15/05/2022

Campeão Rio Ave e Casa Pia sobem à 1.ª Liga; Chaves defronta Moreirense no playoff

Vilacondenses bateram o Chaves (3-0), Casa Pia goleou o Leixões (5-1)

14:05 15.05.2022

Jota: «O mais importante é a festa e a alegria que demos a toda esta instituição»

Jota e João Vieira, avançados do Casa Pia, frisaram o "marco importante" que a instituição dos gansos atingiu este domingo.

"Não tenho palavras para descrever isto. O mais importante é a festa que vamos fazer e a alegria que demos a toda esta instituição. O Casa Pia merece isto, e acho que o que fizemos este ano foi muito bom. Sabíamos que ia ser uma tarefa difícil num campo difícil", afirmou Jota.

Já João Vieira, garantiu que a subida de divisão é uma "felicidade imensa": "É merecido, o mais importante vai ser a festa. Acho que é um marco muito importante na instituição. É uma felicidade imensa. Foi uma época desgastante e no início ninguém esperava, mas nós sempre acreditámos. É a vitória de um grupo de trabalho".

13:55 15.05.2022

José Mota: «O jogo resume-se a uma grande eficácia do Casa Pia, foi 'cada tiro cada melro'»

José Mota, treinador do Leixões, deixou os parabéns ao Rio Ave e ao Casa Pia pela subida de divisão e referiu a "grande eficácia" dos gansos na goleada desta manhã (5-1).

"Sabíamos que chegávamos ao último jogo contra um adversário que tinha muito para decidir, e isto resume-se a uma eficácia muito grande do Casa Pia, foi ‘cada tiro cada melro’. Os golos sucederam-se de uma forma que não pensámos que poderia existir, mas aconteceu. Parabéns ao Casa Pia e ao Rio Ave, mérito a estes dois clubes que conseguiram os objetivos. Eram realmente duas das três equipas mais fortes juntamente com o Chaves. O que quero realçar é que este jogo foi o que foi, mas o que fica é um registo nosso assinalável: orçamento muito baixo, 16 jogadores da formação sub-23 que jogaram esta época, uma série de fatores que fazem com que possamos dizer que os jogadores foram incríveis, de uma determinação e responsabilidade muito grandes. Dar os parabéns também aos adeptos que sempre nos apoiaram, que foram connosco para todo o lado. Agradeço muito ao Leixões", frisou.

13:53 15.05.2022

Filipe Martins: «Algumas pessoas pensaram que não íamos ter estofo para chegar aqui»

Filipe Martins, treinador do Casa Pia, sublinhou o esforço da equipa que levou à subida de divisão, destacando que alguns dos jogadores do plantel dos gansos estavam há pouco tempo na 3.ª Liga.

"Não foi uma época fácil , tanto para mim como para a minha família, mas tinha outra família que me puxou, esta que está a celebrar agora. Curiosamente começou tudo neste estádio há dois anos, quando nos propusemos a algo que toda a gente pensou que estava destinado ao insucesso. Na nossa cabeça sabíamos bem o que queríamos. Tive a felicidade de ser o escolhido para um projecto onde se juntou um grande clube e um grupo investidor. Algumas pessoas pensaram que não íamos ter estofo para chegar aqui, mas fomos muito guerreiros. Fomos corajosos e hoje conseguimos levar as gentes que nunca imaginavam que pudessem sair do pátio da bandeira à 1.ª...".

"A história do Casa Pia não são dois anos. Quando se faz um campeonato a trinta e quatro jornadas, acho que as tabelas pouco mentem. Nesse sentido, acho que é preciso dar os parabéns ao Rio Ave por ter sido campeão. Também era esse o nosso objetivo, acho que o troféu assenta sempre bem, mas acima de tudo o que queríamos era a subida. Sabia que alguns dos atletas tinham vindo da 3.ª Liga, e isso são coisas que às vezes passam ao lado das pessoas. Fomos andando, sempre um bocadinho camuflados, mas a exigência dentro do balneário foi sempre a máxima. Quisemos sempre isto e hoje vamos festejar esta subida que queria muito que o meu pai visse, e hoje conseguiu vê-la. Disse aos meus jogadores que era um objetivo que tinha. Agradecer também à grande mulher que tive, que nunca me abandonou e teve sempre ao meu lado na cama do hospital", concluiu o treinador, fazendo referência aos momentos difíceis que passou devido à Covid-19.

Pub
13:37 15.05.2022

Aderllan Santos: «Derramei lágrimas de sangue que agora têm sabor a vitória»

Aderllan Santos, central do Rio Ave e homem do jogo no duelo contra o Chaves ao apontar um 'bis', fez uma retrospetiva da temporada.

"Foram momentos de luta. Agradeço primeiramente a Deus e à minha família nesta época desgastante. Derramei lágrimas de sangue que agora têm sabor de vitória. Dedico isto a todos os adeptos, que nos apoiaram até ao fim, e agora é seguir com a cabeça levantada e festejar este título. Ontem à tarde fui para o parque com os meus filhos, e um deles olhou para mim e disse: ‘Pai, vais marcar amanhã’. Graças a Deus deu tudo certo hoje".

13:33 15.05.2022

Jhonatan: «Este clube não devia ter caído»

Jhonatan, guarda-redes do Rio Ave, assumiu que os vilacondenses terminam a Liga Sabseg com a sensação de "dever cumprido".

"Dever cumprido. Desde o começo da época assumimos a responsabilidade de levar o Rio Ave à 1.ª Liga. Tivemos altos e baixos, este clube não devia ter caído. Sabemos o que é o futebol, mas estamos de volta. Agradeço a Deus por poder voltar a jogar neste projeto que o presidente me propôs, e fico feliz por ter ajudado".

13:31 15.05.2022

Vítor Campelos: «Resta-nos encarar o playoff com todo o otimismo e dedicação»

Vítor Campelos, treinador do Chaves, garante que a equipa vai disputar o playoff frente ao Moreirense com "todo o otimismo e dedicação".

"Jogo complicado? É verdade. Estávamos mais do que avisados que o Rio Ave ia entrar forte. O lado emocional era muito importante, tínhamos de entrar concentrados, mas acabámos por sofrer um golo. Depois mostrámos que somos uma das melhores equipas, das que pratica melhor futebol. Tivemos uma ou outra situação para relançar o jogo mas não conseguimos. Depois da expulsão ficou muito mais complicado. Parabéns para o Rio Ave e para o Casa Pia. A nós, resta-nos continuar a trabalhar e encarar os jogos que faltam do playoff com todo o otimismo e dedicação. Quem viu o jogo e assistiu ao jogo, viu que controlámos e tentámos chegar ao golo, já sabíamos que íamos chegar contra uma equipa que defende bem, com duas linhas. A bola que enviámos à barra ia deixar o Rio Ave intranquilo [caso entrasse]. Creio que iríamos disputar o jogo até ao fim, mas é o futebol e temos de pensar no próximo jogo", explicou.

Pub
13:28 15.05.2022

Luís Freire: «Fizemos uma segunda volta enorme»

Luís Freire, treinador do Rio Ave, mostrou-se naturalmente satisfeito pela subida da sua equipa à elite do futebol português.

"Sabíamos que o jogo era contra uma grande equipa, que estava na luta direta connosco. Entrámos muito bem, entrámos à campeão, com uma atitude enorme logo de início. Conseguimos gerir bem até ao intervalo, na segunda parte o Chaves entrou a arriscar. A partir do segundo golo o jogo é todo nosso. Rio Ave é campeão justo, ganhámos os jogos contra os adversários diretos. Euforia, gratidão aos nossos jogadores, grandes homens. O que fez a diferença foi este grupo, unido, coeso… o público, cada vez mais com a equipa, e acaba tudo com este cenário fantástico. Agradecer à minha família que esteve sempre comigo e dar uma resposta a todos aqueles que não acreditaram no Rio Ave", afirmou o técnico português.

