_
Pedro Proença foi nomeado presidente da Associação de Ligas Europeias (EL – European Leagues), ao ter aceite o convite que lhe tinha sido endereçado mas só depois da garantia de que o cargo é compatível com o de presidente da Liga Portugal. Segundo nota da Liga, a nomeação de Proença será ratificada a 30 deste mês, em Assembleia Geral da European Leagues.
"Após período de ponderada reflexão, informei os membros do Board of Directors da minha disponibilidade para aceitar o convite que me foi dirigido para assumir o cargo de Presidente da Associação das Ligas Europeias, decisão tomada após ter recebido a garantia, absolutamente imprescindível, de que o mesmo é compatível com o exercício do cargo de Presidente da Liga Portugal", afirmou Pedro Proença, citado pelo site da Liga Portugal.
Proença lidera a Liga Portugal desde julho de 2015 e garante que não se irá desviar do caminho que traçou nesta instituição. "Não admitirei que a presidência da Associação das Ligas Europeias me faça desviar um milímetro do compromisso que, em junho deste ano, assumi com os Clubes que compõem o Futebol Profissional e que subscreveram, por unanimidade, o Programa Eleitoral com que me apresentei para um novo mandato de quatro anos. Continuarei, com o mesmo empenho e a mesma dedicação de sempre, a liderar os processos que temos em andamento, mantendo-me firme na defesa intransigente da sustentabilidade e competitividade do Futebol Profissional, objetivos a que me propus quando, em 2015, assumi a presidência da Liga Portugal", referiu ainda.
Segundo a nota da Liga, eis os principais desafios que Proença terá em mãos:
"1 – Estabilização da Organização;
2 – Implementação do Processo de Revisão Estatutária;
3 – Definir o perfil para a eleição do próximo Presidente, em 2025;
4 – Colocar a agenda da European Leagues no topo das prioridades da organização, tornando-a representativa de todas as Ligas, Clubes e Competições europeias, face aos desafios a enfrentar: a proteção da competitividade das nossas Competições, a chave de distribuição no pós-2024, a proteção dos calendários das competições nacionais, a proteção do nosso modelo de negócio e a necessidade de alavancar as atividades comerciais e de negócio."
A análise de Vítor Pinto
Avançado espanhol voltou a estar em destaque frente ao E. Amadora
Golo do Estrela acordou os dragões, que depressa carregaram para selar uma vitória justa
Guardião ressentiu-se de entorse, falhou jogo com o Gil Vicente e Ricardo Batista deve manter-se na baliza
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League