Águias golearam o Racing Power na final (4-1)
Sílvia Rebelo, jogadora do Benfica, à RTP 1:
A que sabe o pleno? "Era algo que queríamos muito, queríamos fazer história e conseguimos. A sorte dá muito trabalho. Foi uma época longa e difícil, mas esta equipa sempre mostrou o porquê de ser uma das melhores do mundo. Estádio cheio, com os nossos adeptos, e esta vitória também é para eles".
Para si é mais complicado por não ter jogado tanto? Como se passa por isso? "Faz parte, temos de saber o nosso papel. Também já lá estive dentro e gostei da maneira como as minhas colegas me respeitaram, agora cabe-me saber respeitá-las e dar o meu máximo para que sejam melhores. O que interessa é o Benfica ganhar".
Não tem as mãos cansadas de levantar troféus? "A primeira coisa que me disseram quando cá cheguei era que o Benfica era uma equipa de títulos. Só queremos dar continuidade".
Filipa Patão, treinadora do Benfica, à RTP 1:
Já têm noção que estão na história? "Sim. Era o nosso objetivo, podermos fazer mais uma vez história. É um orgulho enorme para o clube, não só para a equipa. Nós vivemos do clube e o clube de nós, nós somos só mais uma equipa do Sport Lisboa e Benfica que sonha e concretiza em prol do clube. São 47 jogos ao longo de uma época. Foi duro, mas uma aposta ganha da nossa direção, era importante para nós dar essa resposta e a resposta foi este momento histórico. Mais uma vez o Benfica a fazer história no futebol feminino português".
Sabor da conquista: "Este estádio é mítico e mais uma vez o Benfica faz história, coloca esta massa associativa gigante aqui à qual agradeço imenso, foram eles que nos empurraram. Disse às atletas que quando chegámos aqui os adeptos já tinham feito a sua parte ao receberem-nos da forma que receberam, faltava-nos fazer o resto. Conseguimos trazer esta Taça outra vez para o museu e eu como treinadora estou orgulhosa por fazer o pleno".
Este pleno traz mais responsabilidade para o ano? Continuará no comando? "Quanto mais conquistamos mais subimos a fasquia. Temos de ganhar tudo. A partir do momento em que conseguimos conquistar novas coisas temos de colocar novos patamares em cima da mesa e é o que faremos. Quanto ao futuro, falarei no final. Não acabou, irei falar a seu tempo e tudo irá correr bem para o clube, para nós, para as atletas e para os treinadores. Agora é saborear".
Gostava de ficar? "Isso não é questão. O clube e a equipa técnica sabem os objetivos, o que queremos. Isso não é tema e nunca foi".
João Marques, treinador do Racing Power, em declarações à RTP 1:
O Racing entra bem e tem boas ocasiões para marcar, depois cai de rendimento. Como analisa a partida? "Foi um jogo bem disputado. As minhas jogadoras deram tudo o que tinham. Fizemos uma 1.ª parte muito bem conseguida, reagimos bem ao golo sofrido. Depois a equipa foi abaixo, não reagiu consoante o que tínhamos trabalhado. As jogadores tudo deram para tentarem vencer o primeiro título pelo clube. Muito orgulho. É um momento doloroso porque queríamos outro desfecho. Estou de coração cheio por treinar estas jogadores. Dar os parabéns à minha equipa e ao Benfica, que foi um justo vencedor".
Por que razão a equipa quebra? "Fisicamente não há motivo, acusámos um pouco. Estávamos por cima do jogo, o Benfica tinha posse mas era uma posse consentida. Sabíamos o que queríamos e o que queríamos explorar, mas a partir do 2.º golo a equipa foi abaixo".
O que nos pode dizer sobre o futuro? "Quero estar onde as pessoasme querem, onde eu me sinta feliz. Penso que vou ficar no Racing. Foi um trabalho que comecei há dois anos, está no começo e há muito pela frente. Apesar das dificuldades, o Racing Power veio para ficar no feminino. Aprendemos esta época e queremos ser mais fortes".
