Roger Schmidt fez este sábado a antevisão ao Benfica-Rio Ave, partida da 17.ª jornada da Liga Betclic agendada para amanhã às 18 horas.
Quais são as expectativas para o jogo de amanhã? Primeira vez que os adeptos do Benfica vão ver Marcos Leonardo? "O Rio Ave é muito melhor do que a tabela classificativa indica, trata-se de uma equipa muito bem organizada, compacta e que está sempre pronta a defender rapidamente e a partir rapidamente em transição. Mas estamos preparados. Marcos Leonardo? Sim, já está connosco há mais de uma semana, já está integrado e está feliz por estar no Benfica. Já demonstrou qualidade nos treinos e é possível que jogue alguns minutos amanhã, até para acelerar a sua integração no Benfica. Até agora tem-me impressionado".
Jurásek pode ser opção para amanhã? Mercado... Ainda há aspetos que o Benfica pode melhorar em aspetos defensivos, uma vez que ainda permite que adversários mais fortes joguem à vontade com bola? "Não falo de rumores de jogadores ligados ao Benfica. Claro que podemos melhorar em cada jogo, usamos todos os jogos para isso e para vermos o que podemos fazer melhor. Mas sim, é normal sofrermos golos. Acho que defensivamente estamos muito bem, é responsabilidade de toda a equipa sempre. Os dois golos que sofremos contra o Sp. Braga foram em bolas paradas, bolas que foram parar à entrada da área. Falámos sobre isso e vamos tentar melhorar, mas golos como o segundo é quase impossível de defender, um remate fantástico a 25 metros e é preciso aceitar esses golos. O Sp. Braga tem qualidade para controlar o jogo em certos momentos, mas acho que não tiveram muitas oportunidades para marcar. Foi importante o facto de termos conseguido criar chances nos minutos finais, e acho que o nosso último golo foi um golo de topo. É importante acreditarmos em nós e tentarmos mostrar a nossa qualidade, sabemos que conseguimos marcar golos. Respeitamos sempre o adversário, tentamos sempre defender da melhor maneira e nunca queremos sofrer golos, mas nem sempre é possível".
O Benfica está a sair-se bem no mercado? "Tentamos sempre o nosso melhor, é isso que digo sempre. Tentamos melhorar o plantel em cada janela de transferências da melhor maneira que conseguimos. Temos um orçamento e fazemos sempre isso. Temos de ter em conta que precisamos de balancear as contas e o plantel, e a nossa tarefa é essa. Na minha opinião, o Benfica está a sair-se bem e a nossa ligação à América do Sul é muito boa, estamos a sair-nos bem nesse mercado. As pessoas responsáveis apontam os jogadores que podem dar jeito ao Benfica e acho que o Marcos Leonardo, por exemplo, é uma boa contratação. Claro que é uma vantagem que estes jogadores gostem de vir para Portugal, porque se torna mais fácil até por causa da língua. Tentamos sempre o nosso melhor, mas estou focado nos jogadores que cá estão e que nos podem ajudar a ganhar jogos. Amanhã é mais uma chance para fazermos isso".
Comportamento de Di María tem sido muito comentado, acha que o jogador arriscou demasiado? "Acho que é um jogador muito emocional, gosta sempre de ganhar e dá sempre tudo dentro de campo. Mas também tem muito respeito, sabe equilibrar as coisas. Viu um cartão amarelo e acho que foi justo, não é permitido fazer o que ele fez e foi a decisão correta. Acho que não há mais nada a dizer sobre o comportamento dele. É um grande homem dentro de campo, respeita o adversário, os árbitros, e é um modelo a seguir para todos os outros jogadores".
Amanhã vai ser o último jogo da 1.ª volta. No ano passado, o Benfica estava em 1.º com 5 pontos de vantagem nesta altura. Como avalia a época até agora? "Estamos a meio da temporada, falta só mais um jogo e podemos somar mais três pontos para chegarmos quase aos mesmos pontos que tínhamos na época passada. A época passada foi especial, conseguimos muitas vitórias. Acho que estamos numa boa situação neste momento, temos concorrência de peso no Sporting, FC Porto e Sp. Braga, são equipas muito boas. Vai ser uma luta difícil até ao último segundo da temporada, e no ano passado foi igual quando precisámos de ganhar no último jogo. Sei o quão difícil é ganhar todos os jogos aqui mas, neste momento, estamos confiantes e a jogar bom futebol. Temos lidado com algumas lesões esta temporada, estamos há algum tempo sem Neres, Bah... Acho que todos os jogadores têm estado bem. Temos de continuar e amanhã é o próximo desafio".
Benfica foi surpreendido em casa pelo Casa Pia em casa, por exemplo. Como se faz trabalho com os jogadores para que estes jogos ganhem uma importância maior? "A questão dá a entender que temos um problema no que diz respeito à nossa mentalidade, mas quando analiso os jogos não vejo isso. Casa Pia e Farense foram dois jogos em que podíamos ter marcado facilmente mais golos e a equipa mostrou, nos instantes finais, que estamos preparados para fazer tudo o que está ao nosso alcance para ganharmos. Não é uma questão de mentalidade. Claro que nesses jogos não fomos eficientes e já falámos disso algumas vezes. Acho que nesta altura estamos bem e eu sinto que cada oportunidade de golo tem mais valor para os jogadores. Temos criado oportunidades suficientes e acho que temos de melhorar na quantidade de golos que concretizamos, mas é algo que estamos a tentar desenvolver".