E prosseguiu, abordando o investimento do Rio Ave: "Houve adversários que gastaram tanto ou mais que nós mas não assumiram. Sabíamos da personalidade dos nossos jogadores… recebemos muitas críticas, o normal quando não se ganha, mas a partir de certa altura os jogadores perceberam que na 2.ª Liga é um jogo mais físico. Deixámos de ser tão espetaculares a certa altura, mas fizemos uma segunda volta enorme. Somos justos campeões. Eu vim da distrital, acredito que vou ficar na 1.ª Liga e que um dia vou poder celebrar lá também", concluiu.

13:08 15.05.2022

Campeão Rio Ave e Casa Pia sobem à 1.ª Liga; Chaves defronta Moreirense no playoff

Está feito! Rio Ave (campeão) e Casa Pia garantem a subida direta à 1.ª Liga, enquanto o Chaves vai disputar o playoff com o Moreirense!

Em jogo disputado no Estádio dos Arcos, o Rio Ave bateu o Chaves por 3-0 e terminou a Liga Sabseg no primeiro lugar com 70 pontos. Os comandados de Luís Freire arrancaram a 'todo o gás' e logo aos 50 segundos abriram o marcador por intermédio de Aziz. Aderllan Santos, central brasileiro, fechou as contas já nos 15 minutos finais: apontou o primeiro da conta pessoal aos 77' e aos 80' 'bisou' para fechar as contas da partida e da classificação.

O Casa Pia deslocou-se ao Estádio do Mar para defrontar o Leixões e não deixou dúvidas quanto ao vencedor, ao golear (5-1) os comandados de José Mota. Os gansos tiveram um arranque demolidor e já venciam por 3-0 à passagem dos 15 minutos, graças a golos de Zach (9'), João Vieira (12') e Jota (16'). Ainda antes do intervalo (39'), Jota 'bisou' e deu contornos de goleada ao resultado. Bolgado ainda reduziu à hora de jogo, mas Derick Poloni sentenciou o resultado aos 90+3'.

Eis a classificação final:

1.º - Rio Ave (70 pontos)

2.º - Casa Pia (68 pontos)

3.º - Chaves (64 pontos)

12:45 15.05.2022

Quinto golo do Casa Pia!

Derick Poloni faz o quinto do Casa Pia frente ao Leixões (90+3') e acaba de vez com as contas da subida!

Pub
12:43 15.05.2022

Aderllan 'bisa' e Rio Ave embala para a vitória e para a 1.ª Liga

Aderllan Santos 'bisa' no Rio Ave-Chaves (3-0) e as contas estão praticamente fechadas a 10 minutos do fim dos jogos decisivos.

Classificação ao minuto:

1.º - Rio Ave (70 pontos)

2.º - Casa Pia (68 pontos)

3.º - Chaves (64 pontos)

12:42 15.05.2022

Thalis (Leixões) vê cartão vermelho

Thalis é expulso e o Casa Pia parece ter, a 10 minutos do fim do encontro, a subida direta à 1.ª Liga na mão!

12:39 15.05.2022

Aderllan Santos faz o segundo do Rio Ave

Aderllan Santos faz o segundo golo do Rio Ave e retira praticamente as esperanças ao Chaves, que agora joga em inferioridade numérica! Os vilacondenses lideram a tabela com 70 pontos, e os flavienses, com 64 neste momento, precisariam de virar o resultado para ter oportunidade de subir diretamente à 1. Liga.

Recorde a classificação ao minuto:

1.º - Rio Ave (70 pontos)

2.º - Casa Pia (68 pontos)

3.º - Chaves (64 pontos)

Pub
12:36 15.05.2022

Luís Rocha (Chaves) vê cartão vermelho

Luís Rocha (Chaves) vê segundo amarelo e desfalca os flavienses para os minutos finais decisivos do duelo frente ao Rio Ave.

12:23 15.05.2022

Golo do Leixões!

Reduz o Leixões no Estádio do Mar aos 59 minutos. Canto batido do lado direito do ataque e Léo Bolgado sobe ao 'segundo andar' e cabeceia sem hipóteses para Ricardo Batista. Na classificação ao minuto, mantém-se tudo na mesma.

12:17 15.05.2022

Primeiros 10 minutos da segunda parte sem golos

Estão decorridos os primeiros 10 minutos da 2.ª parte no Rio Ave-Chaves e no Leixões-Casa Pia. Apesar de nenhuma das equipas ter conseguido abanar as redes no segundo tempo, o Leixões e o Rio Ave foram as formações que ficaram mais perto do golo.

Pub
12:06 15.05.2022

Já se jogam as segundas partes!

Rola a bola para a segunda parte do Rio Ave-Chaves (1-0) e do Leixões-Casa Pia (0-4).

Recorde a classificação ao minuto:

1.º - Rio Ave (70 pontos)

2.º - Casa Pia (68 pontos)

3.º - Chaves (64 pontos)

11:53 15.05.2022

O arranque demolidor do Casa Pia no Estádio do Mar

11:50 15.05.2022

Intervalo nos jogos decisivos!

Intervalo em Matosinhos e em Vila do Conde!

O Rio Ave vai vencendo o Chaves pela margem mínima (1-0), enquanto o Casa Pia está a golear o Leixões no Estádio do Mar e está em muito boa posição para garantir a subida direta à 1.ª Liga! O Rio Ave continua na liderança.

Assim está a classificação ao minuto: 

1.º - Rio Ave (70 pontos)

2.º - Casa Pia (68 pontos)

3.º - Chaves (64 pontos)

Pub
11:42 15.05.2022

Jota 'bisa' e alarga vantagem do Casa Pia!

Mais um golo do Casa Pia! Jota 'bisa' na partida aos 39 minutos e os gansos alargam ainda mais a vantagem (4-0), garantindo praticamente o 2.º lugar.

11:33 15.05.2022

Classificação ao minuto

O Rio Ave vai vencendo o Chaves (1-0) e o Casa Pia está em vantagem frente ao Leixões no Estádio do Mar (3-0). Com estes resultados, e se os jogos terminassem agora, a classificação final da Liga Sabseg ficaria da seguinte maneira:

Classificação ao minuto:

1.º - Rio Ave (70 pontos)

2.º - Casa Pia (68 pontos)

3.º - Chaves (64 pontos)

11:23 15.05.2022

A reação dos adeptos do Rio Ave ao golo de Aziz

Pub
11:19 15.05.2022

Casa Pia faz o terceiro à passagem dos 15 minutos!

O Casa Pia entra com tudo no jogo! Jota faz o terceiro dos gansos, que aos 15 minutos vão vencendo por 3-0 no Estádio do Mar e colocam-se numa ótima posição para garantir o 2.º lugar e a subida direta à 1.ª Liga.

11:15 15.05.2022

Novo golo do Casa Pia!

Alarga a vantagem o Casa Pia no Estádio do Mar aos 12 minutos. Que grande golo de João Vieira, que ganha espaço à entrada da área do Leixões e remata sem hipóteses para Beunardeau. Está feito o segundo e a vida do Chaves está cada vez mais difícil...

11:13 15.05.2022

Golo do Casa Pia!

Golo do Casa Pia! Zach faz o primeiro dos gansos em Matosinhos aos 10 minutos e dificulta muito a vida do Chaves.

Classificação ao minuto:

1.º - Rio Ave (70 pontos)

2.º - Casa Pia (68 pontos)

3.º - Chaves (64 pontos)

Pub
11:09 15.05.2022

Classificação ao minuto

Neste momento, o Rio Ave 'dispara' no topo da tabela:

1.º - Rio Ave (70 pontos)

2.º - Casa Pia (66 pontos)

3.º - Chaves (64 pontos)

11:04 15.05.2022

Golo do Rio Ave!

Golo madrugador do Rio Ave logo no primeiro minuto de jogo e os vilacondenses colocam-se em ótima posição para garantir o primeiro lugar e a subida direta à 1.ª Liga! Aziz aproveita a sobra de um remate ao poste e encosta para o fundo da baliza do Chaves, apontando o 15.º golo da temporada.

11:01 15.05.2022

Arrancam as grandes decisões!

Já se jogam o Rio Ave-Chaves e o Leixões-Casa Pia!

Pub
10:55 15.05.2022

Cinco minutos para o apito inicial

As equipas já recolheram aos balneários depois do aquecimento e os jogos estão a menos de cinco minutos do apito inicial.

10:45 15.05.2022

Já há onzes!

