Adjunto da Seleção de São Tomé e Príncipe critica "inércia" do atual presidente, José Pereira, que "age contra a sua própria classe"
André Reis, treinador de 37 anos, anunciou esta terça-feira, data do 39.º aniversário da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (ANTF) a sua candidatura à presidência da associação, para o mandato em vigor de 2025 a 2028.
Opõe-se desde logo à presidência de José Pereira desde 2013, prometendo "fazer frente à inércia que perdura há 11 anos" e considerando que "age contra a sua própria classe profissional ao invés de agir enquanto associação sindical e de apoiar e lutar pelas condições dos associados para que os mesmo possam aceder a todos os níveis da profissão conforme os seus desejos e ambições."
Leia o comunicado de anúncio da candidatura de André Reis à presidência da ANTF, estando as eleições com data ainda por determinar, na íntegra:
"Em 2025 terão lugar as eleições para a ANTF, cuja presidência atual está atribuída a José Pereira desde 2013, até à data sem qualquer candidatura opositora.
Por acreditar que 2025 será um ano de viragem, mudança e renovação, André Reis apresenta-se como o primeiro candidato à Presidência da Associação e promete vir fazer frente à inércia que perdura há 11 anos, sendo a sua candidatura uma oportunidade de transformação da ANTF.
André Reis defende que o propósito da ANTF se tem desvirtuado ao longo do tempo, estando a assemelhar-se a uma Ordem Profissional cuja representação e defesa dos Treinadores não está devidamente assegurada. O candidato considera que casos como o de Ruben Amorim, Moreno e, mais recentemente, João Pereira são prova de um despropósito estatuário da atual Direção da ANTF, que transforma esta associação numa tentativa de Ordem Profissional que atua enquanto entidade reguladora e fiscalizadora do acesso e do exercício da profissão e que age contra a sua própria classe profissional ao invés de agir enquanto associação sindical e de apoiar e lutar pelas condições dos associados para que os mesmo possam aceder a todos os níveis da profissão conforme os seus desejos e ambições.
O advogado e antigo Vice-Presidente do Sporting Clube de Portugal, Ricardo Henriques Tomás será o mandatário judicial desta candidatura, com apoiantes de norte a sul do país, ilhas e além-fronteiras. A 'ANTF ao serviço de TODOS os Treinadores' apresenta-se no dia 14 de janeiro, data de fundação da associação, e ao longo dos próximos meses irá apresentar a sua visão para a ANTF, apontando soluções concretas para a resolução dos problemas de todos os Treinadores de Futebol. Os restantes candidatos aos órgãos sociais serão igualmente apresentados ao longo dos próximos meses.
Formação/experiência profissional de André Reis
"Com formação em Direito e Pós-Graduação em Marketing e Gestão do Desporto, André Reis exerce atualmente funções de Treinador-Adjunto na Seleção Nacional de São Tomé e Príncipe e conta, enquanto Treinador, com uma vasta experiência, tendo já passado por todos os escalões do Futebol. Para lá das funções de Treinador, exerce funções enquanto Vereador num Concelho no interior de Portugal, sendo também consultor de gestão.
O seu percurso no Futebol começou na Suíça onde residiu durante 14 anos desde tenra idade. Atualmente possui o nível 2 de Treinador UEFA B, estando inscrito em Curso de Nível 3 UEFA A numa Federação de Futebol estrangeira devido ao número reduzido de vagas nos cursos da FPF, aos restritos critérios de admissão e à inércia da ANTF em pugnar pela abertura de mais cursos e mais vagas com o propósito de garantir a igualdade de oportunidades para todos os Treinadores."
As opiniões de Bruno Costa Carvalho, João Redondo e João Malheiro
Defesa-central do Gil Vicente tem treinado os lances de bola parada desde o início da época
Capitão foi utilizado em todos os 15 jogos da temporada, mas vai cumprir suspensão
Momento favorável nas diversas competições ajudou à festa
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo