O FC Porto B regressa ao Olival para defrontar o Ac. Viseu (sexta-feira, às 18h00), em jogo a contar para a 21ª ronda da Liga Meu Super. A equipa orientada por João Brandão está motivada pelo momento positivo que vive, tendo triunfado frente ao Vizela e ao Farense de forma consecutiva. Ainda assim, o técnico pede "consistência" ao seu grupo, sem querer relaxar sobre os logros das últimas jornadas.
"Melhor do que duas vitórias, são três, por isso é de mais uma vitória que vamos à procura no próximo jogo. Sabemos que vai ser muito difícil, que vai ser um desafio tremendo contra uma equipa muito competente, mas olhamos sempre para as nossas competências e para as nossas forças. O lado competitivo do jogo está muito enraizado na equipa e no grupo", começou por dizer João Brandão, referindo que os seus jogadores "estão mais capazes de entender todos os momentos do jogo e superar as adversidades que vão surgindo."
O Ac. Viseu é um candidato à subida: "É uma equipa muito competente e que se reforçou no mercado de janeiro com jogadores de 1ª Liga. Tem o melhor marcador, tem o melhor ataque e tem vindo em crescendo. É um dos maiores desafios que vamos ter neste período mais recente, mas estamos muito focados naquilo que temos de fazer. Temos de ser competentes no nosso bloco defensivo. Estamos muito preparados para o plano de jogo, sem deixar de olhar para as oportunidades que vão surgir."
Tem um plantel jovem, mas competitivo. Qual é o segredo? "Acima de tudo, é um desafio diário a forma como temos de os estimular e envolvê-los no processo. Eles ainda têm muito a melhorar. Com estas idades, ainda há um caminho longo a percorrer para conseguirem atingir o nível de excelência que é a equipa A. Aqui, o estado de alerta é constante, até pela competitividade desta Segunda Liga. Uma vitória leva-nos para um lugar na tabela e um jogo menos conseguido afunda-nos novamente, por isso o estado de alerta é constante. O processo tem vindo a ter resultados diariamente ao longo do último ano e meio, não é só nos últimos meses. Valorizo também aquilo que é o grupo e a forma como os jogadores mais experientes conseguem acolher e proporcionar um contexto favorável para o crescimento dos mais jovens. É muito importante de realçar. Este contexto competitivo é completamente diferente daquele que eles tinham na formação. É preciso jogar o jogo todo em todas as dimensões."
Como prosseguir este momento? "É preciso formar, de forma racional e pensada e nunca com pressa. Não temos pressa de nada, não queremos visibilidade imediata, são passos firmes e de forma sustentada.”
Duarte Cunha agradeceu oportunidades
Parte da fornada que conquistou o campeonato do mundo de sub-17, Duarte Cunha tem trabalhado com a equipa B dos dragões nos últimos jogos, ficando disponível para João Brandão a partir dessa competição. "Dei o salto que queria dar, dos sub-19 para a equipa B. É algo por que já trabalhava há muito tempo, mas acredito que a estreia virá com o tempo e com o trabalho durante a semana", vincou o jovem extremo, de 18 anos, sublinhando a ambição que continua a ter na nova aventura: "Para mim também é um orgulho ver os meus colegas da minha idade a estrearem-se na 2ª Liga, que é bastante competitiva. Vivemos isto intensamente todos os dias, pois todos os dias puxamos uns pelos outros para sermos melhores."
Adjetivando o Ac. Viseu de "uma das melhores equipas da 2ª Liga", Duarte Cunha também realçou que o foco de trabalho é sempre interno, com a oportunidade de impressionar a surgir a cada dia de treino e sem motivos para haver relaxamento. "A consistência vem do trabalho. Todos trabalham muito bem e todos acrescentam muito ao jogo quando são chamados pelo mister", pontuou o extremo.
Treinador do FC Porto B na antevisão ao encontro com o Ac. Viseu
Central de 20 anos vai jogar na Liga 3
Campeão do Mundo sub-17 estreia-se a marcar nos seniores
Golo de André Oliveira chegou para dar a vitória aos dragões. Minhotos desperdiçaram bastante
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Leandro Machado representou os leões, de 1997 a 1998, e o Santa Clara, em 2003. Atualmente era Secretário do Desporto da prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil
Conselheiro desportivo do PSG concedeu uma longa entrevista à TF1
Ex-internacional belga em entrevista à 'Gazzetta dello Sport'
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok