Braga", disse o técnico do Sp. Braga aos meios do clube, após o treino no Estádio Marcolino Castro, em Santa Maria da Feira, onde terá lugar o jogo.
As duas equipas já se defrontaram esta época, tendo as bracarenses goleado, em casa, nos oitavos de final da Taça de Portugal, por 4-0, e perdido em casa das águias, por 1-0, para o campeonato. "Todos os jogos são diferentes. Vamos encontrar um adversário de qualidade, tanto individualmente como coletivamente. Estamos preparados para as dificuldades, a nossa ambição e querer são muito grandes", reforçou João Marques.
Filipa Patão recordou o facto de ter sido precisamente nesta competição e perante este adversário, que alcançou a primeira conquista como treinadora do Benfica.
"As conquistas reforçam o estatuto, digamos, desse treinador perante um grupo. Depois, é dar seguimento a esse trabalho que se iniciou e começar com sucesso é sempre melhor que começar com insucesso, quem diga o contrário está a mentir. Portanto, sabemos de antemão que é a terceira oportunidade que temos de ter este troféu e para mim tem um significado especial", reconheceu a treinadora das encarnadas, considerando ainda que este troféu tem um "significado especial", como todos os que possa conquistar pelo Benfica, já que premeia "o trabalho que tem vindo a ser feito".
"Será mais um troféu pelo qual vamos lutar. Vamos dar o máximo para conseguirmos conquistá-lo e vai ter sempre aquele sabor especial de ter sido o primeiro," indicou.
Para alcançar a final da prova, o Benfica bateu o Clube de Albergaria nos 'quartos', por 8-0 no conjunto das duas mãos, e eliminou o Famalicão nas 'meias', com resultado agregado de 1-0. Já o Sp. Braga começou por derrotar o Marítimo nos 'quartos', por 6-0 no total das duas mãos, e eliminou o Sporting nas meias-finais, com um agregado de 5-3.
Benfica e Sp. Braga reeditam esta noite a final da 1.ª edição da prova, disputada em 2019/20. Na altura, as encarnadas triunfaram por 3-0. As águias repetiram a conquista em 2020/21, após baterem o Sporting por 2-1 na final da competição.
Benfica e Sp. Braga discutem esta quarta-feira a 3.ª edição da Taça da Liga de futebol feminino, a partir das 19h30 no Estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira. Acompanhe todas as incidências da partida aqui!
Jogadora regressou a Alvalade depois de ter sido cedida na última temporada ao Valadares Gaia
Jovem avançada de 19 anos tem sido um dos destaques das leoas neste arranque de temporada
Central de 22 anos brilhava no futebol feminino universitário nos EUA
Estádio principal das águias vai ser palco dos duelos com Arsenal, Twente e PSG
Ex-selecionador de Inglaterra continua a ser apontado ao lugar de Ruben Amorim
Ex-jogadores do Manchester United não têm poupado o treinador português
Jackson Irvine vive experiência invulgar no St. Pauli
Demetri Mitchell não precisou de agente e acabou por garantir um salário superior