Foram 270 equipas de 17 países na 12.ª IberCup. Houve quem perdesse, não houve derrotados
É sempre melhor evoluir a triunfar, aprender a ganhar, alimentar o ímpeto de campeão, de vencedor. Mas como nem só de vitórias se fazem os dias e se constroem os sucessos, de 5 de abril até ontem foi sobretudo essa a experiência vivida por milhares de rapazes e raparigas entre os 8 e os 16 anos, de 270 equipas de 17 países que disputaram a 12ª edição da IberCup Cascais.
Ontem foi uma maratona, dia de todas as decisões, entre meias-finais e finais, nos mais diversos escalões, das 8 horas às 20. Até aos sub-12, a competição foi disputada por equipas de sete, a partir dos 13 anos, foram jogadas partidas com onze de cada lado. Nestes escalões, houve dois vencedores portugueses, um espanhol, um holandês e um inglês, tendo havido três decisões no desempate por penáltis.
Um dos vencedores do dia, o Alverca, festejou efusivamente a primeira conquista na IberCup. Disso mesmo deu conta a Record o técnico Miguel Silva, pouco antes da entrega do prémio de campeão dos sub-16. "Esta é uma conquista histórica, somos a primeira equipa do Alverca a vencer esta prova e já aqui vimos há alguns anos. Estes torneios são sempre uma etapa de crescimento e este, em particular, representa bem o trabalho que temos desenvolvido desde o início da época e estamos muito satisfeitos por ter vencido e levar o caneco para Alverca. Estes jogadores e esta equipa técnica estão de parabéns", referiu o treinador de 24 anos, que não limitou ao sucesso desportivo da sua equipa a apreciação à importância do IberCup: "É um torneio muito importante, traz novas experiências a estes atletas, traz sempre estas equipas, dos Estados Unidos, Brasil, Europa. Estamos habituados a jogar sempre com equipas de Lisboa, aqui não conhecemos os adversários, como jogam - e também por isso é uma etapa de crescimento muito válida."
Iniciados tiveram final dramáticoO Estádio Dramático de Cascais foi o palco das principais finais do dia e uma delas sobressaiu pela incerteza no resultado... para lá do último minuto. O Sporting-Blackburn em sub-15 não teve golos na primeira parte, apesar dos ingleses terem atirado com estrondo uma bola à trave. Nos 25 minutos que se seguiram, os leões adiantaram-se no marcador, os Rovers viram um golo negado em cima da linha por um defesa e fizeram subir o guarda-redes nos cantos que resultavam da avalanche ofensiva, marcando no último minuto e forçando os penáltis: converteram 4, o Sporting, um.
Conquistas lusas de leoas e AlvercaEntre as onze finais ontem disputadas, cinco foram de futebol onze, que se realizaram a partir dos sub-13. Os espanhóis do Málaga, os holandeses do PSV e os ingleses do Blackburn levaram de vencida o Goiás, o Shakhtar Donestk e o Sporting, respetivamente. O melhor para os portugueses estava para vir. Nos sub-16, não havia como evitar triunfo luso e foi o Alverca a bater a Escola de Futebol Belenenses, por 1-0. No último jogo do dia - já era noite e o recurso à iluminação do Estádio Municipal Dramático de Cascais era já imperativo -, a equipa feminina sub-16 do Sporting venceu as norte-americanas do Sud America, elevando a duas as conquistas portuguesas no futebol onze. Não se esgotam por aí, porém, os triunfos lusos no dia de todas as decisões no IberCup Cascais deste ano: na primeira final do dia, em futebol de sete, o Benfica venceu os galegos do Rápido Bouzas por 4-2. Os encarnados disputaram ainda a final seguinte, de sub-9, mas acabaram derrotados pelo Deportivo Corunha por 3-1, e de sub-10, perdendo nos penáltis por 8-6 com o Milan. O Sporting perdeu com o Málaga nos sub-11 e o duelo polaco nos sub-12 foi para a equipa B.
A análise do treinador do E. Amadora à derrota no Dragão (1-3)
Avançado espanhol voltou a estar em destaque frente ao E. Amadora
Golo do Estrela acordou os dragões, que depressa carregaram para selar uma vitória justa
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'