A Final Four Legends, na Arena da Liga Portugal, decorreu no domingo e terminou com o Sporting campeão, depois de vencer o Benfica na finalíssima. Um desfecho que Abel Xavier, antigo internacional que voltou a vestir a camisola encarnada nesse torneio, acredita que pode ser diferente em Leiria, hoje, onde o Benfica entra em ação frente ao Sp. Braga.
Que importância tem a Allianz Cup?
ABEL XAVIER – É uma competição que tem ganho grande prestígio. Hoje é um objetivo para todas as equipas e, por isso, acho que todas as estruturas vão estar na máxima força para estar na final. [Hoje] as duas estruturas vão querer ganhar e, como é sempre de esperar, o Benfica está cá para vencer."
Como antecipa este Sp. Braga-Benfica depois do jogo de domingo passado?
AX – São circunstâncias diferentes em um jogo diferente. A maratona do campeonato é complexa e difícil mas, no que diz respeito ao Benfica, espero uma reação rápida e imediata. Como é uma competição a eliminar, a margem de erro é mínima, portanto acredito que o Benfica irá tentar dar mais consistência ao seu jogo.
Quais são os pontos fortes das águias para este jogo?
AX – Embora o Benfica tenha individualidades que têm definido determinadas partidas, acho que é necessário um coletivo forte. Assim, destaco o coletivo, com uma ideia de jogo muito forte desde o início.
É importante para o Benfica ser ‘Campeão de Inverno’?
AX – É mais importante ser campeão no final da época, no inverno é só um título teórico. Taça da Liga? Isso já é diferente, é um troféu e assim sendo significa que é um objetivo para o Benfica, como todas as outras competições em que está.
O que pensa deste novo espaço da Arena da Liga Portugal?
AX - Enalteço o progresso e o trabalho da Liga, está uma obra muito bem conseguida. É um espaço multiusos, de fora para dentro. As pessoas podem entrar e interagir e é o que se pretende. Há que deixar uma marca e património e, depois, obviamente as pessoas que estão cá dentro deixarem e implementarem as suas ideias e trabalhar em conjunto, de uma forma uniforme para ajudar a progredir o nosso futebol. Têm pilares que considero muito importantes, a competitividade e a rivalidade saudável. Este edifício preserva esses valores.
Como foi ver os velhos rivais e velhos amigos neste jogo?
AX - Tive a oportunidade de estar presente porque estou em Portugal. Já me tinham convidado no passado, tanto o Estrela da Amadora como o Benfica, duas estruturas que me são muito queridas. O próprio Sporting também, onde joguei na formação. É de saudar o convívio, que é muito bonito e positivo. Somos adversários em campo, porque continuamos a ter este espírito competitivo, continuamos a pretender vencer, mas também gostamos conviver com muitas gerações, porque estão várias aqui representadas.
Técnico com várias baixas para jogo da Taça da Liga
Nomeações do Conselho de Arbitragem divulgadas este domingo
Sporting defronta o Alverca no dia anterior, no arranque dos quartos-de-final
Presidente da Liga Portugal questionado sobre as acusações dos dragões
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Competição decorreu na Sérvia
Treinador português volta ao ativo um mês depois de ter deixado o cargo de selecionador de Angola