O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) revelou hoje que o número de salários em atraso nas ligas profissionais ascende a 1.150 meses, dos quais 375 registados na Liga e 775 na Liga de Honra.
Na lista de cumpridores do escalão principal, segundo o sindicato, inscrevem-se FC Porto, Sporting, Benfica, Sporting de Braga, Nacional da Madeira, União de Leiria, Paços de Ferreira, Naval, Académica e Vitória de Guimarães, entretanto despromovido à Liga de Honra.
No segundo escalão, os clubes com salário em dia são Beira-Mar, Desportivo das Aves, ambos promovidos à Liga principal, Leixões, Olhanense, Santa Clara, Feirense, Moreirense, Covilhã e Barreirense. No caso do Desportivo das Aves, que por lei tinha de pagar o vencimento até ao dia 5, o clube fez um acordo com os jogadores para o liquidar até ao dia 20.
Em conferência de imprensa, o presidente do SJPF, Joaquim Evangelista, quis, esta tarde, "denunciar anomalias" para "conjugar esforços tendentes à erradicação dos males de que enferma o futebol português".
Entre essas "anomalias", o dirigente enumerou multas abusivas, jogadores impedidos de treinar ou relegados para a equipa B, processos disciplinares sem qualquer fundamento, "black out" e ausência de seguros desportivos e ameaças.
Mas, para o sindicato, o problema mais grave tem sido o incumprimento salarial, que afectou, nomeadamente, o Vitória de Setúbal, Ovarense, Maia, Estoril, Marco e Portimonense.
Pelas mesmas dificuldades financeiras, Alverca, Felgueiras e Académico de Viseu nem sequer chegaram a entrar em competição.
Actualmente, segundo o sindicato, oito clubes/SAD's do escalão principal registam atrasos, enquanto na segunda divisão esse número é de 10. No entanto, em ambos os casos a totalidade do plantel (25 jogadores) é atingida.
Rui Costa vai ser constituído arguido por dívida russa no processo
Extremo do Rio Ave já contabiliza três golos e quatro assistências
Treinador dos gansos visou homólogo canarinho por 'passar' a bola a um jogador e este fazer um lançamento lateral que originou o 2-2
Óscar Perea foi titular no empate frente à Nigéria
Dirigente português do Flamengo em entrevista a Record
Em apenas dois anos, o jovem central deu um salto de gigante na carreira e passou da equipa de reservas do River Plate para a albiceleste
Milan-Como e Villarreal-Barcelona são as exceções
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Organismos e emissários de clubes têm mantido negociações secretas e já existe uma base de entendimento
Portal 'The Athletic' falou com jogadores e um professor universitário para analisar a questão