Vanessa Marques, jogadora do Racing Power, em declarações à RTP 1:
O que se passou para existir a quebra na 2.ª parte? "Efetivamente entrámos bem e batemo-nos contra um adversário muito difícil. Tivemos as oportunidades, não fomos eficazes e neste tipo de jogos estes pormenores são fatais. Reagimos após o golo mas houve uma sucessão de acontecimentos que levou a que não conseguissemos dar resposta".
Como avalia a época? Pode dar ânimo para a próxima? "Sem dúvida. Acima de tudo orgulhosa por este grupo, por esta estrutura que dia após dia deu o seu máximo. [Queria] Realçar o nosso coletivo e, uma vez mais, orgulho-me de ter este grupo. Para mim é um privilégio trabalhar com eles e evoluir como pessoa e atleta. Quero felicitar o Benfica também".
Carole Costa, jogadora do Benfica, em declarações à RTP 1:
Têm consciência que estão na história? "Sem dúvida, nunca aconteceu antes. São quatro títulos internos, [fomos aos] 'quartos' da Champions, fizemos 47 jogos oficiais e este público é incrível. Temos uns adeptos que nos apoiam sempre e hoje foi mais um dia assim. Estou muito feliz por mim e pelas minhas colegas. Foi uma época dura, as épocas são cada vez mais exigentes no Benfica e estamos muito felizes".
Penáltis: "Só fico feliz por entrarem. É um momento decisivo e fico feliz por ajudar a equipa. São quatro taças para nós e uma boa prestação na Champions. Estes adeptos merecem".
Traz mais responsabilidade para o ano? "Sem dúvida, os objetivos para o ano vão ser maiores e com certeza que os vamos superar".
Apesar do início de jogo equilibrado, o Benfica acabou a golear, este domingo, o Racing Power na final da Taça de Portugal feminina, por 4-1, e chegou ao pleno de títulos na temporada (juntando este à Supertaça, Liga BPI e Taça da Liga).
Os golos da partida foram apontados por Marie Alidou (25'), Carole Costa (60'), Lúcia Alves (69') e Kika Nazareth (90'+5), do lado do Benfica, e Innga Konst (41'), para o Racing Power. Esta, refira-se, é a segunda vez que as encarnadas conquistam a Taça de Portugal.
90'+5 - GOLO DO BENFICA (4-1), por Kika Nazareth! Contra-ataque fulminante das águias numa altura em que o Racing Power estava a dar tudo no ataque e a craque, na cara de Mikaely Bihina, não desperdiça após assistência de Catarina Amado.
90'+3 - Golo anulado ao Benfica por fora de jogo! As águias introduzem a bola novamente na baliza do Racing Power, mas o lance é invalidado por uma irregularidade na construção da jogada.
90'+2 - Chandra Davidson dá lugar a Lara Martins na equipa do Benfica.
90' - Vão jogar-se mais 7 minutos no Jamor.
87' - Mais substituições nas duas equipas: Ana Seiça, Andreia Norton e Marie Alidou saem no Benfica para as entradas de Laís Araújo, Pauleta e Jéssica Silva. No Racing, sai Jennifer Vetter para entrar Ivánia Moreira.
83' - O Benfica não abranda o ritmo e continua à procura do golo! Desta feita foi Kika Nazareth, que num primeiro momento remata para defesa de Mikaely Bihina e, numa segunda ocasião, vê o remate ser desviado pela defesa do Racing Power.
79' - Nova substituição no Racing Power: entra Mariana Campino para a saída de Evy Pereira.
74' - Alteração também no Benfica: sai Lúcia Alves para a entrada de Catarina Amado.
72' - Substituições no Racing Power: saem Vanessa Marques, Sini Lakssonen e Mercy Idoko para as entradas de Inês Gonçalves, Dulce Quintana e Nerimar Suárez.
