O Portimonense apresentou esta terça-feira os três últimos reforços assegurados no fecho do mercado, os avançados Mateus Santos (26 anos, ex-RS Berkane, Marrocos) e Mo Dauda (27 anos, ex-Ibiza, Espanha, ambos com contratos válidos até 2027, e o defesa Edney Silva (21 anos, ex-Santa Clara, emprestado até ao fim da época).
"Estou feliz por regressar a Portugal, depois de ter atuado nos juniores do FC Porto em 2018, e agradeço a oportunidade. Espero ajudar o clube a regressar à 1ª Liga", referiu o brasileiro Mateus Santos, campeão de Marrocos na época passada e vencedor da Taça Confederação CAF.
Em Portimão o extremo reencontra o médio Mateus Sarará, antigo companheiro no Grémio, e ainda antigos adversários, como Zé Gabriel ou Xavier. "O grupo é bom e o Portimonense dispõe de uma excelente estrutura, oferecendo todas as comodidades para que possamos fazer um bom trabalho", frisa Mateus Santos.
O reforço dos alvinegros espera ajudar o grupo. "Venho com muita vontade e determinação e posso jogar a 10 ou como extremo. Podem contar com muita velocidade e empenho em cada jogada, no propósito de fazer as coisas bem feitas e de conseguirmos a subida", assinalou o jogador, que passou por Atlético Mineiro, Ituano e São Bento antes de mudar-se para a Europa, representando Botosani e Farul (Roménia) e Kifisias (Grécia), seguindo-se passagens pely Atyrau (Cazaquistão) e RS Berkane (Marrocos).
O camaronês Mo Dauda passou vários anos ligado ao Anderlecht, com empréstimos aos holandeses do Vitesse e aos dinamarqueses do Esbjerg, antes de rumar a Espanha (Cartagena, Tenerife, Eldense e Ibiza). "Estou feliz com esta oportunidade de representar o Portimonense. Acredito que se trata de um bom projeto. Falei com o treinador e fiquei entusiasmado", referiu o avançado.
Mo Dauda espera constituir uma mais-valia para o grupo. "Sou um jogador muito técnico, que gosta de explorar os flancos e de criar oportunidades de golo e acredito que poderei ter sucesso aqui", disse o dianteiro vindo do Ibiza, que conhece um pouco do futebol português: "Não acompanho muito, confesso, mas do que vi tem algumas semelhanças com o espanhol, é muito técnico, e espero adaptar-me com facilidade."
A defesa do Portimonense também foi reforçada com a chegada de Edney Silva. "Vim reencontrar o meu amigo Thauan Lara, num clube que tem excelentes estruturas e oferece tudo o que é necessário para um profissional de futebol desenvolver a sua atividade", assinalou o jogador cedido pelo Santa Clara.
Edney Silva acredita que poderá viver uma época bem-sucedida em Portimão. "Cada jogo será uma final e quando chegarmos às jornadas decisivas esperamos que a equipa esteja bem, decidindo as contas da promoção a seu favor", frisa, acrescentando, acerca das suas qualidades: "Sou um jogador que alia velocidade e força e que trabalha para o coletivo. Podem contar sempre com total entrega", garante.
Reforços para o ataque e a defesa assegurados no último dia de mercado
Wellinton Santana, Jotavê e Jardeu, inscritos no último dia de mercado, foram apresentados, assim como o indiano Ativeer Jain
Brasileiro foi campeão de Marrocos na última época
Cedido pelo Santa Clara até fim da época, será inscrito até ao fecho do mercado, se não surgirem contratempos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo