A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebl (APAF) vai propor à Liga Portugal uma alteração ao regulamento disciplinar, de forma a que passe a estar prevista a possibilidade de subtração de pontos a clubes em cujos estádios se verifiquem situações de violência.
Luciano Gonçalves, líder do organismo, pretende que sejam aplicadas medidas mais duras para casos que extravazem a normalidade, tal como revelou no Seminário Estádios de Sítio, organizado pela PSP, que decorre quinta e sexta-feira no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto.
"Apelamos a uma justiça mais célere e pesada. Há margem para alterar moldura penal. Propomos também que o poder político tenha papel mais proativo", começou por dizer o presidente da APAF, levantando de pronto várias questões.
"Como é possível que num estado de direito se demore dois, três ou quatro anos a condenar um indivíduo que agrediu um árbitro? Será próprio ter juízes que entendam que um árbitro pela função que desempenha está sujeito a isso? Será normal que o TAD integre na sua lista de árbitros elementos que expressam publicamente depreciação pela arbitragem e outros clubes? Será possível que um pai que agride um árbitro num jogo sub-13 seja condenado passados dois anos e que pai fique impossibilitado de entrar num recinto desportivo em jogo de juvenis quando o filho já é junior?", perguntou.
Neste sentido, Luciano Gonçalves apelou a que se termine "com o clima de impunidade existente". A título de exemplo, o líder da APAF revelou até que nas últimas três épocas desportivas houve 79 agressões a árbitros, situações que têm tornado difícil a retenção de jovens formandos no mundo da arbitragem. "20% dos 1.000 jovens árbitros ficam retidos. Muitos desistem por questões de segurança", explicou.
O presidente da APAF, refira-se, foi um dos oradores no segundo painel do Seminário. O evento, acrescente-se, prossegue sexta-feira.
Por Pedro MoraisA análise do treinador do E. Amadora à derrota no Dragão (1-3)
A análise de Vítor Pinto
Avançado espanhol voltou a estar em destaque frente ao E. Amadora
Golo do Estrela acordou os dragões, que depressa carregaram para selar uma vitória justa
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League