Explicadas chamadas de quatro estreantes e três regressos à Seleção Nacional feminina
Francisco Neto convocou quatro novas jogadoras à Seleção Nacional feminina para os jogos de preparação com os Estados Unidos, naquele país, dias 23 e 26, e deu conta do que espera nesta primeira chamada de Alice Marques, central de 20 anos do Sevilha, Érica Cancelinha, central de 18 anos do Sporting, assim como de Carolina Santiago e Maísa Correia, avançadas também do Sporting, ambas de 19 anos.
"É uma oportunidade para as integrar num contexto diferente. Estamos muito atentos, temos muitas jogadoras jovens que se estão a afirmar nos clubes, estão a realizar um bom trabalho, a nossa formação, mesmo a nível de seleções, tem feito um trabalho fantástico. Foram estas quatro, agora, podíamos ter mais a chegar. Transitam das sub-19, a Alice Marques não esteve nos escalões de formação porque a fez toda pela França, optou agora por Portugal, passou a ser observável e entrou nas escolhas. Mas estamos em total articulação com a nossa formação e a nossa coordenadora, Marisa Gomes. Temos um Mundial sub-20 em 2026, no qual vamos participar com muito orgulho, e uma seleção sub-23, onde muitas destas jogadoras vão andar, para evoluír e afirmarem-se", começou por referir o selecionador nacional.
O timoneiro das Navegadoras fez questão ainda de vincar o contexto em que se inserem os dois jogos de preparação com os Estados Unidos (além dos jogos com a Holanda, a 28 de novembro, em Braga, e com o Brasil, a 2 de dezembro, em Aveiro). "Sentimos, nitidamente, que são oportunidades que nos fazem crescer. São desafios muito grandes, sabemos que é de uma exigência brutal, mas também sabemos que é isso que nos torna mais fortes", sublinhou, concretizando: "Somos, possivelmente, a única equipa do mundo que no último ano se desafiou, ou por virtude do sorteio, ou por particulares. Jogámos três vezes com as campeãs do mundo [Espanha], duas vezes com as atuais campeãs da Europa [Inglaterra], jogámos com as campeãs africanas [Nigéria], vamos jogar com as campeãs da CONCACAF [EUA] e vamos, em dezembro, jogar com as campeãs da CONMEBOL [Brasil]."
Francisco Neto promoveu ainda os regressos de Maria Alagoa (Sp. Braga), Bábara Lopes (Torreense) e Stéphanie Ribeiro (Pumas).
A Seleção Nacional concentra-se segunda-feira na Cidade do Futebol, parte para os Estados Unidos na terça-feira de manhã, e defronta as norte-americanas na quinta-feira, na Pensilvânia, e domingo, no Connecticut. O regresso a Lisboa está agendado para segunda-feira, 27, de manhã.
Explicadas chamadas de quatro estreantes e três regressos à Seleção Nacional feminina
Eliminatória a duas mãos será disputada em novembro
Jogos agendados para os dias 23 e 26 de outubro
Técnica do Arsenal gostou do que viu da sua equipa diante do Benfica
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses