Loris Benito, lateral-esquerdo que o Benfica contratou ao Zurique, está determinado em vencer o maior desafio da carreira e agarrar a titularidade. “Ele está absolutamente seguro que vai triunfar”, garante, a Record, o pai do reforço encarnado, Enrique Benito.
O internacional sub-21 suíço será jogador do Benfica nas próximas cinco épocas, depois de se ter vinculado até 30 de junho de 2019. Benito, de 22 anos, esteve na semana passada em Lisboa para oficializar a ligação aos encarnados. “Está fechado!”, conta o pai do reforço do campeão nacional, acrescentando: “Na terça-feira fez os testes físicos e assinou contrato.”
Por 2,5 milhões de euros, verba que deverão pagar ao FC Zurique, os encarnados garantiram um reforço para o flanco esquerdo, numa altura em que Siqueira está cada vez mais longe da Luz.
Documentado sobre as águias, Enrique Benito, de 48 anos, sabe que pelo lugar de lateral-esquerdo passaram vários elementos nos últimos anos. Também tem presente que Siqueira e Sílvio – “Pode jogar na direita e na esquerda” – estiveram emprestados por Granada e At. Madrid, respetivamente. “Ele está muito orgulhoso, satisfeito e absolutamente seguro que vai vencer no clube. Acredita que pode ser o dono do lugar. Tem grande caráter.”
Versatilidade
Enrique Benito diz nada saber do interesse de Sporting, Juventus e Tottenham, que também seguiram o esquerdino, frisando que a transferência para a Luz “representa um passo muito importante” na carreira do filho. “O Benfica é um grande clube, como todos sabem.”
Segundo o progenitor de Loris, os benfiquistas contrataram um futebolista que se destaca nas bolas paradas, graças ao seu pé esquerdo. “Além de lateral, jogou como número 6 [médio-defensivo] e 4 [central]. É essencialmente um defesa, muito bom no jogo aéreo e tem um pé esquerdo fabuloso. Sempre marcou cantos e livres”, conta, acrescentando que é a desempenhar as funções de lateral-esquerdo que Benito se sente “mais cómodo”.
Esteve perto da convocatória para o Mundial
O reforço benfiquista esteve perto de ser convocado para o Mundial. “Hitzfeld acabou por escolher jogadores mais experientes”, conta Enrique Benito. Nascido em Aarau, na Suíça, embora também tenha a nacionalidade espanhola, Loris fez o percurso nas seleções jovens helvéticas, sendo o capitão dos sub-21. Ultrapassado por Ricardo Rodríguez e Reto Ziegler nas escolhas de Ottmar Hitzfeld, o lateral poderá concretizar a chegada à seleção principal após o certame que terá lugar no Brasil, quando Vladimir Petkovic render o técnico alemão, como confia o pai.