António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, abordou esta segunda-feira o adiamento dos dois jogos da 2.ª Liga deste fim-de-semana (Feirense-Chaves, na sexta-feira, e Ac. Viseu-Académica, no sábado) devido a casos positivos de Covid-19.
"O Governo continua e continuará empenhado em permitir o regresso à normalidade possível das modalidades desportivas e do futebol. Agora é importante dizer que as autoridades de saúde não abdicam de usar todos os meios legais e de saude pública para limitar a propagação do vírus. Neste contexto, as condições de avaliação cabem às autoridades locais de saúde e serão sempre muito diferentes de local para local que as codições epidemiológicas são diferentes de local para local. Para problemas diferentes, soluções diferentes. Mas temos de fazer um esforço para harmonizar. Numa altura em que o país sobe para estado de contigência, o futebol não pode dar sinais contrários e estamos conscientes que o futebol quererá manter a excelente imagem que deixou aquando da retoma da época passado na defesa do interesse público e da saúde pública", afirmou em conferência de imprensa.
E prosseguiu: "Podemos avaliar e apreciar uma regra de fora de jogo, mas acreditamos que o futebol não quererá avaliar regras da saúde pública".
"Existem normas - nomedamente a 36 -, e situações locais muito específicas e que evoluem de forma diferente. Por exemplo, as condições epidemiológicas no final da semana em Viseu não seriam iguais às de outros locais e as autoridades tomaram decisões de acordo com a situação".
Recorde-se que esta tarde a Liga Portugal vai ao Ministério da Saúde falar com Lacerda Sales sobre as normas determinantes.
Por RecordObras no recinto dos leões prosseguem e as receberá o Penafiel e o Farense em Pedroso
Treinador dos insulares antevê encontro de sábado com o FC Porto
Diomande, Maxi Araújo e Morita ainda não foram reintegrados
Treinador procura a primeira vitória dos beirões esta época na Liga Betclic
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Governo e Comités Olímpico e Paralímpico dão continuidade aos projetos aprovados a 17 de dezembro de 2024
Interrogatório do Hungria-Portugal
Extremo podia estar de saída do Burnley para o Besiktas