Quantos jovens portugueses têm o sonho de seguir os passos de Cristiano Ronaldo na Seleção Nacional? Muitos, certamente. Pedro Vinagre Pedrosa Neves, atualmente nos iniciados do Charlton, de Inglaterra, é um desses casos. A diferença é que este menino nasceu em... São Paulo, no Brasil. Record conta a história. Pepe, como gosta de ser conhecido, tem 13 anos, é brasileiro de nascença mas as raízes familiares permitiram-lhe acrescentar outro país ao Bilhete de Identidade. "O meu trisavô era português, nasceu em Trás-os-Montes. A nacionalidade foi passando de geração de geração, o meu pai também tem e eu adquiri-a recentemente", conta o jovem. Uma condição essencial para Pepe chegar ao patamar que tanto ambiciona. "Seria um sonho jogar na Seleção portuguesa, que tem o meu ídolo Cristiano Ronaldo, e também por ser uma grande equipa. Ainda ninguém falou comigo mas estou a trabalhar para merecer uma oportunidade", explica.
Não houve abordagens, mas Record sabe que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) já tem conhecimento deste caso, nomeadamente elementos das categorias jovens das Seleções Nacionais. E o nosso jornal também apurou que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esteve em Londres a observar vários jogos de Pepe.
Estaremos perante uma luta entre os dois países? É difícil responder até porque, convém não esquecer, Pepe tem apenas 13 anos. Mas, pelo menos, Portugal parece contar com a vontade do protagonista, tudo por causa de Cristiano Ronaldo. "É um jogador especial. Olho com atenção para a postura dele, o que mostra dentro de campo. Quero seguir o trajeto dele", assume.
Ambição
Quando se entrevista um rapaz de 13 anos é obrigatório perguntar quais são os sonhos deste deste menino que só tem futebol na cabeça – ao que parece, também muito nos pés.
"Quero ser profissional de futebol e lutar por tornar-me um dos melhores do Mundo. Sei que posso lá chegar e vou lutar por isso. E também gostava de jogar num Campeonato do Mundo, onde estão os melhores dos melhores. A Premier League e a Liga dos Campeões também são objetivos, mas o Mundial... não há igual", assume, sem rodeios. Com a camisola de Portugal? "Espero que sim...", responde de imediato.
Sporting propôs um teste
Antes de mudar-se para Inglaterra, Pepe recebeu um convite do Sporting. Os leões propuseram um período de testes na Academia, mas o luso-brasileiro viajou para Londres: o West Ham mostrou-se interessado, o Charlton ganhou a corrida.
E o clube parece acreditar no potencial do jovem, de tal forma que toda a família foi viver para a capital inglesa, sendo que Pepe e a irmã tiveram direito a uma bolsa de estudo. No plano desportivo, o jogador foi chamado recentemente para um torneio na Bélgica com os sub-16 do Charlton, quando tem apenas… 13 anos. Uma recompensa depois de uma época em que marcou 24 golos em 29 jogos. Na próxima temporada, Pepe vai jogar na equipa sub-15.
Ora, para chegar a este nível foi preciso passar por uma fase de adaptação. "O futebol é diferente. Em Inglaterra é tudo mais organizado, corre-se muito e a marcação é mais apertada. Mas é tranquilo, os adversários podem vir que eu finto-os", atira Pepe, confiante sempre que o tema é futebol: " Sou um extremo inteligente, rápido e habilidoso."
A análise do treinador do E. Amadora à derrota no Dragão (1-3)
A análise de Vítor Pinto
Avançado espanhol voltou a estar em destaque frente ao E. Amadora
Golo do Estrela acordou os dragões, que depressa carregaram para selar uma vitória justa
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League