_
António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, abordou esta segunda-feira o adiamento dos dois jogos da 2.ª Liga deste fim-de-semana (Feirense-Chaves, na sexta-feira, e Ac. Viseu-Académica, no sábado) devido a casos positivos de Covid-19.
"O Governo continua e continuará empenhado em permitir o regresso à normalidade possível das modalidades desportivas e do futebol. Agora é importante dizer que as autoridades de saúde não abdicam de usar todos os meios legais e de saude pública para limitar a propagação do vírus. Neste contexto, as condições de avaliação cabem às autoridades locais de saúde e serão sempre muito diferentes de local para local que as codições epidemiológicas são diferentes de local para local. Para problemas diferentes, soluções diferentes. Mas temos de fazer um esforço para harmonizar. Numa altura em que o país sobe para estado de contigência, o futebol não pode dar sinais contrários e estamos conscientes que o futebol quererá manter a excelente imagem que deixou aquando da retoma da época passado na defesa do interesse público e da saúde pública", afirmou em conferência de imprensa.
E prosseguiu: "Podemos avaliar e apreciar uma regra de fora de jogo, mas acreditamos que o futebol não quererá avaliar regras da saúde pública".
"Existem normas - nomedamente a 36 -, e situações locais muito específicas e que evoluem de forma diferente. Por exemplo, as condições epidemiológicas no final da semana em Viseu não seriam iguais às de outros locais e as autoridades tomaram decisões de acordo com a situação".
Recorde-se que esta tarde a Liga Portugal vai ao Ministério da Saúde falar com Lacerda Sales sobre as normas determinantes.
Por RecordExtremo fica com futuro incerto
Leandro Machado representou os leões, de 1997 a 1998, e o Santa Clara, em 2003. Atualmente era Secretário do Desporto da prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil
O avançado de 30 anos chega a Santa Maria da Feira proveniente da Académica
Extremo brasileiro custou 18 M€ em 2020, mas teve poucas oportunidades de Jorge Jesus e rumou ao Shakhtar, onde ainda continua
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok
Os 18 emblemas do escalão principal gastaram 424,9 ME
O presidente da FIFA defendeu o regresso das equipas russas às provas internacionais
Central holandês deixou o Sporting para regressar ao seu país
Segunda e última janela de inscrições de jogadores para 2025/26 fechou em Portugal e nos cinco principais campeonatos europeus