Já há onzes iniciais nos encontros decisivos da Liga Sabseg!

Rio Ave-Chaves

Rio Ave: Jhonatan, Costinha, Aderllan Santos, Renato Pantalon, Pedro Amaral, Joca, Guga, Vítor Gomes, Gabrielzinho, Aziz e Pedro Mendes.

Chaves: Paulo Vítor, João Correia, Rocha, Alexsandro, Bruno Langa, Obiora, Guima, Wellington, João Mendes, Batxi e Patrick.

Leixões-Casa Pia

Leixões: Beunardeau, Ricardo Teixeira, Léo Bolgado, Nduwarugira, Pastor, Morim, Zag, Fabinho, Seck, Oliveira e Wendel.

Casa Pia: Ricardo Batista, Zach, Vasco Fernandes, Zolotic, Lucas Soares, Neto, Taira, Leonardo Lelo, Jota, João Vieira e Godwin.

10:40 15.05.2022

Confronto direto

Em caso de igualdade na tabela classificativa, assim está o confronto direto entre as três equipas:

O Rio Ave saiu vitorioso de ambos os duelos frente ao Casa Pia com vitórias pela margem mínima (1-0) nas duas ocasiões, em casa e fora.

O Chaves, por sua vez, leva vantagem no confronto direto frente ao Casa Pia: os transmontanos perderam fora de casa (0-1), mas golearam no Municipal de Chaves (4-1).

Já no que a confrontos entre Rio Ave e Chaves diz respeito, os transmontanos levaram a melhor em casa (2-1). No Estádio dos Arcos, o desfecho só se saberá ao início da tarde.

Pub
10:38 15.05.2022

Classificação

Neste momento, as contas no topo da tabela estão da seguinte maneira:

1.º - Rio Ave (67 pontos)

2.º - Casa Pia (65 pontos)

3.º - Chaves (64 pontos)

(...)

16.º - Sp. Covilhã (33 pontos)

17.º - Varzim (32 pontos)

18.º - Académica (17 pontos)

10:26 15.05.2022

As contas do título e do fundo da tabela

Numa última jornada em que o Casa Pia visita o Leixões e o Rio Ave mede forças precisamente com o Chaves, as contas finais estão da seguinte maneira:

O Rio Ave sobe automaticamente à 1.ª Liga caso se verifique um de dois cenários:

- Não perca com o Chaves.

- Perca com o Chaves e o Casa Pia não ganhe em Matosinhos.

O Casa Pia, por sua vez, sobe à 1.ª Liga diretamente se:

- Conseguir frente ao Leixões um resultado igual ou melhor que o do Chaves.

Já o Chaves, também pode contar com um de dois cenários:

- Vencer o Rio Ave em Vila do Conde.

- Empatar e o Casa Pia perder frente ao Leixões.

Já no fundo da tabela, Sp. Covilhã - frente a Estrela da Amadora - e Varzim - contra o Mafra - vão disputar a luta pelo playoff de descida, às 15h30. Neste caso, as contas são mais simples: o Sp. Covilhã levou a melhor no confronto direto e as equipas estão separadas neste momento por um ponto na tabela, com vantagem precisamente para os leões da serra.

10:19 15.05.2022

Dia de decisões na Liga Sabseg!

Depois deste sábado ter ficado definida a tabela da Liga Bwin, com as descidas de divisão de Tondela e Belenenses SAD e da ida ao playoff do Moreirense, joga-se hoje outro dia de decisões, desta vez com a derradeira jornada da Liga Sabseg, que vai decidir os dois primeiros classificados da 2.ª Liga, assim como a equipa que disputará o playoff frente aos cónegos.

A luta será acesa entre Rio Ave, Casa Pia e Chaves, equipas separadas na tabela por três pontos e que vão procurar hoje, pelas 11h, a subida à elite do futebol português.

Já pelas 15h30, joga-se o Estrela da Amadora-Sp. Covilhã e o Varzim-Mafra, jogos decisivos na descida de divisão e na luta pela manutenção..

Fique connosco e acompanhe todas as incidências dos encontros!

Pub
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de 2ª Liga
Notícias
Notícias Mais Vistas