O Ministério Público acusa o antigo presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Melchior Moreira, de ter patrocinado clubes em troca de apoio a uma eventual candidatura à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que nunca chegou a concretizar-se. A notícia é avançada pelo 'Público' na edição desta terça-feira, 29 de outubro.
Em causa está o patrocínio às camisolas do Vitória de Guimarães e do Sporting, em troca do apoio dos dirigentes destes clubes a uma candidatura de Melchior Moreira para liderar a Liga. No caso do Vitória de Guimarães, a publicidade nas camisolas do Turismo do Porto e Norte e do geoparque de Arouca decorreu durante dois jogos e custou ao TPNP mais 100 mil euros. O montante foi dividido por vários contratos para, alegadamente, contornar as regras da contratação pública, detalha o jornal.
No caso do Sporting de Braga trata-se de um contrato de patrocínio com o objetivo de promoção da região Norte em Madrid, onde a equipa bracarense disputou a Ronda de Elite da UEFA Futsal Club em novembro de 2017.
Além de ter avançado com a acusação de Melchior Moreira, no âmbito da Operação Éter e evitando a sua libertação, o Ministério Público vai ainda continuar a investigar, num processo autónomo, a contratação de dezenas de lojas de turismo interativas do Norte. Neste caso, nos últimos meses a Policia Judiciária constituiu como arguidos dezenas de antigos e atuais autarcas.
O Ministério Público decidiu, assim, manter Melchior Moreira em prisão preventiva – uma situação que decorre h mais de um ano – alegando risco de perturbação do inquérito devido à vasta rede de contactos e influencias do antigo deputado do PSD, detalha o Público.
Jelani Trevisan marcou o golo da vitória
Duarte Cunha bisa
Tomás Soares assegura reviravolta ao marcar aos 88’ e Benfica regressa aos triunfos
Após 45’ de alta rotação, o dérbi do Minho entrou no congelador na 2ª parte e o desfecho foi inevitável
Na antevisão do jogo com o Chelsea
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Mensagem em vídeo de pouco mais de um minuto publicado no Instagram
Luca Zidane vai representar país dos avós
Selecionador brasileiro destaca qualidade dos dois jogadores que atuam em Portugal
A expulsão aos 22', com vermelho direto, do médio Diabate, permitiu ao Sturm Graz partir para um triunfo tranquilo