Francisco Neto e os jogos com EUA: «Exigência brutal torna-nos mais fortes»

Explicadas chamadas de quatro estreantes e três regressos à Seleção Nacional feminina

Francisco Neto convocou quatro novas jogadoras, entre as quais Carolina Santiago
Francisco Neto convocou quatro novas jogadoras, entre as quais Carolina Santiago • Foto: FPF

Francisco Neto convocou para os jogos de preparação com os Estados Unidos, naquele país, dias 23 e 26, e deu conta do que espera nesta primeira chamada de Alice Marques, central de 20 anos do Sevilha, Érica Cancelinha, central de 18 anos do Sporting, assim como de Carolina Santiago e Maísa Correia, avançadas também do Sporting, ambas de 19 anos.

"É uma oportunidade para as integrar num contexto diferente. Estamos muito atentos, temos muitas jogadoras jovens que se estão a afirmar nos clubes, estão a realizar um bom trabalho, a nossa formação, mesmo a nível de seleções, tem feito um trabalho fantástico. Foram estas quatro, agora, podíamos ter mais a chegar. Transitam das sub-19, a Alice Marques não esteve nos escalões de formação porque a fez toda pela França, optou agora por Portugal, passou a ser observável e entrou nas escolhas. Mas estamos em total articulação com a nossa formação e a nossa coordenadora, Marisa Gomes. Temos um Mundial sub-20 em 2026, no qual vamos participar com muito orgulho, e uma seleção sub-23, onde muitas destas jogadoras vão andar, para evoluír e afirmarem-se", começou por referir o selecionador nacional.

O timoneiro das Navegadoras fez questão ainda de vincar o contexto em que se inserem os dois jogos de preparação com os Estados Unidos (além dos jogos com a Holanda, a 28 de novembro, em Braga, e com o Brasil, a 2 de dezembro, em Aveiro). "Sentimos, nitidamente, que são oportunidades que nos fazem crescer. São desafios muito grandes, sabemos que é de uma exigência brutal, mas também sabemos que é isso que nos torna mais fortes", sublinhou, concretizando: "Somos, possivelmente, a única equipa do mundo que no último ano se desafiou, ou por virtude do sorteio, ou por particulares. Jogámos três vezes com as campeãs do mundo [Espanha], duas vezes com as atuais campeãs da Europa [Inglaterra], jogámos com as campeãs africanas [Nigéria], vamos jogar com as campeãs da CONCACAF [EUA] e vamos, em dezembro, jogar com as campeãs da CONMEBOL [Brasil]."

Francisco Neto promoveu ainda os regressos de Maria Alagoa (Sp. Braga), Bábara Lopes (Torreense) e Stéphanie Ribeiro (Pumas).

A Seleção Nacional concentra-se segunda-feira na Cidade do Futebol, parte para os Estados Unidos na terça-feira de manhã, e defronta as norte-americanas na quinta-feira, na Pensilvânia, e domingo, no Connecticut. O regresso a Lisboa está agendado para segunda-feira, 27, de manhã.

Por Mário Duarte
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Futebol Feminino
Notícias
Notícias Mais Vistas