O treinador João Pedro Sousa afirmou esta quinta-feira que a sua chegada ao AVS já tinha sido equacionada anteriormente, destacou o potencial de um plantel jovem e garantiu foco no Estrela da Amadora, para a Liga Betclic.
"Para ser muito sincero, foi uma situação que já se colocou no passado algumas vezes. Deixou-me sensibilizado a insistência dos responsáveis do AVS, um clube com um potencial muito grande", disse o técnico, de 54 anos, na conferência de apresentação e, simultaneamente, de antevisão ao jogo da sétima jornada do campeonato.
O sucessor de José Mota sublinhou o trabalho do antecessor, considerando-o "uma pessoa que vai ficar na história" da equipa "e, especialmente, na Vila das Aves".
"Avaliei o plantel, tem potencial, com gente muito jovem, vários deles a estrear-se num contexto competitivo como o nosso, mas precisa de ser reforçado. Precisamos de muito trabalho", reconheceu, admitindo a necessidade de intervir no 'mercado', embora com cautelas: "Estamos condicionados aos jogadores desempregados e isso não me agrada muito. A margem de erro é grande. Vamos diariamente perceber a recuperação do Molina, não tendo perdido um segundo a ver um possível lateral direito, porque acredito que quem está poderá dar uma boa resposta".
João Pedro Sousa reconheceu "total sintonia com a estrutura" para consumar o "regresso de Gustavo Assunção" ao AVS, explicando que conhece bem o jogador e anuiu a essa possibilidade colocada pelos dirigentes.
Relativamente ao seu jogo de estreia, frente ao Estrela da Amadora, no sábado, destacou a preparação no seio da equipa.
"Essencialmente, o trabalho incidiu sobre nós e a nossa equipa, percebendo o adversário e onde podemos criar problemas, sendo que há também essa condicionante de poderem apresentar um treinador novo e alterar, de alguma forma, as ideias e a estratégia inicialmente preparadas", afirmou.
O técnico frisou ainda que "rendimento e resultado são sempre importantes", mas garantiu estar satisfeito com a resposta do grupo.
"Neste momento, o importante foi percebermos que a equipa e os jogadores não estão contentes com o momento, mas estão confiantes que podemos regressar aos bons resultados", concluiu.
Também presente, o vice-presidente da SAD, Miguel Socorro, elogiou o percurso de José Mota e justificou a aposta no novo treinador.
"O José Mota aceitou um desafio muito difícil no ano passado e conseguimos um brilhante final de campeonato. Infelizmente as coisas não estavam a correr bem e optámos por fazer esta mudança. O João Pedro Sousa é uma pessoa que queríamos há muito tempo. Entendemos, até pelo contrato de dois anos, que nos pode dar a estabilidade que pretendemos", explicou.
Molina, lesionado, Kosigang e Bruno Lourenço, condicionados, vão falhar o jogo na Reboleira, numa lista de indisponíveis extensiva a Óscar Perea, ao serviço da seleção colombiana no Mundial de sub-20.
O AVS, último classificado da Liga Betclic, com um ponto, vai defrontar o Estrela da Amadora, 13.º, com quatro, no sábado, às 18H, no Estádio José Gomes, na Reboleira, em jogo que terá arbitragem de Hélder Malheiro, da associação de Lisboa.
Por LusaJogo com o E. Amadora agendado para sábado
Ronda arranca sexta-feira na Luz com o Benfica-Gil Vicente (20H15)
Antigo treinador destaca principais características do novo técnico do AVS SAD
Médio está de volta meses após a saída que o deixou sem clube
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Médio português, de 24 anos, tem dupla nacionalidade
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Treinador português reage a situação com elemento da equipa técnica e deixa a Áustria