69' - GOLO DO BENFICA (3-1), por Lúcia Alves! A lateral das águias aparece na cara de Mikaely Bihina após uma grande arrancada e, ao receber a bola de Kika Nazareth, não perdoa e atira rasteiro para o fundo da baliza.
67' - Que oportunidade para o Benfica! Kika Nazareth deixa Alidou na cara do golo mas o remate da avançada canadiana das águias sai à figura de Mikaely Bihina.
66' - O Racing Power está agora a pressionar em busca do empate, numa altura em que continua a apostar na velocidade das jogadoras da frente e nas bolas paradas.
60' - GOLO DO BENFICA (2-1), por Carole Costa. A internacional portuguesa bate o penálti de forma irrepreensível e volta a colocar as águias em vantagem.
59' - Penálti para o Benfica por falta de Babi sobre Marie Alidou dentro da grande área do Racing Power!
Estão 18.124 espectadores no Jamor, o que constitui um recorde em finais da Taça de Portugal!
55' - O ritmo no início da 2.ª parte deixa a desejar, com as duas equipas a tentarem - e não conseguirem - encontrar espaço para ferir as defesas adversárias.
49' - Lúcia Alves recebe a bola de Kika Nazareth e, em zona frontal à baliza do Racing Power, atira de fora da grande área. O remate sofre um desvio e sai para pontapé de canto.
45' - Arranca a 2.ª parte no Jamor!
Benfica e Racing Power estão empatados ao intervalo no Jamor, numa final de Taça de Portugal equilibrada até ao momento. As águias têm conseguido controlar mais o jogo mas as melhores oportunidades foram para a equipa de João Marques, que chegou mesmo a atirar ao poste na 1.ª parte. Tudo em aberto para o 2.º tempo!
41' - GOLO DO RACING POWER (1-1), por Innga Konst. A jogadora do Racing aparece sozinha na grande área do Benfica na sequência de um pontapé de canto e, com um forte cabeceamento, leva a melhor sobre Lena Pauels, que também não fica bem na fotografia. Está feito o empate no Jamor!
35' - Marie Alidou volta a aparecer em boa posição para finalizar após cruzamento de Lúcia Alves, mas o cabeceamento sai ao lado da baliza do Racing Power.
29' - O jogo está interrompido para assistência médica a Anna Gasper, que está no relvado em dificuldades.
25' - GOLO DO BENFICA (1-0), por Marie Alidou! Contra-ataque fulminante das águias, com uma grande combinação entre Kika Nazareth, Andreia Faria e Alidou, com esta última a encostar para a baliza deserta do Racing Power. Está inaugurado o marcador no Jamor!
23' - Boa iniciativa individual de Andreia Norton, que sobe com a bola controlada e, à entrada da grande área do Racing Power, arrisca o remate, que sai rasteiro e para as mãos de Mikaely Bihina.
18' - E novamente Lena Pauels! Terceira oportunidade de golo para o Racing Power, desta feita com um cabeceamento na sequência de um pontapé de canto. Atenta, a guarda-redes do Benfica afasta a bola.
13' - Ao poste! O Racing Power volta a ficar muito perto do golo. Mais um bom trabalho de Vetter, numa jogada que termina nos pés de Jenna Tivnam que, no coração da grande área, atira rasteiro e ao ferro da baliza de Lena Pauels.
11' - O Racing Power vai tentando apostar na profundidade, até ao momento muito bem controlada pela defesa do Benfica.
5' - Enorme oportunidade para o Racing Power! Ucheibe perde a bola em zona comprometedora e, na cara de Lena Pauels, Jennifer Vetter fica muito perto do golo inaugural.
3' - O Benfica entra melhor e vai tentando encontrar espaços na defesa do Racing Power. Depois de um remate sem perigo de Lúcia Alves nos minutos iniciais, desta feita foi Chandra Davidson a aparecer dentro da grande área adversária, mas o lance é controlado pela guarda-redes Mikaely Bihina.
