Danos na cobertura do Estádio da Luz, provocados por rajadas de vento fortíssimas, obrigaram ao adiamento do dérbi entre Benfica e Sporting para terça-feira (20H15), defraudando as expetativas dos 60 mil adeptos que encheram o Estádio da Luz. Foi a primeira vez que um encontro agendado para o palco das águias foi adiado. Tal nunca havia acontecido num dos 10 palcos construídos para o Euro 2004…
As suspensões e adiamentos de encontros não são novidade no futebol português e devem-se quase sempre a más condições climatéricas. Chuva, nevoeiro e ventos fortes não são condizentes com a prática de bom futebol e muitas vezes não só prejudicam o espetáculo como obrigam à sua interrupção.
Nesse particular, o Estádio da Madeira, na Choupana, casa do Nacional, comanda o ranking indesejável dos palcos que mais vezes viram adiadas as partidas: três vezes, todas nos últimos seis anos, contra V. Guimarães (2008), Belenenses (2010) e Naval (2010).
Este último caso, na temporada 2010/2011, foi um dos mais graves do campeonato português nos últimos anos, com o encontro a prolongar-se por três dias sem que o nevoeiro desse grandes tréguas. A partida acabou por ser terminada em condições quase impróprias a pedido dos jogadores, que cansados da situação caricata quiseram cumprir os 90 minutos o mais rápido possível.
Antes da inesperada queda de lã de vidro no Estádio da Luz, a última vez que um encontro havia sido adiado mesmo antes de começar na 1.ª Liga tinha sido no final do ano de 2012, quando uma forte chuvada não permitiu a realização do embate entre V. Setúbal e FC Porto, no Estádio do Bonfim. As linhas do relvado não estavam sequer visíveis e Pedro Proença não hesitou e adiou o embate.
Nevoeiro madeirense também é o que mais atrasa
A Choupana também tem sido palco de vários atrasos em encontros ao longo dos últimos anos. O nevoeiro, que muitas vezes desaparece com a mesma velocidade que aparece, já obrigou por diversas ocasiões à interrupção de encontros.
Esta época, tudo tem corrido bem no Funchal e até foi no Porto, em pleno Estádio do Dragão, que aconteceu a única interrupção num encontro entre equipas do principal escalão. No FC Porto-Penafiel, da segunda jornada da Taça da Liga, Duarte Gomes interrompeu a partida aos 52 minutos, quando a bola já não circulava no relvado alagado, mas retomou o encontro menos de meia hora depois.
Adiamentos e atrasos
Médio é principal candidato a render o castigado Sabit Abdulai
Médio brasileiro falhou os últimos dois jogos devido a lesão muscular
Central do FC Porto sofreu ferimento na face
Jovem criativo esteve em destaque ao dar o triunfo à turma de Farioli
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Venceu Taça do Canadá, chegou ao golo 300 e deixou Kroos para trás