António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, abordou esta segunda-feira o adiamento dos dois jogos da 2.ª Liga deste fim-de-semana (Feirense-Chaves, na sexta-feira, e Ac. Viseu-Académica, no sábado) devido a casos positivos de Covid-19.
"O Governo continua e continuará empenhado em permitir o regresso à normalidade possível das modalidades desportivas e do futebol. Agora é importante dizer que as autoridades de saúde não abdicam de usar todos os meios legais e de saude pública para limitar a propagação do vírus. Neste contexto, as condições de avaliação cabem às autoridades locais de saúde e serão sempre muito diferentes de local para local que as codições epidemiológicas são diferentes de local para local. Para problemas diferentes, soluções diferentes. Mas temos de fazer um esforço para harmonizar. Numa altura em que o país sobe para estado de contigência, o futebol não pode dar sinais contrários e estamos conscientes que o futebol quererá manter a excelente imagem que deixou aquando da retoma da época passado na defesa do interesse público e da saúde pública", afirmou em conferência de imprensa.
E prosseguiu: "Podemos avaliar e apreciar uma regra de fora de jogo, mas acreditamos que o futebol não quererá avaliar regras da saúde pública".
"Existem normas - nomedamente a 36 -, e situações locais muito específicas e que evoluem de forma diferente. Por exemplo, as condições epidemiológicas no final da semana em Viseu não seriam iguais às de outros locais e as autoridades tomaram decisões de acordo com a situação".
Recorde-se que esta tarde a Liga Portugal vai ao Ministério da Saúde falar com Lacerda Sales sobre as normas determinantes.
Por RecordAla renovou até 2030 e está agora blindado com uma cláusula de 80 M€
Sergen Yalçin falou antes do jogo com o Trabzonspor
Consulte as opções iniciais de José Mourinho e Vasco Botelho da Costa
Siga todas as incidências do duelo da 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo