O Sporting B conquistou este domingo a primeira vitória na II Liga de futebol, ao bater em casa o Santa Clara por 3-1, num jogo que se resolveu na parte final, muito por mérito do central Tobias Figueiredo. O jogador, um dos melhores em campo, teve a capacidade de desbloquear o empate que se verificava aos 85 minutos e numa fase em que tudo indicava que o encontro terminaria igualado, face às poucas oportunidades existentes.
O central, de 20 anos, um produto da formação leonina, subiu mais alto do que a defesa contrária e cabeceou de cima para baixo, fazendo o 2-1, muito depois de Enoh (aos 18') ter marcado para o Sporting e Materazzi (aos 38') ter igualado para os açorianos.
No jogo, disputado na Academia de Alcochete [Estádio Aurélio Pereira], nota ainda para a titularidade do escocês Ryan Guald, de 18 anos, contratado pelo clube de Alvalade esta época ao Dundee United. O jovem, de quem se diz prometer muito, mostrou bons pormenores, mas foi penalizado por um estilo em que a bola muitas vezes andou no ar, sem que qualquer das equipas fosse capaz de a fazer circular de pé para pé.
Foi sempre muito equilibrado, pese embora a maior iniciativa dos leões, e ao golo de Enoh, o Santa Clara respondeu com a igualdade por Materazzi, num lance em que o central apareceu sozinho a cabecear.
No segundo tempo, ambos os técnicos foram mexendo nas equipas - Barão teve que tirar Podence, muito castigado fisicamente -, e ainda antes de o Sporting marcar, Mike, do Santa Clara, até podia ter dado vantagem ao Santa Clara.
O defesa da equipa açoriana, isolado, não foi capaz de acertar na bola, aos 83 minutos. Um lance crucial, já que pouco depois o Sporting colocou-se em vantagem (por Tobias Figueiredo) e mostrou que a vitória não lhe fugiria, chegando mesmo ao 3-1, através do suplente Chaby, aos 90'+2.
Jogo no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.
Sporting B-Santa Clara, 3-1.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores: 1-0, Enoh, 18 minutos. 1-1, Materazzi, 38'. 2-1, Tobias Figueiredo, 85'. 3-1, Chaby, 90'+2.
- Sporting B: Luís Ribeiro, Ricardo Esgaio, Tobias Figueiredo, Sambinha, Mika Pinto, Fokobo (Riquicho, 80'), Wallyson, Ryan Gauld (Chaby, 83'), Daniel Podence (Iuri Medeiros, 62'), Dramé e Enoh.
Suplentes: Guilherme Oliveira, Riquicho, Domingos Duarte, João Palhinha, Chaby, Iuri Medeiros e J. Santos.
Treinador: Francisco Barão.
- Santa Clara: Pedro Freitas, Luís Dias, Accioly, Materazzi, Mike, Patas, Pedro Pacheco, Tiago Gonçalves (Malafaia, 65'), Ely, Davide (João Silva, 65') e Clemente (Amoreirinha, 81').
Suplentes: Hugo Viveiros, Amoreirinha, Paulo Henrique, Bruno Torres, Malafaia, Marocas e João Silva.
Treinador: Cláudio Braga.
Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Materazzi (32 minutos), Tiago Gonçalves (57'), Pedro Pacheco (67), Iuri Medeiros (72'), Sambinha (78') e Clemente (79').