0' - Arranca a final da Taça de Portugal entre Benfica e Racing Power!
O onze do Racing Power: Mikaely Bihina, Jennifer Vetter, Bárbara Azevedo, Eveline Pereira, Sini Lakssonen, Jenna Tivnam, Mercy Idoko, Vanessa Marques, Innga Konst, Lúcia Lobato e Beatriz Rodrigues.
Suplentes: Íris Silva, Tânia Riso, Catarina Realista, Nerimar Suárez, Dulce Quintana, Mariana Campino, Érica Bispo e Inês Gonçalves.
O onze do Benfica: Lena Pauels, Lúcia Alves, C. Ucheibe, Ana Seiça, Carole Costa, Andreia Faria, Andreia Norton, Anna Gasper, Marie Alidou, Kika Nazareth e Chandra Davidson.
Suplentes: Rute Costa, Laís Araújo, Sílvia Rebelo, Paige Almendariz, Catarina Amado, Pauleta, Lara Martins, Jéssica Silva e Marta Cintra.
Já Beatriz Rodrigues, apesar de sublinhar o sucesso desta época – "já somos umas vencedoras" –, frisa que "o objetivo é só um" e que "tudo é possível" se continuarem a acreditar na mensagem do treinador: "É ele que nos transmite que conseguimos ultrapassar aquilo que nos é estipulado como limite. Esta é uma oportunidade única e queremos aproveitar", concluiu a lateral.
Terceiro lugar na época de estreia no escalão principal e uma final da Taça de Portugal a fechar a 4.ª época do projeto do Racing Power. João Marques é o primeiro a frisar que, seja qual for o resultado "neste momento histórico para o clube", o sentimento de orgulho será sempre enorme. "Quero que a minha equipa desfrute. Um ano com muitas adversidades que as jogadoras ultrapassaram com crença, atitude e ambição. Em apenas 4 anos chegar a uma final da Taça é incrível e conseguir conquistá-la seria ainda mais", referiu o treinador de 48 anos.
Por seu lado, a capitã Sílvia Rebelo, uma das quatro resistentes do plantel que deu a única Taça ao Benfica (as outras são Carolina Vilão, Andreia Faria e Pauleta), destaca "o momento histórico" que as águias podem viver hoje. "Queremos muito este título e continuar a colecionar troféus. Falta-nos a Taça, que já nos foge há algum tempo. Estamos super motivadas", avisa a defesa.
Ganhar ou... ganhar. Não existe outro pensamento na cabeça de Filipa Patão, treinadora do Benfica que aponta ao histórico pleno de títulos internos, depois de conquistar Supertaça, Taça da Liga e campeonato. "Estamos a um passinho de ganhar tudo e queremos dar esse passo em frente, não para trás. Digo-lhes sempre que há uma grande diferença entre ganhar uma vez e estar sempre a ganhar. O mais difícil é ter essa continuidade e foi a isso que nos propusemos", analisou, em antevisão à partida.
Benfica e Racing Power defrontam-se esta tarde (17h15) no Jamor, na final da Taça de Portugal feminina, e se por um lado as águias procuram o pleno de títulos a nível interno, o Racing procura aquela que seria a primeira prova rainha da sua história. Fique connosco e acompanhe as incidências do encontro, ao minuto.
Germânicas confirmaram o êxito com empate a duas bolas, depois de terem vencido as gaulesas por 1-0 na 1.ª mão das 'meias'
Brasileira não joga desde dia 12, quando saiu de maca do jogo contra o Valadares Gaia
A detentora do troféu bateu a Suécia por 1-0 na 2.ª mão das 'meias' da competição, após ter vencido por 4-0 no primeiro jogo
Bávaros pagaram 7,5 milhões de euros pelo recinto
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Antigo médio do Benfica já deixou de ser representado por Juan Pablo Rossi
Rui e Afonso Loja julgados por ofensas à integridade física, avança o JN