O Sp. Braga B venceu este domingo o Sporting da Covilhã por 2-1, em jogo a contar para a 34ª jornada da 2.ª Liga, no qual a equipa serrana acabou com nove unidades.
O Sp. Covilhã jogou com dez unidades desde o minuto nove, quando Jorge Batista foi expulso, por ter tocado com as mãos na bola no exterior da grande área, para se antecipar a Rabiola.
Os "leões da serra", que tinham entrado melhor na partida, acabaram por chegar à vantagem, já reduzidos a dez unidades, quando Gaspar apareceu no "coração" da área bracarense a desviar de cabeça para a baliza de Cristiano, após livre de Carlos Manuel (18 minutos).
Em desvantagem, os "arsenalistas" procuraram reagir e, apesar das dificuldades sentidas na construção de jogo, chegaram à igualdade, em cima do intervalo.
Manoel isolou Rabiola e o avançado rematou fora do alcance de Rui Vieira para o seu 15.º golo na 2.ª Liga e primeiro ao serviço do Braga B (45+1 minutos).
Motivada pelo golo do empate, a turma bracarense entrou mais perigosa, no segundo tempo e Emídio Rafael rematou ao poste, logo aos 47 minutos.
O Sp. da Covilhã, que estava reduzido a dez jogadores, viu a sua tarefa ficar ainda mais difícil quando Gilberto foi expulso por, alegadamente, ter cortado com a mão uma bola cabeceada por Piqueti na direção da baliza (58 minutos).
Manoel converteu a grande penalidade e colocou os minhotos em vantagem (59).
Mesmo com nove, os "leões da serra" continuaram a acreditar no empate e chegaram à área bracarense através de bolas paradas, enquanto a equipa da casa, apática, desperdiçou alguns contra-ataques para ampliar a vantagem.
Após este desfecho, o Braga B mantém a 18ª posição na 2.ª Liga e tem agora 33 pontos, mais cinco do que, precisamente o Sp. de Covilhã, a primeira equipa abaixo da "linha de água", com 28 pontos.
Sp. Braga B-Sp. Covilhã, 2-1
Jogo no Estádio 1º de Maio, em Braga
Sp. Braga B: Cristiano, Ezequiel, Gonçalo Silva, Palmeira, Emídio Rafael, Victor Nikiema (Piquéti, 26), Patrão (Zhestkov, 75), Nuno Valente, Guilherme, Manoel e Rabiola (Tiago Ribeiro, 85).
(Suplentes: Pedro Cavadas, Tomás Dabó, Diogo, Tiago Ribeiro, Zhestkov, Piquéti e Allan).
Treinador: António Conceição.
Sp. Covilhã: Jorge Baptista, Gilberto, Edgar, Gaspar, Paulo Grilo, Nené, Carlos Manuel, Pimenta (Gui, 61), Moreira (Paulico, 75), Adriano Castanheira (Rui Vieira, 10) e Fabrício.
(Suplentes: Rui Vieira, Alex Kakuba, Buba, Gui, Diogo Gaspar, Milton e Paulico).
Treinador: Francisco Chaló.
Árbitro: Vasco Santos (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Gaspar (22), Ezequiel (32), Rabiola (41) e Patrão (71). Cartão vermelho direto para Jorge Batista (09) e Gilberto (58).
Assistência: cerca de 600 espetadores.